JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "10 ANOS, DIVORCIADA" - EXPECTATIVAS 2015

10 Anos, divorciada

Sinopse: Nojoom é uma menina iemenita nascida em uma família rural tradiçional. Depois que sua irma mais velha é estuprada, a família, por uma questão de honra, se vê obrigada a abandonar suas terras e ir para a capital, Saana. Sem entender o que está acontecendo Nojoom é obrigada a casar aos 10 anos e levado por seu marido, um homem de 30 anos, para outra tribo. O pai precisa do dinheiro do dote da filha para pagar o aluguel. Assustada e inconformada com a violência sexual e o trabalho pesado, ela foge e vai buscar ajuda na justiça, pleiteando o divórcio.​

Crítica por Juliana Meneses: Após se mudar para uma cidade maior, Najoom (Reham Mohammed) e sua família passam muitas dificuldades financeiras, até que seu pai a casa com um homem de trinta anos, mesmo a menina tendo apenas dez. O impacto do filme em quem vive numa sociedade em que a pedofilia é crime, é muito grande, durante o casamento a menina vende a aliança para comprar uma boneca, vemos como a personagem era totalmente pueril e não fazia ideia do que a esperava.

Desde o início somos impactados com o sofrimento de uma garotinha tão pequena que já tem que lidar com uma situação extremamente difícil. O marido não espera a menina entrar na puberdade e a estupra diariamente como se tivesse poder sobre seu corpo frágil e em formação. A sogra inflama o marido contra a menina e a cada lágrima dela ou a cada tarefa não cumprida, ela incita que ele deve dar surras para a menina "aprender". Causa bastante aflição vermos o sofrimento e violência explícito, extremamente apropriado para retratar uma história real.

Aos poucos no decorrer do filme o fio vai se desenrolado e vamos entendendo o que houve para seu pai entregá-la por um dote, mas por pior que fosse a vida da família e por mais problemas que eles tenham passado, vemos o sofrimento latente de uma criança que teve a infância interrompida e nos comovemos profundamente.

A atuação de Reham Mohammed no longa é muito boa, passando da ingenuidade para o desespero e medo que sua personagem sentiu, toda carga que ela não suportou, muito comovente. A fotografia do filme é bem trabalhada e o roteiro muito bom, não seguindo uma ordem cronológica, mostrando cenas no inicio que serão explicadas quase no desfecho.

O filme faz também uma crítica a desigualdade social, como por falta de conhecimento e estudo os povos tribais não tem o discernimento necessário para identificar quais atitudes norteadas por tradições são inadequadas, quando não perversas, como no caso do casamento infantil, no Iêmen não há nenhuma lei que proíba o casamento de meninas com homem muito mais velhos e as tradições religiosas não reprimem como incentivam, o que faz difícil de acabar com a prática. O conceito de infância parece não ser conhecido pela maioria, que adultiza as crianças, não apenas casando-as mas também com uso de trabalho infantil. Um filme que gera reflexão e empatia.


Ficha Técnica

Título Original: Ana Nojoom bent alasherah wamotalagah

Título no Brasil: 10 anos, divorciada

Direção: Khadija Al - Salami

Roteiro: Khadija Al - Salami

Elenco: Reham Mohammed, Naziha Alansi, Rana Mohammed, Ibarhim Alashmori, Abdo Ali, Amena Hassam, Shafikha Alanisi 

Produção: Sheikha Prohaska-Alatas 

Trilha Sonora: Thierry David

Gênero: Drama

Ano: 2014

País: Iêmen

Cor: Colorido


Nenhum comentário:

Postar um comentário