JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 23 de junho de 2016

MOSTRA DE CINEMA POLÍTICO - CRÍTICA DO FILME "ILHA DAS FLORES"

Por Juliana Meneses

O Cinema Para Sempre conferiu alguns dos títulos em cartaz na mostra realizada pela Caixa Cultural do Rio de Janeiro "Mostra de Cinema Político - O poder da Imagem". Confira as críticas e assista aos filmes!

Ilha das Flores


A cadeia de produção do sistema capitalista visa o benefício de quem tem poder aquisitivo para o consumo e para o produtor em si. Mas e quem simplesmente não tem dinheiro?

Produzido no ano de 1989 por Jorge Furtado, o documentário “Ilha das Flores” mostra de forma inteligente e utilizando vários dados científicos, a enorme contradição da sociedade de consumo, que tem como produto final uma imensa desigualdade social, com milhares de seres humanos vivendo na miséria. O curta mostra a toda a trajetória de um tomate, desde sua colheita até o descarte por uma dona de casa, quando ele chega ao lixão da ilha,(A Ilha das Flores é um local na cidade de Porto Alegre destinado ao depósito de lixo) onde crianças disputam alimentos que sequer servia de alimento para os porcos é que o grande impacto que quer ser causado se revela.

O filme é uma crítica à desigualdade social proporcionada pelo sistema capitalista e a ausência de políticas públicas para solucionar a miséria de grande parte da população brasileira. Demonstra seres humanos numa condição abaixo de porcos. Uma frase bem impactante no curta, mostra como o sistema capitalista pode ser cruel:
“O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores depois dos porcos na prioridade de escolha de alimentos é o fato de não terem dinheiro nem dono.” 

O filme mostra claramente que não é apenas a renda que determina a situação de pobreza de alguém, ter acesso ou não a saúde, educação, habitação, cultura, são outros exemplos de como o indivíduo é deixado a margem da sociedade. Os catadores do documentário não tem acesso a nenhuma dessas coisas, sem uma forma de adquirir dinheiro ou ter acesso as coisas que possibilitam o mínimo de qualidade de vida. Não possuindo bens nem a possibilidade de conquistá-los (tendo empregos) eles ficam sem um ponto de partida. Não há nem políticas públicas que tentem reverter essa situação, ficando praticamente inviável que sozinho o indivíduo conquiste mais que o suficiente para sobreviver, como é mostrado no filme.

Ao abordar os temas como consumismo, desigualdade social, fome, pobreza, é proporcionada uma reflexão sobre o mundo em que estamos inseridos e o que fazemos para tentar não contribuir com esse ciclo vicioso que só gera miséria.

Ficha Técnica

Título Original: Ilha das Flores

Título no Brasil:  Ilha das Flores

Direção: Jorge Furtado

Roteiro: Jorge Furtado


Gênero: Documentário

Duração: 13 minutos

Ano: 1989

País: Brasil


Cor: Colorido

Nenhum comentário:

Postar um comentário