JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sábado, 10 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "AVIÃOZINHO DE PAPEL" - MOSTRA GERAÇÃO

Aviãozinho de Papel

Sinopse: Dylan, 11 anos, é um menino apaixonado por aviões de papel, arte que lhe foi ensinada por sua falecida mãe desde que era muito pequeno. Sofrendo hostilidades na escola e com problemas em casa, pois o pai ainda não superou a morte da esposa, Dylan insiste nas competições de aviões de papel. Sem muito sucesso no início, mas se esmerando cada vez mais, acaba sempre concorrendo com um colega da escola que é filho de um desportista famoso. Tóquio sediará a grande final. Quem será o vencedor?

Crítica por Juliana Meneses: A exibição do longa Aviãozinho de papel na Mostra Geração para uma grande plateia infanto-juvenil contou com a dublagem ao vivo dos atores Bruno Dubeux, Guilherme Boury e Manuela do Monte. Todos se mostravam muito interessados em ver como seria um filme no qual os dubladores estão ao lado dos espectadores, e a ideia proposta foi bem interessante; a emoção transmitida no ao vivo parece ser maior do que na forma de dublagem tradicional, e a curiosidade do primeiro momento se tornou uma experiência divertida ao longo do filme.

Na história Dylan um menino de doze anos que a mãe morreu à apenas cinco meses, descobre na escola a paixão pelos aviõezinhos de papel e o melhor, que tem vocação para participar de competições, sua primeira experiência fez seu aviãozinho ir longe e deixa o menino fascinado e empolgado a continuar. Dylan é um retrato claro daqueles que mesmo tendo um evento trágico em sua vida, não se deixa abater e segue em frente, tentando se apegar a algo que o motive.

Seu pai não consegue superar a morte da esposa e passa os dias em casa assistindo a vídeos antigos, sem conseguir seguir em frente. O filme trata muito sobre a relação pai e filho, sobre o amor dos dois, o sofrimento de uma família que sofreu uma perda traumática e tenta continuar unida, por mais que, por vezes pareça impossível.

O avô de Dylan, um ex-piloto de guerra, vive em um asilo e tem uma excelente relação com o neto, incentivando o menino a sonhar e a correr atrás de seus objetivos. O professor também dá animo ao menino para descobrir uma forma de conseguir fazer o avião de papel voar mais longe e por mais tempo, e com a ajuda de Kevin, um novo amigo ele consegue através de vários estudos e práticas descobrir qual o melhor caminho a seguir.

As atuações de Ed Oxenbould (Dylan) e Sam Worthington (pai do menino) são boas e bem comoventes. Após a grande final do concurso de aviõezinhos temos uma bonita cena de pai e filho.

Um retrato da descoberta do próprio potencial, sonhos e perseverança, o longa trás uma bonita reflexão de como é possível superar problemas, sensível e emocionante contando com boa fotografia e mostrando que mais importante que vencer é fazer algo bom.

Bruno Dubeux e Manuela do Monte
Guilherme Boury


Ficha Técnica

Título Original: Paper Planes

Título no Brasil: Aviãozinho de Papel

Direção: Robert Connolly

Roteiro: Robert Connolly

Elenco: Ed Oxenbould, Sam Worthington, Peter Rowsthorn David Weham, Deborah Mailman, Alex Williams

Produção: Arenamedia

Gênero: Família, Drama

Ano: 2014

País: Autrália

Cor: Colorido


Nenhum comentário:

Postar um comentário