JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sábado, 17 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "O CONTO DOS CONTOS" - PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL

O Conto dos Contos

Sinopse: Era uma vez três reinos vizinhos onde viviam reis e rainhas, príncipes e princesas, em seus maravilhosos castelos. Um rei libertino, outro cativado por um estranho animal, uma rainha obcecada pelo desejo de ter filhos, feiticeiros e fadas, monstros temíveis, bichos-papões e velhas lavadeiras, saltimbancos e cortesões são os heróis desta interpretação livre dos célebres contos de Giambattista Basile, em uma subversão das histórias que habitam o imaginário infantil. Do diretor Matteo Garrone (Gomorra).

Crítica por Juliana Meneses: Inspirado num livro homônimo  escrito por Giambattista Basile no século XVII, o filme trás a história de contos de fantasia, mas eles não tem nada que sejam infantis como os que estamos acostumados, adaptados para as crianças; esses são contos voltados para o público adulto, que abordam diretamente questões e sentimentos de forma visceral e direta.

A grandiosidade da produção do longa é de impressionar, contando com uma fotografia belíssima, cenário, figurino e maquiagem fantásticos, o filme é um presente aos olhos, mesmo nas cenas mais dramáticas e mórbidas, são extremamente bem feitas, cada detalhe bem executado.

São contadas simultaneamente três histórias, a primeira sobre um rei e uma rainha que não conseguem ter filhos e após receberem um homem misterioso fazem o que ele diz para que ela pudesse engravidar, o rei deveria caçar um monstro marinho, seu coração deveria ser cozido por uma virgem sozinha, e a rainha deveria comê-lo que instantaneamente engravidaria. A segunda sobre um rei solteiro e completamente mergulhado na luxúria que se apaixona pela voz de uma camponesa sem saber quem de fato ela era, e a terceira uma princesa que sonha em casar, cujo pai se mostra um pouco contrariado com a ideia e cria uma disputa para conseguir-lhe um marido. Cada uma com seu desenrolar mais surpreendente, não apenas na base, mas também no restante do enredo. O espectador fica atendo pois as histórias são contadas aos poucos, e vão se cruzando, gerando ainda mais expectativa com o que acontecerá. A única ligação delas é fato de serem reinos vizinhos.

A atuação do elenco em geral é boa, cada um com sua particularidade compre bem a tarefa, numa fábula voltada para o público adulto, tratando de ganância, ira, ciúme e luxúria.


Ficha Técnica

Título Original: Il Racconto dei Racconti

Título no Brasil: O Conto dos Contos

Direção: Matteo Garrone

Roteiro: Edoardo Albinati, Ugo Chiti, Massimo Gaudioso

Elenco: Salma Hayek, Vincent Cassel, Toby Jones, John C. Reilly, Shirley Henderson

Produção: Archimède

Trilha Sonora: Alexandre Desplat

Gênero: Fantasia

Ano: 2015

País: Itália França

Cor: Colorido

Distribuição: Mares Filmes


Trailer



Nenhum comentário:

Postar um comentário