JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

terça-feira, 13 de outubro de 2015

COM A PRESENÇA DE RUY GUERRA, ODEON PROMOVE CINE ENCONTRO DO FILME "QUASE MEMÓRIA"

 Nessa domingo (7) com as palmas acaloradas do público o Odeon realizou o Cine Encontro do filme Quase Memória contando com a presença do diretor icônico e um dos pais do Cinema Novo, Ruy Guerra. Ao lado de parte da equipe técnica e elenco o diretor falou sobre o longa e seu processo de criação.

O crítico de cinema Rodrigo Fonseca que mediou o debate, e evidenciou a relevância de Ruy na cena cinematográfica, sendo o único diretor de nosso país a ganhar dois ursos de prata do Festival de Berlim. Seu novo filme é a adaptação do Livro de mesmo nove de Carlos Heitor Cony, Ruy falou sobre como vem desenvolvendo a ideia desse projeto a cerca de 20 anos e filmando em um. Adotando como temática chave o tempo, o diretor falou que gosta particularmente do tema, e que nesse longa ele vem aliado a memória que se relaciona diretamente com ele.

As filhas do cineasta, Dandara Guerra (assistente de direção) e Janaína Diniz Guerra (produtora), que trabalharam no longa, revelaram que ele nunca está satisfeito com o que cria e tem sempre novas ideais, e que toda equipe torna-se obstinada junto com ele a fazer a obra da melhor forma possível.

O diretor falou sobre as dificuldades do projeto, que adapta uma história com muitos anticlímax. Os roteiristas Bruno Laet e Diogo de Oliveira contaram como foi o trabalho com alguém que tem muita admiração, além de um profissional bastante exigente e todo o processo de adaptação da história. Segundo eles o Ruy é muito perfeccionista e eles reformularam a história inúmeras vezes. O elenco concordou sobre ter que desmistificar o ícone para que conseguissem trabalhar com o Ruy.


O diretor falou sobre sua satisfação em fazer o estilo de cinema que gosta e sobre competir com grandes produções com efeitos especiais, "Eu faço da maneira mais simples: não compito”. Sobre o cinema ser o único produto que independe do preço de produção é vendido pelo mesmo preço de seus similares e que existem obras que ficaram para sempre na memória, enquanto outras de grandes bilheterias, serão esquecidas em pouco tempo. 

Questionado sobre seu próximo filme ele revelou que o nome possivelmente será "Palavras Queimadas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário