JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quarta-feira, 6 de abril de 2016

O CINEMA PARA SEMPRE FAZ HOMENAGEM ESPECIAL PARA O ANIVERSÁRIO DO 120º DOS JOGOS OLÍMPICOS

Fotos: Divulgação

Em 15 de abril de 1896 conhecemos o primeiro Jogos Olímpicos da era moderna, em Athenas, na Grécia. A proposta era bem interessante, apesar de ser uma competição, o objetivo era aproximar os povos através do esporte. Nessa primeira etapa 14 países enviaram 241 atletas masculinos para as seguintes modalidades: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro. 


Hoje os jogos Olímpicos tem 42 modalidades com participação de mais de 60 países. A próxima etapa dos Jogos Olímpicos será de 5 a 21 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. Em 120 anos, essa é a primeira vez que os Jogos Olímpicos terá a América do Sul como sede. Em 17 dias serão disputadas 306 provas com medalhas, sendo 136 femininas, 9 mistas e 161 masculinas. Serão 10.500 atletas de 206 países escreverão um novo capítulo na história olímpica inspirando os cineastas a contar novas histórias através do cinema. 







O início  

Pierre De Frédy, o Barão de Coubeertin
Isso foi possível graças a dedicação do Francês, Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin que idealizou o renascimento dos Jogos praticados na Grécia Antiga. Pierre de Frédy não criou só um evento esportivo, criou o maior evento esportivo da história da humanidade e o Comitê Olímpico Internacional que não só organiza os Jogos de 4 em 4 anos com a proposta de circular a sede do evento em diversos países participantes. O Comitê regulamenta as regras e coordena como tudo será feito. Cada país tem o seu comitê Olímpico que se reporta ao Comitê Olímpico Internacional.


Na época do primeiro Jogos Olímpicos, muitas confusões aconteceram por conta do uso do calendário Juliano, usado pelos Gregos que tinha uma diferença de 12 dias entre esse e o nosso calendário atual. Em alguns registros os Jogos foram realizados entre 25 de março e 3 de abril de 1896. Mas a data certa é 15 de abril de 1896.

Rei Jorge I
Estátua na entrada do Estádio
A cerimônia de abertura aconteceu na segunda-feira de Páscoa com a presença de 100 mil espectadores, incluindo mulheres. O Rei da Grécia, Jorge I fez o discurso de abertura logo após a inauguração da estátua de George Averoff, o patricinador do evento. Essa estátua existe até hoje na entrada do Estádio Panathinaiko. Uma justa homenagem ao homem que salvou os Jogos Olímpicos que existe até hoje. Ele foi o responsável pela restauração e modernização do Estádio. 

George Averoff


Em 120 anos muitas coisas aconteceram e o evento se tornou um dos mais importantes do planeta influenciando politicamente, socialmente e economicamente todo o planeta. O jogos Olímpicos é a meta principal de qualquer atleta. Uma medalha olímpica é eterna. O atleta que é medalhista olímpico, sendo a medalha de bronze, prata ou ouro transforma o atleta em imortal do esporte. A partir dai várias competições olímpicas foram criadas.

Stamati Revithi
No início só os homens participavam e as mulheres não foram aceitas nos Jogos pelo Barão de Coubertin, já que na Grécia Antiga elas eram proibidas até de assistir aos jogos e impedidas de participar já que eram julgadas frágeis física e emocionalmente. A mulher que assistisse a qualquer Jogo era penalizada com a morte. O Barão não era tão radical assim, mas não admitiu a participação feminina nos Jogos de Athenas. Em represália a proibição da participação feminina, a atleta Grega Stamati Revithi, fez no dia seguinte a prova da maratona masculina em 4h30m, sendo mais rápida que muitos competidores masculinos. Ela não foi reconhecida, mas provou que as mulheres podem competir em modalidades esportivas.  




Com isso, nos anos 20, período de movimentação feminista, em busca dos direitos das mulheres, foi criada a FEFI que organizou os Jogos Olímpicos feminino e os Jogos Mundiais Femininos que conseguiu que as mulheres participassem dos Jogos Olímpicos somente nos anos 30. 


O Brasil entrou nos Jogos Olímpicos em 1920. O desempenho no quadro geral de medalhas durante anos foi baixo e com o tempo foi melhorando e mostrando para o mundo a força e o potencial  dos nossos atletas. O mais importante das Olimpíadas é o atleta ter o direito de representar seu país.

Em 22 de setembro de 1989 começaram os Jogos Paralímpicos que começam logo a pós o encerramento dos Jogos Olímpicos. Esses jogos é destinado a atletas com deficiência.

O Cinema Para Sempre selecionou alguns filmes sobre o tema:


VOANDO ALTO  
(Eddie the eagle)


Direção: Dexter Fletcher
Elenco: Taron Egerton, Hugh Jackman e Christopher Walken.
Gênero: Comédia dramática / Biografia.
País: Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha. 
Ano: 2016
Duração: 1h45m
Curiosidade: Baseado na história real de um atleta que superou suas limitações para participar aos Jogos Olímpicos. Seu maior desejo não era ganhar uma medalha e sim participar dos Jogos. O filme está em cartaz nos cinemas no Brasil. 



Trailer







OURO, SUOR e LÁGRIMAS

Direção: Helena Sroulevich
Gênero: Documentário
País: Brasil
Ano: 2015
Duração: 1h32m
Curiosidade: Foi a primeira vez que a CBV, Confederação Brasileira de Voleiball permitiu que fizessem um registro de seu dia a dia. Aqui a diretora mostra a preparação das seleções feminina e masculina de Volei para as Olimpíadas de Londres em 2012.




Trailer





MUNIQUE
(Munich)


Direção: Steven Spielberg
Elenco: Eric Bana, Daniel Craig, Geoffrey Rush, Ciarán Hinds, Siena Miller, Marie-Josée Croze, Matheieu Kassovitz, Moritz Bleibtreu, Mathieu Amalric.
Gênero: Drama
País: Estados Unidos
Ano: 2003
Duração: 164 minutos.
Curiosidade: Recebeu indicações para o Oscar e Globo de Ouro nas categorias: Filme, roteiro adaptado, edição e trilha sonora. O filme é baseado no livro do jornalista canadense George Jonas " Vengeance: The True Story of an Israeli Counter-terrorism team ( Vingança: A Verdadeira História de Uma Equipe Contrta-Terrorista Israelense).


Trailer




CARRUAGENS DE FOGO
(Chariots of Fire)


Direção: Hugh Hudson
Elenco: Ben Cross, Ian Charleson, Ian Holm, Alice Krige, Nigel Devnport e Brad Davis.
País: Reino Unido
Ano: 1981
Duração: 123 minutos.
Curiosidade:  Foi indicado a 8 oscars: Filme, diretor (Hugh Hudson), ator coadjuvante (Ian Holm), roteiro original(Colin Welland), figurino (Milena Canonero), trilha sonora (Vangelis) e Edição (Terry Rawlings) e venceu 4 nas categorias: Filme, Roteiro Original (Colin Welland), Figurino (Milena Canonero) e Trilha Sonora (Vangelis). Também recebeu indicações e premiações como BAFTA, Globo de Ouro, Cannes, NYFCC e Academia Japonesa de Cinema.

Trailer







JAMAICA ABAIXO DE ZERO
(Cool Runnings)

Direção: Jon Turteltaub
Elenco: Leon Robinson, Doug E. Doug, Rawle D. Lewis, Malik Yoba, John Candy.
Gênero: Comédia.
País: Estados Unidos
Ano: 1993
Duração: 98 minutos
Curiosidade: Esse foi o último filme de John Candy lançado antes de sua morte e seu maior sucesso na carreira. A trilha sonora é divertida e fez sucesso em diversos países. O carro chefe é o single "I can see Clearly Now", um raggae de Jimmy Cliff. 


Trailer Americano







FOXCATCHER: 
UMA HISTÓRIA QUE CHOCOU O MUNDO
(FOXCATCHER)



Direção: Bennett Miller
Elenco: Channing Tatum, Mark Ruffalo e Steve Carell.
Gênero: Drama.
País: Estados Unidos
Ano: 2014
Duração: 134 minutos.
Curiosidade: Esse filme recebeu várias indicações para Oscar, Globo de Ouro, BAFTA, Critic's Choise Awards SAGA e Cannes, onde foi sua única vitória como Melhor Diretor para Bennett Miller e recebeu a Palma de Ouro. Os atores Steve Carell e Mark Ruffalo foram indicados para todos os prêmios. Inclusive a maquiagem feita nos atores também recebeu indicações. 


Trailer






INVENCÍVEL
(Unbroken)

Direção: Anjelina Jolie
Elenco: Jack O'Connell , C.J. Valleroy, Domhnall Gleeson, Garrett Hedlund, Takamasa Ishihara, Finn Wittrock, Jai Courtney, Luke Treadaway, Travis Jeffery,  Jordan Patrick, John Magaro, Alex Russell, John D'Leo,  Vincenzo Amato,  Ross Anderson,  Maddalena Ischiale,  Morgan Griffin,  Savannah Lamble,  e Sophie Dalah.
País: Estados Unidos. 

Ano: 2014
Duração: 137 minutos.
Curiosidade: O segundo longa de Angelina Jolie como diretora. A trilha sonora de Alexandre Desplast tem uma canção da banda Coldplay "Miracles". Foi a terceira maior bilheteria no período de natal atrás de "Sherlock Holmes" e "Marley e Eu".  Ele foi considerado o quarto maior filme sobre a segunda mundial.


Trailer





ASTERIX NOS JOGOS OLÍMPICOS
(Astérix aux Jeux Olympiques)


Direção: Frédéric Forestier e Thomas Langmann. 
Elenco: Gerárd Depardieu, Clovis Cornilac, Alan de Lon, Benoît Poelvoorde.
País: França, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.
Ano: 2008
Duração: 116 minutos.
Curiosidade: Tem participação de alguns atletas como Michael Schummaker, Zinedine Zidane e  Jean Todt, Presidente da FIA e Diretor da escuderia Ferrari da Formula 1.


Trailer
legendas em Inglês




Nenhum comentário:

Postar um comentário