JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO RECEBE CINEASTAS E PERSONALIDADES EM SUA SEMANA DE ABERTURA




A partir desta segunda, dia 2, a Escola de Cinema Darcy Ribeiro promove sua tradicional semana de abertura do primeiro semestre do ano de 2015, quando completa 13 anos de atividade, e recebe grandes nomes do cinema nacional. Todos no horário das 18h30m.


Segunda, dia 2


"Lost Zweig" de Sylvio Back


Sinopse: Última semana de vida do escritor judeu austríaco Stefan Zweig, autor do livro "Brasil, País do Futuro" e de sua jo­vem mulher, Lotte que, num pacto cercado de mistério, se suicidam em Petrópolis (RJ) após o Carnaval de 1942, ao qual haviam as­sistido. Um gesto que ainda hoje, sessenta anos depois, des­perta incóg­ni­tas e assombro pela sua pre­meditação e caráter emblemático.

Duração: 114 minutos

Classificação: 12 anos



Terça, dia 3

"Iluminados" documentário de Cristina Leal


Sinopse: Documentário sobre seis grandes fotógrafos do cinema que ajudaram a dar forma a cinematografia brasileira. São eles: Dib Lutfi, Edgar Moura, Fernando Duarte, Mario Carneiro, Pedro Farkas e Walter Carvalho. O filme reúne as histórias desses diretores de fotografia,  mostra o que pensam sobre seu trabalho, sobre outros diretores, e como enxergam seu cinema em particular e o cinema no mundo.O filme propõe um desafio aos seis fotógrafos: filmar a mesma cena. Pequenas surpresas enriquecem este trabalho, dedicado a todos os fotógrafos que trabalham pela imagem do Cinema Brasileiro.

Classificação: livre


Quarta, dia 4


"As Canções do Exílio" do jornalista e documentarista Geneton Moraes Neto.


Sinopse: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jards Macalé e Jorge Mautner relembram momentos marcantes vividos durante a ditadura. O registro apresenta os acontecimentos decorrentes do cárcere, da vida no exílio e do retorno ao país.

Duração: 95 minutos.

Classificação: Livre


Quinta, dia 5


Exibição dos filmes que tiveram a participação dos professores da ECDR:

"Dispensa do Amor Mecânico" fotografia de Daniel Neves

"Carioca Era Um Rio" direção de Simplício Neto e montagem Júlia Bernstein.



Sexta, dia 6


"A Primeira Missa" de Ana Carolina.


Sinopse: Inspirada no quadro “Primeira missa no Brasil”, de Victor Meireles, a trama do longa gira em torno de um grupo de cineastas, tentando reconstruir um marco na história do Brasil: a encenação da primeira missa no país, com a chegada dos portugueses. Índios perdidos estão reunidos em torno dos patrícios, que discutem como proceder o rito religioso. Dois passos para trás, no entanto, e logo vê-se tratar de um set de filmagem.

Duração: 90 minutos.

Classificação: Livre.



Segunda, dia 9



Encerrando a semana com a Mostra "TCCs ECDR" com exibição dos trabalhos de conclusão de curso.

"A Lança e o Dragão" de Fernanda Nizato

"Para Meus Olhos Duros" de Kadu Soares

"Casa de Mendes" de Felippe César Marins, Milosz Wieckowski e Rafael Dantas. 


Ao final de todos os filmes, haverá um debate do qual participarão os alunos e o público presente. Para a diretora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Irene Perez, a semana de abertura é um momento em que a Escola inicia suas atividades do ano letivo. abrindo ao mesmo tempo, as portas para o público.


"Temos muito prazer em receber o público, alunos e grandes nomes do cinema brasileiro para trocar ideias e falar sobre o cinema, uma paixão que une a todos" - Fala a diretora Irene Perez.



SERVIÇO

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Endereço: Rua da Alfândega, 5, no Centro do Rio.

A entrada é franca.

Todas as sessões: 18h30m 




Favor chegar com meia hora de antecedência ao início das exibições, às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário