JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quarta-feira, 27 de abril de 2016

MAM FAZ HOMENAGEM PARA JOSÉ CARLOS AVELLAR


José Carlos Avellar : a paixão e o compromisso pelo cinema

Avesso a modismos, badalações e auto-promoções, José Carlos Avellar foi essencialmente um pensador do cinema na periferia do capitalismo. Defensor intransigente da invenção cinematográfica, sem a qual no seu entender esta arte estiola e morre, foi um combativo, lúcido e sereno crítico que logo se tornou fotógrafo, ensaiou a realização, incorporou o ensino, adentrou o ensaio e o estudo histórico, migrou para a gestão pública, passando pela Embrafilme, Riofilme e Programa Petrobras Cultural, até chegar à condução do setor de cinema do Instituto Moreira Salles, onde fazia a programação e o boletim mensais desde 2008 até sua morte agora em março. 






Exerceu muitas outras atividades, frequentando há décadas os principais festivais internacionais como Cannes e Berlim, além de assumir a Curadoria do Festival de Gramado de 2006 a 2011. Integrante da Fipresci, da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro e do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, foi por muitos anos vice-diretor da Cinemateca do MAM, chegando à condução da instituição em 1991. 

Conjugando como poucos as diferentes pontas do fenômeno cinema no tempo e no espaço, o menino carioca que deixou-se encantar por uma projeção suburbana não-comercial de o Encouraçado Potemkin (filme que trazia consigo em seus iphone e ipad) desenvolveu relação duradoura com a obra e o pensamento de Sergei Eisenstein, o cinema latino-americano, sobre o qual escreveu o fundamental Ponte Clandestina - teorias de cinemana América Latina, e o Cinema Novo brasileiro, sobre o qual escreveu alguns de seus mais brilhantes ensaios. 


A pequena homenagem da Cinemateca do MAM a um de seus construtores apresentará alguns filmes aos quais esteve ligado como criador ou pensador e um conjunto de debates sobre suas diferentes facetas como jornalista, diagramador, designer, fotógrafo, cineasta, professor, curador, pesquisador, escritor, tradutor, conferencista, jurado, programador, preservador, gestor e cinéfilo, na verdadeira acepção da palavra, isto é, aquele que ama os filmes, todos os filmes.


FILMES E DEBATES:

qua 27

18h - Homenagem a José Carlos Avellar – Treiler de José Carlos Avellar. Brasil, 1967. Documentário. 10’. Exibição em 16mm. O velho e o novo (Otto Maria Carpeux) de Maurício Gomes Leite. Brasil, 1966. Documentário. 30’. Exibição em 16mm. Manhã cinzenta de Olney São Paulo. Brasil, 1968. Com Sonélio Costa, Janete Chermont e Maria Helena Saldanha. 21’. Exibição em 35mm. Sessão seguida do debate com Carlos Diegues, José Carlos Monteiro, Miguel Pereira e Nelson Hoineff.
Classificação indicativa 16 anos

qui 28

18h - Homenagem a José Carlos Avellar – Iaô de Geraldo Sarno. Brasil, 1976. Documentário. 70’. Exibição em DVD. Rio capital mundial do cinema de Arnaldo Jabor. Brasil, 1965. Documentário. 17’. Exibição em 35mm. Sessão seguida do debate com Geraldo Sarno, Arnaldo Jabor, Zelito Vianna e Luís Carlos Barreto.
Classificação indicativa 16 anos


sex 29

18h - Homenagem a José Carlos Avellar – Um jovem de 74 anos de Nelson Pereira dos Santos. Brasil, 1965. Documentário. 10’. Exibição em DVD. Cinema é marisia de Diogo Cavour. Brasil, 2012. Documentário. 18’. Crítico (fragmento) de Kleber Mendonça Filho. Brasil, 2008. Documentário. 10’. Sessão seguida do debate com Cláudia Duarte, Belisa Ribeiro, Nelson Pereira dos Santos e Ilda Santiago.
Classificação indicativa 10 anos

sab 30

16h – Homenagem a José Carlos Avellar – Memórias do Cárcere de Nelson Pereira dos Santos. Brasil, 1984. Com Carlos Vereza e Glória Pires. 185’. Exibição em 35mm.
Classificação indicativa 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário