JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 7 de abril de 2016

FELIZ DIA DO JORNALISTA!

Por: Juliana Meneses

Dia 7 de abril é comemorado o dia do Jornalista, profissionais que lidam com a veracidade da informação, trazendo tudo que está acontecendo no mundo sobre os mais variados temas. Em homenagem a essa data o Cinema para Sempre separou uma lista especial de filmes imperdíveis sobre o tema.


SPOTLIGHT : SEGREDOS REVELADOS


O mais recente longa sobre jornalismo, vencedor do Oscar desse ano conta a história real de um grupo de jornalistas em Boston que conseguem reunir provas sobre vários casos de 
abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.



MILLENIUM 
OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES


Mikael Blomkvist (Craig) é o dono de uma grande revista, entretanto ela está passando por uma enorme crise. Ele contrata por um homem para descobrir o que realmente aconteceu com a sua sobrinha desaparecida, mas com isso se mete numa grande trama ao lado da hacker Lisbeth Salander (Mara). No decorrer do longa  Mikael usa todo seu faro jornalístico para encontrar as respostas que precisa.



O DIABO VESTE PRADA


Nesse filme vemos que para escrevermos sobre um tema temos que ter profundo respeito e domínio sobre ele. A aspirante a jornalismo recebe uma chance dos sonhos de trabalhar na maior revista de moda do mundo, com um dos maiores ícones no assunto, o problema é que ela não tem a menor noção sobre o tema.





MERA COINCIDÊNCIA



O jornalismo pode ser manipulado, de forma realista o filme mostra quais as duas faces dessa manipulação. A primeira, que pode passar quase despercebida, é a da presença de assessores do presidente. Sabendo de como a mídia funciona, eles criam um plano de gerenciamento de crise, que busca tirar o foco deles nos principais veículos de comunicação. O outro lado, estão os profissionais que trabalham para uma imprensa suja, das que promovem sensacionalismo, voltada totalmente para a audiência que para o interesse público. O grande pecado da imprensa é a falta de apuração, de questionamento e de tentar construir a notícia de forma criativa e idônea. Por total parcialidade vai formando uma opinião pública manipulável. Algo muito presente no mundo real. Filme obrigatório pra todos os estudantes e profissionais da comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário