JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

terça-feira, 13 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "A FLORESTA QUE SE MOVE" - PREMIÈRE BRASIL: COMPETIÇÃO LONGA FICÇÃO

A Floresta que se Move

Sinopse: Elias, bem-sucedido executivo de um grande banco privado no Brasil, encontra uma misteriosa bordadeira, que se diz capaz de prever seu futuro e afirma que ele se tornará vice-presidente do banco naquele mesmo dia e, em breve, presidente. Elias conta à sua esposa, Clara, que instigada pelas previsões, sugere a ele que convide o presidente do banco para um jantar na casa deles. A roda da fortuna é ativada e uma sequência de assassinatos é perpetrada pelo casal, deixando um rastro de sangue em seu caminho para o poder, tornando-os algozes e vítimas de seus próprios destinos.

Crítica por Juliana Meneses: A adaptação de Macbeth nacional e contemporânea dirigida pelo diretor Vinicius Coimbra, mostra todo o drama sobre as relações de poder, ambição no maior banco privado do país.

Após ouvir uma profecia que se realiza em parte, Elias cego de ganância e fortemente incentivado por sua mulher, executa um plano macabro para tomar o poder e tornar-se presidente do banco.

O roteiro é feito à trazer para os dias atuais a história de Shakespeare, porém o texto original é muito utilizado nas falas do personagens principais o que não dá o ritmo necessário para o deslanchar da trama. As falas do protagonista e o exagero posto em seu personagem não lhes dá o tom certo entre a dúvida e  a perversão, que acaba não condizendo com o que seria a cena de fato nos tempos atuais. A demarcação de cenas dramáticas através da trilha sonora, também ficou carregada.

As atuações de Nelson Xavier e Ângelo Antônio são destaques, na medida certa e cabendo perfeitamente na proposta de Macbeth nos dias de hoje. Por mais que tenham algumas cenas exageradas, num geral Ana Paula Arósio faz um bom trabalho, como a Lady Macbeth moderna, que instiga o marido aos crimes sem saber que não conseguirá conviver com eles.  

A fotografia é muito bem trabalhada, com os claros e escuros nos momentos ideias, assim como utilização de tons de cinza, bem propensos para a proposta de frieza a ser transmitida, os cenários sóbrios e limpos também colaboram com essa ideia, passando a sensação sombria.

A utilização de detalhes minimalistas como as formigas no escritório e a gota de sangue no dedo Clara, dão personalidade ao longa, que seria mais condizente com a proposta se seguisse todo nessa linha, incluído a adaptação do texto para falas mais contemporâneas. 

Ficha Técnica

Título Original: A Floresta que se move

Título no Brasil: A Floresta que se move

Direção: Vinicius Coimbra

Roteiro: Vinicius Coimbra e Manuela Dias

Elenco: Gabriel Braga Nunes, Ana Paula Arósio, Nelson Xavier, Fernando Alves Pinto, Ângelo Antônio

Produção: Eh! Filmes

Gênero: Drama, Suspense

Ano: 2015

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuição: Vinny Filmes


Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário