JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

domingo, 4 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "MEU AMIGO TOTORO" - RETROSPECTIVA ESTÚDIO GHIBLI

Meu Amigo Totoro

Sinopse: Mei é uma menina que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva a um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente.
Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa. Lançado em mais de 40 países, o filme foi o responsável por projetar os Studios Ghibli internacionalmente. Seus personagens se tornaram ícones máximos dentro do universo infantil japonês.


Crítica por Juliana Meneses: Ao mudar-se para uma nova casa com seu pai e sua irmã Satsuki, Mei uma menininha muito alegre resolve explorar tudo que puder. Um vizinho logo conta que a casa tem a fama de ser mal assombrada mas isso não parece motivo para a dupla de irmãs de divertirem juntas.

Um dia enquanto seu pai trabalha e sua irmã vai para escola a menina sai pelo grande quintal e de um arbusto cai direto na toca do grande e peludo Totoro, conhecido por ser o espírito da floresta. Ao contar para sua irmã e seu pai eles não acreditam e pensam ser apenas uma fantasia pueril de Mei, mas Satsuki também em outro momento irá encontrar Totoro e passa a acreditar na irmãzinha. Quando Mei  tenta visitar a mãe sozinha no hospital, que ficava distante de sua casa, perde-se e toda a vizinhança se prontifica a procurá-la mas sua irmã sabe que só Totoro poderia ajudá-las.

O filme é muito bonito, mostra o amor de irmãs, a dedicação de um pai que trabalha e cuida das filhas enquanto a mulher está doente, as meninas não sabem ao certo o que a mãe tem e ficam com medo de perdê-la mas não perdem a esperança.

O retrato feito da infância, da imaginação e credulidade das crianças nos lembra como é bom a época da inocência. Com boa trilha sonora, personagem muito cativantes o filme é emocionante e meigo. Uma animação muito recomendada.

Ficha Técnica

Título Original: Tonar no Totoro

Título no Brasil: Meu amigo Totoro

Direção: Hayao Miyazaki

Roteiro: Hayao Miyazaki e Cindy Davis Hewitt

Elenco: Noriko Hadaka, Chika Sakamoto, Shigesato Itoi, Hitoshi Takagi (voz)

Gênero: Animação / Fantasia

Ano: 1988

País: Japão

Cor: Colorido

Estúdio: Estúdio Ghibli
 Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário