JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 21 de abril de 2016

DIA DE TIRADENTES

Por: Juliana Meneses

Dia 22 de abril é celebrado o Dia de Tiradentes em homenagem a figura heroica que foi um dos responsáveis pela articulação da Inconfidência Mineira e Patrono da Nação.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, era um alferes e também dentista, discordava do poder exercido por Portugal sobre o Brasil colonia, e seguia a ideia que o país só teria como progredir com a Independência.

Em sua homenagem foram feitos alguns filmes que valem a pena serem conferidos!



O Martir da independência Tiradentes

De Geraldo Vietri, o longa conta a história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes: sua luta contra os colonizadores portugueses, a Inconfidência Mineira e o fim trágico, o enforcamento do homem que assumiu a liderança de um dos mais importantes movimentos libertários do Brasil.






Tiradentes
Diferente da visão convencional sobre os fatos políticos que envolveram a Inconfidência Mineira e a condenação dos conjurados, o filme mostra Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, condenado à morte por ser o único dos revoltosos que não tinha grandes posses. Por outro lado, grande parte da elite da cidade de Ouro Preto estava envolvida no levante, inclusive o visconde de Barbacena, mas a maioria não foi processada e nem sequer presa devido a condição social. Uma visão intrigante, porém com respaldo em muitas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário