JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

domingo, 4 de outubro de 2015

ATRIZ RUTH DE SOUZA SE EMOCIONA DURANTE LANÇAMENTO DE LIVRO QUE ENFOCA SUA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA E SEU PIONEIRISMO

Fotos: Edmilson Saldanha
Autor Julio Claudio da Silva e Ruth de Souza
A emoção deu o tom durante o lançamento do livro "Uma Estrela Negra no Teatro Brasileiro: Relações Raciais e de Gênero nas Memórias de Ruth de Souza", de Julio Claudio da Silva, que aconteceu na Livraria Cultura – Cine Vitória, no Centro do Rio de Janeiro, nesta sexta 25. A chegada da veterana atriz, de 94 anos, foi um dos momentos mais marcantes. Ruth de Souza foi ovacionada pelos presentes, entre artistas, personalidades e representantes do movimento negro. Muito aplaudida, revelou estar surpresa e comovida com a homenagem de colegas de profissão e admiradores de seu trabalho, que se reuniram no evento para reverencia-la.



A  Ruth e atriz Léa Garcia
 “Você é a nossa querida”, disse a atriz Léa Garcia, segurando com carinho as mãos de Ruth. Todos queriam uma foto ao lado da atriz, que esbanjou simpatia e sorrisos e não conseguia conter as lágrimas. “Eu estou muito comovida. Não esperava tudo isso. Não imaginava que era tão querida”, disse Ruth.  




Ruth chega ao evento e é muito aplaudida

Léa Garcia, Maria Ceiça, Julio Claudio e Jurema Batista

 Autor Julio Claudio da Silva e Milton Gonçalves
A Atriz Léa Garcia

Milton Gonçalves garante seu exemplar 
com dedicatória especial




A emoção de Ruth de Souza





Julio Claudio da Silva e
o Presidente da SATED/RJJorge Coutinho
Os atores Milton Gonçalves, Maria Ceiça, Lu Gondim, Maria Salvador, o Presidente do SATED/RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do RJ) Jorge Coutinho e a Sub Secretaria de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio, Jurema Batista estiveram presentes ao lançamento.



O LIVRO

No livro Uma Estrela Negra no Teatro Brasileiro: Relações Raciais e de Gênero nas Memórias de Ruth de Souza, publicado pela UEA Edições, o autor Julio Cláudio, professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas, não é uma biografia, mas mergulhou na trajetória profissional da atriz, buscando analisar a construção da definição de raça na sociedade brasileira. “O livro enfoca esse teatro que surgiu para denunciar o racismo e abrir espaço para o artista negro. E Ruth de Souza, desde sua participação no Teatro Experimental do Negro, na década de 40, tem importância ímpar nessa história”, conta Julio.


O livro não é uma biografia. Mantém o foco entre os anos de 1945 a 1952, período em que a atriz ingressa no Teatro Experimental do Negro até seu retorno dos EUA. Hoje com 94 anos, a carioca Ruth Pinto de Souza foi a primeira atriz negra a se apresentar no palco nobre do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com o espetáculo O Imperador Jones, em 1945. Depois de ganhar uma bolsa de estudos e passar um ano estudando e se aprimorando  nos Estados Unidos, não parou mais: foram mais de 40 novelas, 33 filmes e dezenas de peças. Foi a primeira protagonista negra da TV brasileira, em A Cabana do Pai Tomás (1969). Também foi a primeira brasileira a concorrer ao Leão de Ouro, no Festival de Veneza, por sua atuação no filme Sinhá Moça (1953).



Fotos Edmilson Saldanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário