JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ESTREIAS DE 05 DE FEVEREIRO DE 2015



Nessa quinta-feira mais seis filmes chegam nas salas de cinema em todo Brasil. Além dos títulos já em cartaz, chegam mais dois filmes com indicações ao Oscar 2015.

Os Estados Unidos tem três filmes, a ação de guerra "Corações de Ferro", a animação "Bob Esponja - Um Herói Fora D'água" e a ficção científica "O Destino de Júpiter".


O Reino Unido tem dois indicados ao Oscar, "O Jogo da Imitação" e "Selma".

Para fechar as estreias, a França e Bélgica co-produzem o drama "Dois Dias e Uma Noite".  






CORAÇÕES DE FERRO


FURY


Sinopse: Abril de 1945. Enquanto os Aliados fazem sua incursão final na guerra pela Europa, um sargento do exército endurecido pela guerra chamado Wardaddy (Brad Pitt) é responsável pelo comando de um tanque Sherman e uma equipe com cinco homens em uma missão mortal atrás das linhas inimigas. Em menor número, com pouco armamento, e lidando com um soldado novato em seu esquadrão, Wardaddy e seus homens encaram inúmeras adversidades em suas tentativas heróicas de atacar o coração da Alemanha nazista.


Crítica: David Ayer já mostrou que sabe falar sobre cinema de ação tanto quanto roteirista, quanto cineasta. Foi roteirista de filmes como "Velozes e Furiosos", "S.W.A.T", "Dia de Treinamento" entre outros. Seu filme mais conhecido como cineasta é “Reis da Rua”, um bom longa de ação policial. Em Coração de Ferro, Ayer faz filme de ação de guerra com muita competência.

Vamos acompanhar durante 134 minutos, a jornada de cinco homens em um tanque de guerra chamado Fury, na fase final da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Ayer conduziu com maestria não só a história, mas dirigiu um elenco talentoso e mostrou que soube aproveitar o que cada um tem de melhor.

Brad Pitt interpreta o Sargento Dom Wardaddy, um líder nato que é o elo de ligação entre os soldados. Brad Pitt nos mostra um Sargento que tem a dureza da guerra, mas com alguns valores preservados, onde o ator demonstra com o olhar. Em contra ponto tem o novato Norman que precisa aprender a lidar com os horrores da guerra pra se proteger e proteger os companheiros. Norman "Maquina" Ellison oferece a Logan Lerman atuar em várias camadas e nos mostra como a guerra pode ser terrível.

Os outros três integrantes são Michael Peña que interpreta o piloto mexicano Trini Garcia codinome: "Gordo", o piloto do tanque. Michael Peña é um ator carismático e vem crescendo muito a cada filme.

Boyd Swan, o “Biblia” é o personagem Shia Labouf o atirador do tanque. Ironicamente, é ele quem mantém a fé em Deus desse grupo. Em uma guerra tem tantos horrores que a fé é uma ferramenta necessária para se manter a humanidade de cada soldado que passa por ela.  

E como todo grupo tem um rebelde, esse é o personagem Grady de Jon Bernthal que  da vida ao intenso carregador de atilharia. Muitas vezes, Grady é aquele cara chato que gosta de implicar, um tanto rude. Grady é apenas alguém que não polidez para se expressar.

Jason Isaacs interpreta o Capitão Waggoner “Old Man”. Ele é o suporte dos tanques e  quem monta as estratégias com o Sargento Wardaddy.  As duas atrizes Anamaria Marinca e Alicia Von Rittberg  que vivem as primas alemãs, vítimas da guerra, Irma e Emma que trazem um pouco mais de civilidade em meio ao horror da guerra.

A história é um dos pontos fortes desse longa que tem uma qualidade técnica impecável. Fotografia, efeitos visuais e sonoros e uma direção de arte cuidadosa e rica em detalhes. Apesar de ser um filme de guerra, David Ayer consegue belas tomadas, como um das mais bonitas do filme, em que Norman corre em um campo em que está centralizado em plano aberto. A estética do filme é um ponto que chama a atenção.

Fury é o nome do tanque em que os cinco militares moravam com a missão de impedir os nazistas de avançarem mais e dizimarem os aliados e as cidades. No Brasil, o filme ganhou um novo título "Coração de Ferro", totalmente desnecessário. Fury é simples, claro e objetivo e todos entendem. Uma pena esse filme não ter recebido indicações ao Oscar, com certeza é um dos injustiçados do ano. Um filme com essa qualidade merecia competir em diversas categorias.



Ficha Técnica


Título Original: Fury


Título no Brasil: Coração de Ferro

Direção: David Ayer

Roteiro: David Ayer

Elenco: Brad PittLogan Lerman, Michael Peña, Shia LaBeoufJon Bernthal, Jason Isaacs, Christopher Maleki, Alicia von Rittberg, Anamaria Marinca, Jim Parrack, Brad William Henke,  Kevin Vance,Daniel Betts, Edin Gali, Scott Eastwood,   Kevin Strom,  Laurence Spellman,   Xavier Samuel e Adam Ganne.

Produção: Bill Block, David Ayer, Ethan Smith e John Lesher.

Fotografia: Roman Vasyanov

Montador: Dody Dorn

Trilha Sonora: Steven Price

Gênero: Ação / Guerra

Duração: 134 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Sony Pictures

Estúdio: Columbia Pictures / Crave Films / Grisbi Productions, Le / Huayi Brothers Media / LStar Capital / QED International

Classificação: 16 anos




Trailer





O DESTINO DE JÚPITER


Sinopse: Jupiter Jones (Mila Kunis) nasceu sob um céu noturno, com sinais de que estava destinada a algo maior. Agora já crescida, Jupiter sonha com as estrelas, mas acorda para a realidade fria do seu trabalho de limpar banheiros e uma interminável luta contra o mau caminho. É somente quando Caine (Channing Tatum), um caçador ex-militar geneticamente modificado, chega à Terra para localizá-la que Jupiter começa a vislumbrar o destino reservado à ela desde o início - sua assinatura genética a marca como a próxima na fila para uma herança extraordinária que poderia alterar o equilíbrio do cosmos.



Crítica: Essa ficção científica é interessante com um visual maravilhoso, mas com alguns pecados de roteiro e direção. O elenco é bom e tem como protagonista Mila Kunis que dá vida a Júpiter e seu par romântico Caine personagem de Channing Tatum. 

Um vilão só é bobagem. "O Destino de Jupiter" tem um trio de vilões é vivido por Eddie Redmeyne, que interpreta Balem, Douglas Booth é Titus e Tuppence Middleton é kalique, três irmãos com problemas de relacionamento familiar. Aqui Eddie Redmayne não tem a mesma intensidade de seu outro personagem que o indicou para o Oscar e outros prêmios e responsável por receber seu primeiro Globo de Ouro. O ator segue a linha de vilania “A La Voldemort” com uma voz pouco convincente. 

Douglas Booth não faz nada demais com esse personagem e Titus é um vilão óbvio e um pouco sem graça. A maldade feminina fica por conta de Tuppence Middleton que atua melhor que os irmãos nesse longa. A atriz também está em cartaz com outro indicado ao Oscar, "O Jogo da Imitação".

O roteiro tem algumas falhas como repetir o mesmo recurso batido várias vezes no filme. Mas para quem não for muito exigente com essa questão, vai ver um filme com uma boa qualidade técnica como fotografia, efeitos visuais e direção de arte bem interessante. A trilha sonora é Michael Giacchino e é toda com base na música clássica, o que oferece ao filme uma grandiosidade.


Ficha Técnica



Título Original: The Jupiter Ascending


Título no Brasil: O Destino de Jupiter


Direção: Andy Wachowski e Lana Wachowski.

Roteiro: Andy Wachowski e Lana Wachowski.

Elenco: Mila Kunis, Channing Tatum, Sean Bean, Terry Gilliam, Eddie Redmayne,Douglas Booth, Tuppence Middleton, Vanessa Kirby, James D'Arcy, Gugu Mbatha-Raw, Alexandra Fraser,   Charlotte Beaumont, Christina Cole, David Ajala, Demi Kazanis, Katherine Cunningham, Dilyana Bouklieva, Doona Bae,   Eric Ian,   Ancuta Breaban, Jeremy Swift, Jo Osmond,  Kick Gurry, Luke Neal, Maria Doyle Kennedy,  Neil Fingleton, Nikki Amuka-Bird,  Simon Dutton, Spencer Wilding, Tamela D'Amico e Tim Pigott-Smith. 

Produção: Andy Wachowski e Lana Wachowski.

Fotografia: John Toll

Montador: Alexander Berner

Trilha Sonora: Michael Giacchino

Gênero: Ficção Científica

Duração: 127 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Warner Bros

Estúdio: Village Roadshow Pictures / Warner Bros

Classificação: 12 anos




Trailer










BOB ESPONJA - 

UM HERÓI FORA D'ÁGUA


Sinopse: O pirata Alameda Jack (Antonio Banderas) enfim conseguiu encontrar um livro mágico onde todos os planos malignos que escreve se tornam realidade. Entretanto, ele precisa da última página do livro, que está de posse de Bob Esponja, no fundo do mar. Para recuperá-la, Alameda elabora um plano onde o habitat de Bob é destruído. Precisando salvá-lo a todo custo, ele e os amigos Patrick, Sirigueijo, Lula Molusco e Plâncton decidem buscar ajuda na superfície.



Crítica: O novo filme do divertido Bob Esponja e sua turma é feito em 3D e mistura  animação e live action. Desta vez, Bob Esponja contracena com Antônio Banderas que faz o malvado pirata  Barba Burger.


Um dos maiores atrativos da animação é a dublagem. Por melhor que seja a animação, é a voz dos dubladores que coloca alma nos personagens e cativam o público. Bob Esponja é dublado por Wendell Bezerra no Brasil e por Tom Kenny e seus amigos: o leal amigo, estrela-do-mar Patrick (Marco Antonio Abreu / Bill Fagerbakke), o sarcástico Lula Molusco (Marcelo Pissardini/ Rodger Bumpass), a esquilo cientista Sandy (Letícia Quinto /Carolyn Lawrence) e seu chefe, o crustáceo capitalista Sr. Sirigueijo (Luiz Carlos de Moraes / Clancy Brown). A qualidade da dublagem mantem o carisma dos personagens que conquista não só o coração dos pequenos, mas de admiradores de todas as idades.

A história é divertida e alianças são feitas para tentar resgatar a ultra secreta receita do hambúrguer de siri que foi roubada.
Com certeza o filme vai agradar aos fãs da animação.


Ficha Técnica


Título Original: Bob Esponja - The Sponge Bob movie:Sponge Out Of Water.

Título no Brasil: Bob Esponja - Um Herói Fora D'Água

Direção: Mike Mitchell, Paul Tibbitt

Roteiro: Glenn Berger, Jonathan Aibel e Stephen Hillenburg.

Elenco: Antonio Banderas, Bill Fagerbakke, Brody Rose, Carolyn Lawrence, Christopher Backus, Clancy Brown, Jesica Ahlberg, Kaitlyn Ervin, Kari Klinkenborg, Kevin J. O'Connor, Mr. Lawrence, Noah Lomax, Rodger Bumpass, Sirena Irwin, Slash, Thomas F. Wilson, Tom Kenny, Veronica Alicino

Produção: Craig Sost, Mary Parent, Nan Morales, Paul Tibbitt

Fotografia: Phil Meheux

Montador: David Ian Salter

Trilha Sonora: John Debney

Gênero: Animação

Duração: 92 min.

Ano: 2015

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Paramount Pictures International

Estúdio: Nickelodeon Movies / Paramount Animation / United Plankton Pictures

Classificação: Livre


Trailer




O JOGO DA IMITAÇÃO


Sinopse: Cinebiografia de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), que usou seus conhecimentos de matemática, lógica e computação durante a Segunda Guerra Mundial para ajudar os Estados Unidos durante o conflito. Para além do profissional, se escondia um homem em conflito com sua homossexualidade



Crítica: Morten Tyldum conta a história de Alan Turing, o criador do computador. Se você está lendo essa crítica agora, na internet, podemos agradecer a  Alan Turing. Esse britânico não foi somente uma mente brilhante, mas o responsável por evitar muitas mortes e uma grande ajuda na vitória dos aliados contra os nazistas.


A história prende a atenção assim como a maravilhosa atuação de Benedict Cumberbatch como Alan Turing, um homem complexo e genial. Sua inteligência era sua principal qualidade  que garantia a ele as coisas que desejava. Turing era homossexual, ele escondia esse segredo por não ser bem visto na época. Homossexuais eram presos e condenados. A complexidade do personagem proporcionou Cumberbatch uma maior dedicação em dar vida a Alan Turing. Não só na caracterização, mas principalmente na interiorização do personagem. O resultado foi tão positivo que rendeu indicação para todas as premiações de cinema, Globo de Ouro, SAG, Oscar entre outros. Keira Knightley também está bem harmônica nas cenas com Cumberbatch, o que rendeu uma indicação de atriz coadjuvante. Outro ator com um desempenho interessante é Mark Strong. Aos poucos vamos descobrimos mais sobre quem é Stewart Menzies.

"O Jogo da Imitação" tem uma qualidade técnica típica do cinema Britânico. A fotografia de Óscar Fauna proporciona um visual belíssimo que valoriza muito o filme. A direção de arte de Maria Djurkovic é bem cuidada e com uma riqueza de detalhes que merece ser apreciada e tem grandes chances de levar o Oscar para casa.  A trilha sonora de Alexandre Desplast que mais uma vez faz um belíssimo trabalho e também está concorrendo ao Oscar, de novo.

“O jogo da Imitação” está concorrendo a oito categorias no Oscar, Melhor Filme, Diretor, Ator (Benedict Cumberbatch), Atriz Coadjuvante (Keira Knigthley), Roteiro Adaptado, Direção de Arte, Trilha Sonora e Edição.  

Independente de qualquer premiação, “O Jogo da Imitação” é um filme que merece ser visto e apreciado, e é com certeza, um dos melhores filmes do ano.



Ficha Técnica


Título Original: The Imitation Game


Título no Brasil: O Jogo da Imitação


Direção: Morten Tyldum

Roteiro: Graham Moore



Origem da História: Baseado na biografia escrita por Andrew Hodges

Elenco: Benedict CumberbatchKeira Knightley, Mark Strong, Matthew Goode, Allen Leech,  Charles Dance, James Northcote, Matthew Beard,  Rory Kinnear, Steven Waddington, Tuppence Middleton, Tom Goodman-Hill, Jack Tarlton, Alex Lawther, Jack Bannon, Andrew Ravill, Lawrence Kennedy, Victoria Wicks, David Clarkham.

Produção: Graham Moore

Fotografia: Óscar Faura

Montador: William Goldenberg

Trilha Sonora: Alexandre Desplat

Gênero: Drama

Duração: 113 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Diamond Films

Estúdio: Warner Bros

Classificação: 12 anos


Trailer






SELMA

Sinopse: Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo). A história acompanha as marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma (estado do Alabama) até a capital Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.



Crítica por Juliana Meneses: O longa "Selma - uma Luta pela igualdade" mostra o longo percurso para a conquista do voto para os negros dos Estados Unidos. O filme conta como foram elaboradas e realizadas as caminhas históricas e pacificas lideradas por Martin Luther King pelos direitos civis igualitários.


Apesar do voto ser permitido, o registro eleitoral era impedido através de ameaças e violência, principalmente no sul do país, mais conservador que declaravam abertamente suas políticas de governo extremamente segregacionais. O desenrolar da trama se passa no estado do Alabama, na cidade de Selma, onde tanto os governantes como os responsáveis da polícia demonstravam seu repúdio a ideia do voto dos negros. King percebe que seria a intolerância explicita que faria o "drama" necessário para atrair a atenção da imprensa e consequentemente do país e do mundo inteiro.

A forma como Martin Luther King foi retratado, mostra um líder que apesar de se preocupar com seus iguais, amigos e familiares, estava centrado na ideia necessária para atingir seu objeto. De forma estratégica ele consegue pouco a pouco atrair uma enorme quantidade de adeptos do movimento que mesmo sabendo os riscos aos quais estariam expostos a correr, estavam dispostos a enfrentar aquela situação. No papel de King, David Oyelowo interpreta de forma verdadeira um homem bom, político e muito dedicado a seu propósito, mostrando King não como mártir e sim seu lado mais humano.

O clímax do filme se dá em três momentos: primeiro no historicamente conhecido "domingo sangrento", marcha de Selma a Montgomery quando houve uma séria repressão policial na qual cerca 600 manifestantes saíram feridos. Segundo, após o ocorrido do domingo, King pede apoio de todos que pudessem para comparecer a uma nova marcha; chegam pessoas de todo país, brancos e negros, de diversos credos e idades para apoiar o movimento, mas apenas na terceira tentativa que se obtém sucesso.

Com uma fotografia muito bem trabalhada com câmeras mais lentas em momentos de maior dramaticidade e a alternância com cenas reais das manifestações, além de ângulos favoráveis não apenas nas cenas diurnas, mas evidenciando os detalhes em todos os momentos enriquecem enormemente o longa.

A diretora Ava DuVernay acertou no tom ao escolher o momento histórico e a forma como optou retratar King, fugindo do habitual endeusamento do personagem central usando em muitas biografias.


Ficha Técnica


Título Original: Selma

Título no Brasil: Selma

Direção: Ava DuVernay

Roteiro: Paul Webb

Elenco: David Oyelowo,Cuba Gooding Jr., Dylan Baker,

Alessandro Nivola, Andre Holland, Carmen Ejogo, Colman Domingo, Common, Corey Reynolds, David Dwyer, David Morizot,   E. Roger Mitchell, Giovanni Ribisi, Haviland Stillwell, Kent Faulcon, Ledisi Young, Lorraine Toussaint, Martin Sheen, Niecy Nash, Omar J. Dorsey, Oprah Winfrey, Ruben Santiago-Hudson, Stephan James, Tessa Thompson, Tim Roth, Tom Wilkinson, Wendell Pierce

Produção: Christian Colson, Dede Gardner, Jeremy Kleiner, Oprah Winfrey

Fotografia: Bradford Young

Montador: Spencer Averick

Gênero: Drama

Duração: 122 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Paramount Pictures

Estúdio: Celador Films / Cloud Eight Films / Harpo Films / Pathé / Plan B Entertainment


Trailer





DOIS DIAS E UMA NOITE



Sinopse:O filme acompanha Sandra (Marion Cotillard), que perde seu emprego e descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar a favor de sua saída. Querendo recuperar o trabalho, ela e o marido (Fabrizio Rongione) devem visitar seus antigos colegas e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que o casal possa manter o seu emprego.




Crítica: Em Breve.




Ficha Técnica


Título Original: Deux Jours Une Nuit

Título no Brasil: Um Dia e Uma Noite

Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne

Roteiro: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne


Elenco: Marion Cotillard, Fabrizio Rongione, Catherine Salée, Batiste Sornin, Pili Groyne, Simon Caudry, Lara Persain, Alain Eloy, Myriem Akeddiou, Fabienne Sciascia,  Anette Niro, Rania Mellouli, Christelle Delbrouck, Timur Magomedgadzhiev, Hassaba Halibi, Hicham Slaoui,   Philippe Jeusette,  Safia Gollas,  Soufiane Jilal, Yohan Zimmer e Joachin Vicente.

Produção: Denis Freyd, Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne

Fotografia: Alain Marcoen

Montador: Marie-Hélène Dozo

Gênero: Drama


Duração: 95 min.

Ano: 2014

País: Bélgica / França

Cor: Colorido

Estreia: 05/02/2015 (Brasil)

Distribuidora: Imovision


Estúdio: Les Films du Fleuve

Classificação: 12 anos



Trailer



Nenhum comentário:

Postar um comentário