JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

terça-feira, 7 de outubro de 2014

FESTIVAL DO RIO: RESULTADO DO PREMIO FELIX

FESTIVAL DO RIO


Xenia e De gravata e unha vermelha vencem o Prêmio Felix

Na noite desta segunda-feira, dia 6, aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil a cerimônia de entrega dos prêmios Felix, dedicados a filmes de temática LGBT dentro do Festival do Rio. O cineasta Aluizio Abranches e a atriz Julia Lemmertz foram os mestres de cerimônia da noite.


O presidente do júri, Wieland Speck, anunciou o primeiro troféu da noite, o Prêmio Especial do Júri, para o longa australiano TODA TERÇA-FEIRA , de Sophie Hyde.

Em seguida, foi a vez do deputado federal Jean Wyllys anunciar o escolhido como Melhor Documentário, o brasileiro DE GRAVATA E UNHA VERMELHA, de Miriam Chnaiderman. O prêmio foi recebido pelo ator, poeta e bailarino Bayar Tonelli, um dos personagens retratados no longa.

Por fim, o ator Mateus Solano revelou o premiado como Melhor Ficção, o grego XENIA, de Panos H. Koutras. A produtora Marie-Pierre Macia recebeu o troféu.

Este ano foi a primeira edição do prêmio Felix, dedicado ao melhor filme de temática LGBT dentro de toda a programação do Festival.

A logomarca do prêmio foi criada pelo designer Cristiano Terto e o troféu, pelo artista plástico Rodrigo Cardoso.


O Prêmio Felix:

O Festival do Rio 2014, pela primeira vez em sua história, premiou o melhor filme do universo gay. Nesse ano, dos 350 filmes apresentados, 44 estiveram aptos a disputar o Prêmio Félix. Para acompanhar o comportamento da sociedade, a curadoria da Mostra Gay sentiu a necessidade de espalhar os filmes com essa temática por todas as outras mostras, abolindo a categoria e criando o troféu Félix. 

Filmes de conteúdo LGBT foram analisados por um júri composto por Wieland Speck (Presidente do Júri) diretor da seção Panorama do Festival de Berlim e co-criador do Teddy Award, João Emanuel Carneiro (roteirista de Central do Brasil e autor da telenovela Avenida Brasil), Albertina Carri (cineasta e diretora artística do *Asterisco - Festival Internacional de Cinema LGBTIQ de Buenos Aires) e Malu de Martino - diretora de Como Esquecer e Margaret Mee e a flor da lua

Foram levados em conta as melhores narrativas, em documentário e ficção. Ou seja, o prêmio quer reconhecer os filmes que tenham mais qualidade, não os mais gays.

Prêmio Félix recebeu esse nome por seu significado: "feliz", "afortunado", "alegre", em Latim. A partir do dia 25, o público vai poder conferir os filmes mais comentados e possíveis concorrentes ao troféu.


Festival do Rio 2014
De 24 de setembro a 8 de outubro
www.festivaldorio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário