JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 23 de junho de 2016

MOSTRA DE CINEMA POLÍTICO - CRÍTICA DO FILME "QUE HORAS ELA VOLTA?"



Por Juliana Meneses

O Cinema Para Sempre conferiu alguns dos títulos em cartaz na mostra realizada pela Caixa Cultural do Rio de Janeiro "Mostra de Cinema Político - O poder da Imagem". Confira as críticas e assista aos filmes!

Que Horas Ela Volta?
Dirigido por dirigido por Anna Muylaert (è Proibido Fumar e Durval Discos) o longa é um retrato ao sistema patrão/empregado presente na sociedade brasileira em que há uma enorme inferiorizarão da classe trabalhadora,que é posta como uma classe de importância menor, sem direitos e com muitos deveres.

Vinda de Pernambuco Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo com intenção de dar uma vida melhor para Jessica, sua única filha, que ficou no interior já que ela moraria no serviço com a função de empregada e baba. Ela cuidou de Fabinho, filho dos patrões que tem a mesma idade de sua filha, por treze anos. Quando o menino vai prestar vestibular, Jessica liga pedindo para ir a São Paulo realizar a mesma prova.  Os patrões de Val recebem a menina muito bem, porém ela não tem o comportamento de submissão de sua mãe e isso provoca uma fúria na patroa que considera a menina inferior a ela e não admite tratá-la como uma igual. O filme exibe a relação muitas vezes doentia entre patrão/empregado e uma exigência implícita de servidão. Aborda também a questão familiar, das empregadas que se afastam de suas famílias e perdem o vínculo com seus filhos para cuidar dos filhos dos patrões, abrindo mão de suas vidas pessoais. 

Regina Casé está brilhante na sua atuação de Val, indo muito bem da comédia ao drama, mostra a empregada que escuta o velho "Você é como se fosse da família" como se isso fosse algo positivo e  percebe que na verdade seu lugar sempre foi outro e os patrões a inferiorizam constantemente. O filme fala diretamente com a desigualdade em nosso país e toca no problema de classes, principalmente nesse momento em que a classe trabalhadora adquire mais direitos, inclusive legais como a valorização da categoria, e a entrada na classe média que possibilitou a aquisição de produtos que somente os mais abastados até então possuíam e como a elite se sente incomoda com isso.

Trabalhando bastante também além das questões de classes, também a questão familiar, como Val cria o filho da patroa, como sua própria filha não foi criada por ela, como os dois filhos, tanto o da patroa como de Val, sofrem a falta do afeto materno. A linguagem corporal também é algo bem marcante, mostrando os papéis hierárquicos da relação


O longa foi premiado na Confederação de Cinemas de Arte e Ensaio na seção Panorama do 65º Festival de Berlim e como melhor interpretação feminina para Regina Casé e Camila Márdila.

Ficha Técnica

Título Original: Que Horas Ela Volta?

Título no Brasil: Que Horas Ela Volta?

Direção: Anna Muylaert

Roteiro: Anna Muylaert

Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Karine Teles, Antonio Abujamra,  Luis Miranda, Helena Albergaria,  Lourenço Mutarelli,  Michel Joelsas,  Theo Werneck.

Produção: Anna Muylaert, Débora Ivanov, Fabiano Gullane, Gabriel Lacerda

Fotografia: Bárbara Álvarez

Montagem: Karen Harley

Trilha Sonora: Fábio Trummer

Gênero: Drama

Duração: 114 min.

Ano: 2015

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Pandora Filmes

Estúdio: África Filmes / Globo Filmes / Gullane Filmes

Classificação: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário