JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "A LINGUAGEM D CORAÇÃO" - PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL


A Linguagem do Coração

Sinopse: Marie Heurtin nasceu cega e surda e, por suas limitações, vive em um mundo próprio, sem se comunicar com as pessoas ao seu redor. Incapaz de lidar com o comportamento violento da filha, o pai de Marie a interna no famoso Instituto Larnay. É lá que a menina conhece a irmã Marie Marguerite, uma jovem freira que a adota como uma filha. Armada de sua fé, a irmã Marguerite vai trabalhar incansavelmente para tirar Marie de seu solitário e silencioso universo próprio. Baseado em uma história real.

Crítica por Juliana Meneses: Como conseguir transformar a vida de uma pessoa que passou seus quatorze anos de existência fechada em sim mesma, como ensinar a uma menina cega, surda e muda que ela pode se comunicar com o mundo exterior? Isso é o que o amor da freira Marguerite consegue, ao se resignar a cuidar exclusivamente da educação e desenvolvimento de Marie, uma menina que nasceu no final do séc. XIX, época em que não havia preparo para lidar com crianças com tantas necessidades.

Intenso e muito bonito o filme mostra como através da dedicação incansável a vida dessas duas mulheres é totalmente modificada, o aprendizado para ambas e a ligação de afeto e confiança.

A atuação de Ariana Rivoire (Marie) é brilhante, ela passa todos os momentos da personagem muito bem, seu lado selvagem do início e todo o  progresso atingido em alguns meses, o fato de não saber absolutamente nada sobre o mundo em que estava e ter que aprender tudo já adolescente, suas lições, mesmo sendo extremamente complicado nas condições em que se encontrava. Assim também como o belo trabalho de Isabelle Carré (irmã Marguerite) que viveu muito bem todos os medos da freira que se vê destinada a uma missão e teme falhar mas não desiste e se doa incessantemente, fazendo de tudo para conseguir que Marie evoluísse e aprendesse.

Com uma linda fotografia com belas cenas em paisagens naturais até os momentos no convento, o filme é esteticamente bom. Trazendo uma bonita e comovente história de resignação, o longa consegue apesar de contar uma história difícil, ser delicado e sensível. Com o passar do tempo a menina aprendeu a linguagem do sinais e o alfabeto, mas o mais importante, aprendeu a viver em sociedade e a expressar tudo que sentia, inclusive amor.  

 Ficha Técnica

Título Original: Marie Heurtin

Título no Brasil: A Linguagem do Coração

Direção: Jean- Pierre Améris

Roteiro: Jean- Pierre Améris e Philippe Blasband

Elenco: Isabelle Carre, Ariana Rivoire, Brigitte Catillon, Noemi Churlet, Laure Duthilleul, Gilles Treton

Gênero: Drama

Ano: 2014

País: França

Cor: Colorido


Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário