JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sábado, 17 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "GUIDA" - PREMIÉRE BRASIL: COMPETIÇÃO CURTA FICÇÃO

Guida

Sinopse:Guida, uma doce senhora que há 30 anos trabalha no fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural.

Crítica por Juliana Meneses: Um curta metragem que utiliza técnica tradicional de desenho 2d, colorido como aquarela, Guida mostra uma senhora com uma vida pacata que trabalha à  trinta anos no mesmo lugar, o fórum da cidade, cumprindo tarefas burocráticas.

Ao ver um anúncio procurando quem quisesse ser modelo vivo ela resolve se candidatar e com ajuda da arte se vê de forma livre, uma nova mulher, livre dos conceitos de beleza estabelecidos pela idade em nossa sociedade. Cada pintor a desenhava de um jeito, ela era muitas, cada uma com sua beleza.

O curta mostra como através da arte é possível transformar o sujeito e a forma como ele se vê, a protagonista passa a se sentir muito melhor consigo e a apreciar mais a vida. Apesar de ter feito a mesma coisa a vida toda, ela consegue se dar uma chance de mudar e descobrir um novo mundo, mundo este onde ela é mais feliz.

A beleza do filme está em vermos como sempre é possível encontrar algo que nos motive, o filme trás tudo de forma simples e doce, bonito e tocante. 

Ficha Técnica

Título Original: Guida

Título no Brasil: Guida

Direção: Rosana Urbes

Roteiro: Rosana Urbes, Thiago Minamisawa e Bruno Castro

Produção: RR Amination Films

Gênero: Animação

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido


Nenhum comentário:

Postar um comentário