JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "O CLÃ" LONGA EXIBIDO NA SESSÃO DE ENCERRAMENTO

O Clã

Sinopse: Baseado na história real que abalou a Argentina, o novo filme de Pablo Trapero (Família rodante, Elefante branco) conta a história dos Puccio, uma família de classe média que tem por hábito sequestrar pessoas ricas, pedir o resgate e, ao receber o pagamento, matar as suas vítimas. O patriarca, Arquimedes, comanda as operações ao lado dos filhos Alejandro e Alex, enquanto sua esposa e as filhas fingem ignorar o que acontece à sua volta. Mas as coisas mudam de figura quando um filho distante volta da Austrália, criando novas tensões familiares.

Crítica por Juliana Meneses: Uma família aparentemente perfeita, cujo pai é contador, a mãe professora, os filhos homens jogadores de rugby e as filhas adolescentes estudantes, porém um segredo é guardado na casa, as vítimas de sequestros praticados pelo pai com a ajuda dos filhos.

Baseado numa história real que chocou a argentina nos anos 80, o longa começa com a prisão da família seguido de como tudo aconteceu desde o início. Arquimedes Puccio arquitetava todo o plano para sequestrar figuras de famílias ricas e assim que o resgate fosse pago, assassinar as vítimas a sangue frio. O filho mais velho Alejandro foi o primeiro a auxiliar o pai, sem saber qual seria o destino dos sequestrados, após a primeira morte, de um garoto que ele conhecia, o pai afirma que teve que matar para não colocar a família em risco. 

Peter Lanzani desempenha muito bem o papel de Alejandro que chegou a fazer parte da seleção de rugby da Argentina. De início seduzido pelo dinheiro, ajuda o pai, mas com o passar dos acontecimentos fica perturbado com a situação em que sua família está envolvida e tenta desesperadamente se afastar, vemos humanidade em seu personagem, um rapaz jovem e vulnerável as ordens do pai, que não aprova a barbárie cometida por ele.  

A tensão está presente durante todo o filme, a cada novo sequestro, e até durante as cenas tranquilas da família, enquanto vemos os gritos de desespero das vítimas abafados por um rádio incessante e alto. A hipocrisia da normalidade de uma casa "comum", enquanto a esposa faz o prato que será levado para o cativeiro e as filhas escutam barulhos suspeitos, mas não questionam o pai.  

A atuação de Guilhermo Francella é fantástica, retratando um psicopata frio, sem piedade de suas vítimas, que só age em benefício próprio, extremamente calculista, um verdadeiro vilão.

Contando com bom roteiro e fotografia original, para quem não conhece a história, o longa tem um final muito surpreendente, um filme marcante, daqueles que a sessão termina e continuamos pensando no destino dos personagens e no que os levou a chegar até ali.

Ficha Técnica

Título Original: El Clan

Título no Brasil: O Clã

Direção: Pablo Trapero

Roteiro: Pablo Trapero
  
Elenco: Guillermo Francella, Peter Lanzani, Lili Popovich

Trilha Sonora: Sebastian Escofet

Gênero: Drama, Suspense, Policial

Ano: 2015

País: Argentina/ Espanha

Cor: Colorido

Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário