JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 28 de abril de 2016

ESTREIAS DO DIA 28 DE ABRIL DE 2016

Nessa semana mais nove filmes chegam às salas de cinema no Brasil. 

São filmes do Brasil, Estados Unidos, duas co-produções entre: França e Itália; França, Espanha e Polônia, fechando com a França.

O Brasil tem quatro produções: Os dramas " A frente fria que a chuva traz" , "Exilados do Vulcão", "Teobaldo Morto, Romeu exilado" e o documentário "Geraldinos".

Os Estados Unidos têm duas produções: Um dos filmes mais aguardados do ano, a ação "Capitão América: Guerra civil", e o drama "O dono do jogo" .

A França tem o drama "Dois rémi, dois", o documentário "Fogo no mar", em co-produção com a Itália.

Para fechar as estreias da semana, a Espanha tem a comédia " O que eu fiz para merecer isso?", em co-produção com a França e a Polônia.





A FRENTE FRIA QUE A CHUVA TRAZ


Sinopse: O filme conta a história de jovens milionários que promovem grandes festas em lajes das comunidades cariocas. Longa baseado no texto de Mário Bortolloto..











Crítica por Alê Shcolnik: Livremente inspirado na peça homônima de Mário Bortolotto, ''A Frente Fria que a Chuva Traz'' nos leva as belas paisagens da cidade purgatório da beleza e do caos. Esse é o cenário no qual se encontra um grupo de jovens endinheirados que levam uma vida de excessos em uma certa laje de uma comunidade local.

Com uma fotografia que evidencia os contrastes das praias do Rio de Janeiro com as moradias em tons de marrom da comunidade do Vidigal, o longa traz sexo e  drogas como em outras obras de Neville.

Entre o luxo e o lixo, o diretor, oriundo do cinema marginal, se repete na linguagem e no roteiro. A proposta apresentada é interessante, porém mal apresentada: um grupo de patricinhas e playboys que acham que são os donos do mundo e vivem como querem.

''A Frente Fria que a Chuva Traz''  até consegue levantar uma crítica expoente sobre  a miséria e a fartura convivendo lado a lado. Em uma sociedade diante de inúmeros posicionamentos e comportamentos que vemos por ai, porém o filme perde o foco, além da falta de uma atriz que realmente simbolize o retrato da favela. Bruna Linzmeyer está bem e cena, mas não corresponde ao estereótipo da personagem.

Infelizmente o que encontramos no filme não é nada de excepcional, com pouco brilho das personagens (até da própria Amsterdã), que deveria brilhar mais do que ninguém. Ponto positivo para a fotografia e para  direção de arte. 

No elenco, além de Bruna Linzmeyer, ainda tem Johnny Massaro, Chay Suede, Juliana Lohmann (em um personagem que muito lembra o da novela “Chamas da Vida”), Marina Provenzzano, Juliane Araujo, Mario Bortolotto, Flavio Bauraqui, Michel Melamed.




Ficha Técnica




Título Original: A frente fria que a chuva traz


Título no Brasil: A frente fria que a chuva traz

Direção: Neville D'Almeida


Roteiro: Mário Bortolotto

Elenco: Bruna Linzmeyer, Chay Suede, Flavio Bauraqui, Johnny Massaro, Juliana Lohmann, Juliane Araújo, Marina Provenzzano, Mário Bortolotto, Michel Melamed, Natalia Lima Verde

Produção: Marcello Ludwig Maia

Fotografia: Kika Cunha

Montador: Tina Saphira


Gênero: Drama

Duração: 80min.

Ano de produção: 2015

Ano de estreia: 2016

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Paris Filmes

Estúdio: República Pureza Filmes




Trailer







EXILADOS DO VULCÃO




Sinopse: Depois de perder o homem amado, uma mulher perde todos os pertences de sua casa após um incêndio. No entanto, um diário e fotos são resgatados. Com isso, ela decide seguir o caminho dele, percorrendo os mesmos caminhos e conhecendo as mesmas pessoas.






Crítica por Andrea Cursino: O filme de Paula Gaitán parece com uma arte abstrata daquelas que cada um pode ver o que quiser, já que não tem história definida e nenhuma cena liga a  outra cena. Tem cenas que são longas demais e foca em objetos e corpos nús dos atores sem propósito de ser. 

Fica no ar a grande pergunta: "Para que isso? "

A expectativa de  que algo vai acontecer e não acontece frustra um pouco o espectador. O ponto positivo do filme é a fotografia e algumas tomadas que tem sim uma preocupação quanto a estética. Fora isso, o filme não consegue dizer a que veio e nem para onde vai.

O filme tem a pretensão de ser um filme de arte, mas a arte é uma forma de comunicação e se não tem mensagem, ou pelo menos a intenção de ter uma mensagem para alguém, fica muito difícil funcionar como arte, já que não tem o conjunto que faz a comunicação funcionar: emissor + Mensagem + receptor. 


Uma pena que não foi dessa vez que podemos ver um trabalho interessante da Paula Gaitán, vamos aguardar o próximo!





Ficha Técnica



Título Original: Exilados do Vulcão


Título no Brasil: Exilados do Vulcão


Direção: Paula Gaitán


Roteiro: Paula Gaitán, Rodrigo de Oliveira


Elenco: Bel Garcia, Bruno Cesário, Clara Choveaux, Vincenzo Amato, Lorena Lobato, Simone Spoladore, Ava Rocha, Daniel Passi e Maíra Senise.

Fotografia: Inti Briones

Montagem: Paula Gaitán


Trilha Sonora: Edson Secco


Gênero: Drama



Duração: 125 min.


Ano de produção: 2013


Ano de estreia: 2016


País: Brasil


Cor: Colorido


Distribuidora: Livres Filmes


Estúdio: Franco Filmes







Trailer




TEOBALDO MORTO,


ROMEU EXILADO



Sinopse: João é um músico de 32 anos que opta pelo isolamento numa propriedade no interior do Brasil após Flora, sua mulher grávida, decidir se separar. Depois de três meses, quando finalmente parece estar pronto para reparar seus erros junto a Flora e acompanhar o parto de seu filho, João é surpreendido pela misteriosa visita de Max, seu melhor amigo, há muitos anos desaparecido e dado como morto.







Crítica: Sem crítica  



Ficha Técnica



Título Original: Teobaldo morto, Romeu exilado


Título no Brasil: Teobaldo morto, Romeu exilado

Direção: Rodrigo de Oliveira

Roteiro: Rodrigo de Oliveira


Elenco: 
Alexandre Cioletti, Erik Martíncues, Margareth Galvão, Rômulo Braga, Sara Antunes


Produção: Vitor Graize

Fotografia: Lucas Barbi

Montagem: Luiz Pretti

Gênero: Drama

Duração: 118 min.

Ano de produção: 2015

Ano de estreia: 2016

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Pique- Bandeira Filmes


Estúdio: Pique- Bandeira Filmes




Trailer





GERALDINOS



Sinopse: O documentário trata do fim da Geral do Maracanã. A intenção é mostrar o quanto o fato não é apenas uma derrota de futebol, mas também o causador de uma elitização e exclusão que o esporte sofre no Rio de Janeiro atualmente.







Crítica: Sem crítica  





Ficha Técnica


Título Original: Geraldinos

Título no Brasil: Geraldinos

Direção: Pedro Asbeg e Renato Martins

Produção: Pedro Asbeg e Renato Martins.

Fotografia: Lula Carvalho, Manuel Águas, Pablo Baião, Pedro Asbeg, Pedro Von Kruger, Renato Martins e Tiago Peregrino.

Montagem: Gabriel Medeiros.

Trilha Sonora: André Sachs e Marcelo Yuka.

Duração: 73 min.


Gênero: Documentário


País: Brasil


Ano de produção: 2015


Ano de estreia: 2016


Cor: Colorido


Distribuidora: Distribuição própria

Estúdio: Canal Brasil/Rio Filme





Trailer










CAPITÃO AMÉRICA: 

GUERRA CIVIL



Sinopse: Depois dos eventos de Vingadores: Era de Ultron, Steve Rogers lidera o recém formado grupo de Vingadores em seus esforços contínuos para proteger a humanidade. Mas após outro incidente, envolvendo os Vingadores, resultar em danos colaterais, aumenta a pressão política para instalar um sistema de responsabilização, comandado por uma agência do governo para supervisionar e dirigir a equipe. O novo status quo divide os Vingadores, resultando em duas frentes - uma liderada por Steve Rogers e seu desejo de manter os Vingadores livres para defender a humanidade sem a interferência do governo, e a outra que segue a surpreendente decisão de Tony Stark de apoiar a responsabilização e supervisão do governo.



Crítica por Andrea Cursino:  O filme da Marvel é um dos melhores do Universo dos super-heróis. Entre pontos positivos e negativos, os positivos ganham! O ponto negativo é pequeno, mas merece atenção dos Estúdios que detêm os direitos para o cinema dos heróis criados por Stan Lee. O criador de cerca de 8 mil personagens é a melhor pessoa para escrever e colaborar em transcrever os personagens para o universo cinematográfico. Todos os personagens têm estrutura e embasamento para suas histórias e motivações coerentes, e infelizmente não é aproveitado para a tarefa mais importante do filme, escrever o roteiro. Ele deveria participar pelo menos na elaboração do roteiro ou consultoria e com certeza nenhum filme teria furos no roteiro.



Fora esse detalhe, o filme é muito bom e primoroso tecnicamente. Os diretores Anthony e Joe Russo conseguiram levar para a tela uma das histórias mais complexas do universo dos heróis Marvel com competência, apesar da falha no roteiro. A fotografia e os efeitos especiais são fantásticos e nos proporcionam um embarque divertido durante os 146 minutos de filme. A direção de arte é bem interessante e mostra os detalhes dos apetrechos usados pelos heróis. A trilha sonora é boa, funciona bem, mas não é tão marcante quanto dos filmes anteriores. A montagem é ótima e criou sequencias maravilhosas nas cenas de ação, um dos elementos mais importante que qualquer filme do gênero.  Cada uma delas te prende.  Os efeitos sonoros completam a sensação de envolvimento nas cenas. O filme tem um bom ritmo.


O elenco está ótimo!  É bom é ver o crescimento dos personagens ao longo dos filmes. Cada ator cresce com essa evolução de cada personagem. Chris Evans e Robert Downey Jr estão ótimos e vivem seus conflitos de passado, presente e futuro de forma profissional e pessoal.   


Scarlett Johanson e Elizabeth Olsen estão bem, mesmo sem tanto destaque, mas as duas têm seus momentos. Enquanto a Viúva se aproxima mais de Tony é criado um vínculo entre Visão e a Feiticeira Escarlate.


A entrada de novos personagens também torna o filme mais interessante. Paul Rudd como o Homem Formiga, Chadwick Boseman como Pantera Negra e Tom Holland como o Homem Aranha chegam de maneiras diferentes. Enquanto Chadwick Boseman que vem de outro filme da família Disney, “Star Wars: O Despertar da Força” fica com o drama, o alívio cômico fica distribuído  entre o Homem Formiga e o Homem Aranha. Os dois Homens insetos entram para reforçar os dois times, cada um com seu jeito irreverente, um para cada lado. Paul Rudd já encarnou o personagem em um filme próprio e estava muito confortável como um novo Vingador. Tom Holland é um ótimo ator e é a primeira vez que encarna o Homem Aranha, esse é o terceiro ator que encarna o herói. O que parece ser estranho é que o ator é novo demais para o personagem. Apesar de ter 19 anos, parece não ter mais do que 15 anos e Peter Parker/ Homem Aranha não pode aparentar ser um adolescente.


Sebastian Stan pôde desenvolver mais o seu Bucky/Soldado Invernal. Don Cheadle e Anthony Mackie estão bem e tiveram mais espaço nesse longa. O Coronel Ross vivido por William Hurt está menos agressivo do que em “O Incrível Hulk”. Sorte dele o Hulk está sumido e o Thor estar em Asgard.   Não seria bom enfrentar os dois heróis mais poderosos do grupo. Enquanto isso, outro vilão entra em cena, Zeno, vivido por Daniel Brühl que está muito bem como sempre.

E sempre vale avisar, tem cena extra depois dos créditos finais,  então nada de sair com pressa. A cena é importante para dar sequência ao próximo filme.

No mais,  divirta-se!  Mergulhe no filme e aproveite para fazer uma maratona com os filmes que estão entrelaçados.  


Ficha Técnica



Título Original: Captain America: Civil War

Título no Brasil: Capitão América: Guerra Civil

Direção: Anthony Russo e Joe Russo.

Roteiro: Christopher Markus, Jack Kirby, Joe Simon e Stephen McFeely.

Elenco:  Chris EvansRobert Downey Jr.,Scarlett Johansson,  Jeremy RennerSebastian Stan, Elizabeth OlsenEmily VanCampAnthony MackiePaul BettanyPaul Rudd Chadwick BosemanDon Cheadle   Daniel Brühl  Frank Grillo Martin Freeman Tom Holland e William Hurt. 


Produção: Kevin Feige

Fotografia: Trent Opaloch

Montagem: Jeffrey Ford

Trilha Sonora: Henry Jackman

Gênero: Ação

Duração: 146 min

País: Estados Unidos

Ano de estreia: 2016

Cor: Colorido

Distribuidora: Walt Disney Pictures

Estúdio: Marvel Entertainment/Marvel Studios




Trailer








O DONO DO JOGO



Sinopse: O jogador de xadrez norte-americano Bobby Fischer desafia o soviético Boris Spassky, tido como invencível, em um Campeonato Mundial em plena Guerra Fria.












Crítica por Andrea Cursino:  Em Breve. 








Ficha Técnica




Título Original: Pawn Sacrifice

Título no Brasil: O Dono do Jogo

Direção: Edwar Zwick

Roteiro:  Steven Knight

Elenco:  Tobey MaguireLiev Schreiber, Peter Sarsgaard, Lily Rabe, Michael Stuhlbarg, Robin Weigert, Sophie Nélisse, Aiden Lovekamp, Seamus Davey-Fitzpatrick, Katie Nolan, Bobo Vian, Brett Watson, Conrad Pla, Edward Zinoviev, Igor Ovadis, Joe Cobden, Alexandre Gorchkov, Vitali Makarov,  Evelyne Brochu e  Shawn Campbell.

Produção: Edward Zwick, Gail Katz e Tobey Maguire.

Fotografia: Bradford Young

Montagem: Steven Rosenblum

Trilha Sonora: James Newton Howard

Gênero: Drama

Duração: 115 min.

Ano de produção: 2014

Ano de estreia: 2016

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: PlayArte

Estúdio: Gail Katz Productions / Material Pictures / MICA Entertainment / PalmStar Media.




Trailer










DOIS RÉMI, DOIS



Sinopse: Aos trinta anos, com um trabalho medíocre, Rémi parece um pouco perdido. Até que ele compartilha sua vida com uma cópia sua, que é invasiva e não é tão legal. Qual deles é o verdadeiro Rémi? 







Crítica: Sem Crítica (Sem cabine de imprensa para o Rio de Janeiro)




Ficha Técnica




Título Original: Deux Rémi, Deux

Título no Brasil: Dois Rémi, Dois

Direção: Pierre Léon

Roteiro: Pierre Léon, Renaud Legrand

Elenco:  Antoine Tergal, Bernard Eisenschitz, Gérald Alary, Jackie Raynal, Jean-Christophe Bouvet, Laurent Lacotte, Luna Picoli-Truffaut, Martial Salomon, Pascal Cervo, Pascale Bodet, Patricia Mazuy, Rémi Veyrie, Serge Bozon, Simon P.R. Bewick

Produção: François Martin Saint Léon

Fotografia: Thomas Favel

Trilha Sonora: Alexander Zekke

Gênero: Drama

Duração: 66 min.

Ano de produção: 2015

Ano de estreia: 2016

País: França

Cor: Colorido

Distribuidora:  Supo Mungam Films

Estúdio: Ferris


Trailer





FOGO NO MAR



Sinopse: O documentário acompanha a rotina de uma família que vive na pequena ilha de Lampedusa, localizada ba costa sul da Itália, após a crise imigratória que atingiu a europa. O local se tornou o primeiro porto de escala para centenas de milhares de refugiados da África e do Oriente Médio, que viajam em condições precárias para tentar uma vida melhor em outro país.





Crítica: Sem Crítica (Sem cabine de imprensa para o Rio de Janeiro)



Ficha Técnica


Título Original: Fuoco Ammare

Título no Brasil: Fogo no mar

Direção: Gianfranco Rosi

Roteiro: Gianfranco Rosi

Elenco: Francesco Mannino, Francesco Paterna, Giuseppe Fragapane, Maria Costa, Maria Signorello, Mattias Cucina, Pietro Bartolo, Samuele Caruana, Samuele Pucillo

Produção: Donatella Palermo, Gianfranco Rosi

Fotografia: Gianfranco Rosi


Trilha Sonora: Jacopo Quadri

Gênero: Documentário

Duração: 108 min.

Ano de estreia: 2016

País: França/ Itália

Cor: Colorido

Distribuidora: Imovision

Estúdio: 21 Unofilm / arte France Cinéma / Cinecittà Luce / Les Films d'Ici / Rai Cinema / Stemal Entertainment


Trailer





O QUE EU FIZ 

PARA MERECER ISSO?



Sinopse: Michel compra um álbum de jazz e decide passar uma tarde tranquila em sua casa, ouvindo música. Mas nada vai sair conforme planejado: sua mãe liga para ele sem parar, uma festa no prédio traz uma porção de inconvenientes, um vizinho vem avisar sobre um vazamento, o filho aparece sem ter avisado, e a esposa decide fazer uma revelação bombástica.



Crítica: Sem Crítica (Sem cabine de imprensa para o Rio de Janeiro)





Ficha Técnica




Título Original: Une Heure de Tranquillité


Título no Brasil: O que eu fiz para merecer isso?


Direção: Patrice Leconte

Roteiro: Florian Zeller, Patrice Leconte

Elenco:  Christian Clavier, Carole Bouquet, Rossy de Palma, Valérie Bonneton, Stéphane De Groodt, Arnaud Henriet,Martine Borg, Christian Charmetant, Elisha Camacho, Ricardo Arciaga,  Sébastien Castro,  Aurélie Valat, Brigitte Lucas,  Christophe Bouisse e Marie-Do Ferre.

Produção:   Marc Missonnier, Olivier Delbosc

Fotografia: Jean-Marie Dreujou

Montagem:  Joëlle Hache

Trilha Sonora:   Eric Neveux

Gênero: Comédia

Duração: 79 min.

Ano de produção: 2014

Ano de estreia: 2016

País: Espanha/França/Polônia

Cor: Colorido

Distribuidora: Mares Filmes

Estúdio: Fidelité Filmes


Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário