JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "À SOMBRA DE UMA MULHER" - PANORAMA GRANDES MESTRES

À Sombra de Uma Mulher

Sinopse: Pierre e Manon são pobres. Por prazer, fazem documentários sem orçamento algum e se viram em trabalhos temporários para sobreviver. Um dia, Pierre conhece Elizabeth, uma jovem estagiária que se torna sua amante. Apesar de estar apaixonado, ele não quer deixar Manon – a ideia é manter ambos os relacionamentos. No dia que Elizabeth conta que Manon também vive outra relação e está apaixonada por outro homem, Pierre descobre que Manon é seu único e precioso amor. Do diretor Philippe Garrel, de Amantes constantes e O ciúme.

Crítica por Juliana Meneses: Como as relações humanas se constituem e a dificuldade de estabelecê-las e mantê-las de forma plena e duradoura. O novo filme do diretor francês Philippe Garrel, fala sobre isso, utilizando a traição como protagonista.

Pierre um cineasta que filma seu mais recente documentário sobre um idoso que participou da resistência na segunda guerra; é casado com Manon que o ajuda nas filmagens, se colocando sempre em segundo plano para priorizar as ideias do marido. Ele conhece Elizabeth vicia-se no relacionamento que cria com ela, mas Pierre não tem a menor intenção de largar a esposa, porém já não é o mesmo de antes com ela. Ele é o causador dos problemas do casal e Manon faz de tudo para mantê-lo feliz no relacionamento, contudo parece que nada o satisfaz.

Todo em preto e branco o filme tem uma áurea de clássico, do tipo de filme que nos prende não apenas pelo bom roteiro, mas também por sua leveza visual e beleza estética.

Manon também arruma um amante, e ao saber disso através de Elizabeth, Pierre enlouquece de ciúme e responsabiliza inteiramente a esposa, que se martiriza achando necessário para a relação, o momento dela se culpar. Pierre não confia mas na esposa, mas não percebe que ele tem tanta culpa no declínio da relação quanto ela, na verdade até mais. Machista acha que homens tendem a trair, e que a traição da esposa é mais grave. O filme retrata um comportamento muito visto por parte dos homens que assumem a posição de vítima quando na verdade a realizada é a inversa.
Por mais que o tema seja denso, várias cenas do longa arrancam risadas do espectador, o cinismo e comportamento paranoico e controlador do marido pós traição, assim como seus pontos de vista deturpados.

A atuação do triangulo amoroso é muito boa, destacando-se Clotilde Courau, que faz muito bem a mulher traída que tem um caso com outro homem apenas por querer ser amada. 

Ficha Técnica

Título Original: L'Ombre des Femmes

Título no Brasil: À Sombra de Uma Mulher

Direção: Philippe Garrel

Produção: SBS Productions

Roteiro: Jean-Claude Carriére, Caroline Deruas, Arlettte Langmann, Philippe Garrel

Elenco: Clotilde Courau, Vimala Pons, Stanislas Merhar, Mounir Margoum.

Trilha Sonora: Jean- Lois Aubert

Gênero: Drama

Ano: 2015

País: França


Cor: Preto e Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário