JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

ESTREIAS DE 09 DE OUTUBRO DE 2014



Nessa quinta-feira tem mais oito filmes chegando nas salas de cinema no Brasil. 

São quatro co-produções, um filme do Brasil, dois dos Estados Unidos e um da Alemanha. 


Vamos começar com a co-produção entre Brasil e Reino Unido, "Trash - A Esperança Vem do Lixo".  Em seguida, o documentário brasileiro "Ilegal".



Outra Co-produção é entre Argentina, Canadá e França que se uniram para realizar o filme "O Inventor de Sonhos" .


A Alemanha tem o filme "O Físico" que apesar de ser alemão, é falado em Inglês.



Dos Estados Unidos tem uma co-produção  com a Índia, outra com o Reino Unido e Alemanha e duas produções só americanas.

A animação "A Lenda de Oz"  é uma parceria com e Índia, a comédia "Um Amor de Vizinha" é uma produção só americana. O suspense  " O Homem Mais Procurado" que também é um co-produção entre os Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha e o esperado filme terror " Annabelle" fecha as estreias da semana.



TRASH - A ESPERANÇA VEM DO LIXO


Sinopse: A história de rês adolescentes que vivem e trabalham em um lixão no Rio de Janeiro e, um dia, encontram uma carteira que contém instruções para encontrar um tesouro. É o início de uma jornada feita pelo trio, na qual encontrarão pessoas inesperadas pelo caminho

Crítica: Essa parceria entre Brasil e Reino Unido funciona muito bem e nos brinda com uma boa história, um entretenimento de qualidade e um filme que tem várias mensagens para fazer pensar.

Para começar, o roteirista Richard Curtis e o diretor Stephen Daldry moraram no Rio de janeiro por alguns meses, o que proporcionou uma clareza maior para adaptar o livro de Andy Mulligan ao Rio de Janeiro. 

O britânico Richard Curtis contou com a parceria do roteirista brasileiro Felipe Braga e ajudou a tornar o roteiro crível. O filme é falado em português e algumas partes em inglês. Com uma filmografia espetacular, Curtis mostra por que é tão bom, está sempre aberto a aprender, a prestar atenção em tudo à sua volta.  O roteiro é bem escrito e tem intimidade com o que fala.

A dupla britânica fugiu do convencional e construiu o filme com inversos e referências bíblicas como base de estrutura. Um embate entre o bem e o mal que prende a atenção do público do início ao fim.

Para começar, as grandes estrelas do elenco são coadjuvantes, mas cada um com função definida para o desenvolvimento da história, enquanto os protagonistas ficaram por conta dos três meninos que nunca atuaram. Depois os bandidos não são os pobres do lixão e sim os mais ricos. Boas cenas de ação nos embarca nessa jornada.

Quanto as referências bíblicas, os meninos Rafael, Gardo e Rato tem a missão de desenvolver o mistério da carteira. Rafael personagem de Rickson Teves, é o  líder dos meninos. Gardo, personagem de Eduardo Luis é o mais falante. Rato personagem de Gabriel Weinstein é mais safo deles.

Rafael que não se intimida e quer fazer o que é certo custe o que custar. O anjo Rafael é o anjo da cura e aqui o menino Rafael luta pela missão da cura social. Ele é inspirado pelo dono da carteira, João Ângelo, personagem de Wagner Moura. Ângelo significa anjo e ele é a motivação da história, enquanto Selton Mello interpreta o policial corrupto Frederico. Está completo o embate entre o bem e o mal. Enquanto os meninos eram inspirados pelo bem, o policial recebeu a inspiração pelo mal. Selton Melo está bem como o frio vilão que tem a mesma obstinação de seu opositor, o menino Rafael.

Outro acerto de personagens foram os personagens de Martin Sheen, Rooney Mara, André Ramiro, Nelson Xavier e José Dumont. 

Martin Sheen fez o padre missionário que luta por seus ideais humanitários e foge do clássico padre de batina. 

Rooney Mara faz a professora católica com os mesmos ideais, mas de comportamento mais comedido e mesmo assim, luta pelos meninos. 

André Ramiro interpreta o agente penitenciário Marco, um policial corrupto que funciona como obstáculo ao objetivo dos meninos, assim como o policial Militar vivido por José Dumont, ele representa o policial que cumpre ordens, mesmo sabendo que elas são erradas.   

Nelson Xavier interpreta um líder social e brilhou na cena com Eduardo Luiz, Rooney Mara e André Ramiro. 

Stephan Nercessian interpreta o político corrupto que promove a caça a carteira. Antônio Santos, lembra muito um conhecido político.

Tecnicamente o filme marca pontos com um bonita fotografia, uma direção de arte inteligente que saiu do estereótipo de pontos turísticos e focou nos cenários onde importa para história que contou com figurino e maquiagens perfeitas. A trilha sonora também é boa e ajuda a embarcar na história.

A direção de Daldry foi tecnicamente precisa, poética e corajosa em colocar o dedo na ferida com as críticas ao nosso sistema político que muito nos incomoda e poucos tem coragem de fazer. É bom ver como conduziu o trabalho do elenco e deixou todos os astros do cinema em pé de igualdade, que generosamente abriram alas para o trio de estreantes.

Trash - A Esperança Está No Lixo é um filme sobre fé, esperança e garra.   

Ficha Técnica

Título Original: Trash

Título no Brasil: Trash - A Esperança Vem do Lixo


Gênero: Drama
Direção: Stephen Daldry
Roteiro: Felipe Braga, Richard Curtis

Elenco: André Ramiro, Daniel Zettel, Eduardo Luis, Gabrielle Weinstein, Gisele Fróes, Jesuíta Barbosa, José Dumont, Maria Eduarda, Martin Sheen, Nelson Xavier, Rickson Tevez, Rooney Mara, Selton Mello, Stepan Nercessian, Wagner Moura

Produção: Eric Fellner, Kris Thykier, Tim Bevan
Fotografia: Adriano Goldman
Montador: Elliot Graham
Ano: 2014
País: Brasil / Reino Unido
Cor: Colorido
Estreia: 09/10/2014 (Brasil)
Distribuidora: Universal Pictures
Estúdio: O2 Filmes / PeaPie Films / Working Title Films
Informação complementar: Baseado na obra de Andy Mulligan

Trailer

ILEGAL



Sinopse: Documentário mostra a luta de um grupo de mães contra a burocracia e o preconceito para garantir aos seus filhos o direito à saúde, e como seu exemplo deu origem a um movimento nacional pela legalização da Cannabis medicinal.

Crítica: Em Breve.

Ficha Técnica

Título Original: Ilegal

Título no Brasil: Ilegal


Direção: Raphael Erichsen e Tarso Araujo.

Produção: Clarice Laus, Raphael Erichsen e Tarso Araujo.

Gênero: Documentário

Duração: 90 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Espaço Filmes

Classificação: 12 anos

Trailer



O INVENTOR DE JOGOS


Sinopse: O jovem Ivan Drago (David Mazouz) ama jogos de tabuleiro. Quando este hobby o leva ao mundo competitivo da invenção de jogos, ele conhece Morodian (Joseph Fiennes), um inventor que quer destruir completamente a cidade de Zyl, criação do avô do menino. Agora, ele terá que descobrir os segredos por trás desta história

Crítica: O Inventor de jogos tinha tudo para dar certo, mas infelizmente não consegue emplacar como deveria. O diretor argentino Juan Pablo Buscarini que dirigiu o aclamado "Um Conto Chinês", não teve o mesmo sucesso com a história que mistura fantasia e realidade sobre a invenção de diversos jogos pela imaginação do menino Ivan Drago.

A fotografia é mais escura e na verdade para um filme infantil ficou escura demais. Outro ponto foi a falta da ritmo que deixa o filme cansativo.

O ponto positivo é o elenco que tem o Joseph Finnes e Tom Cavanagh nos dois pontos de ação do menino David Mazouz. 

David tem uma carreira na TV em séries como: "Gotham", "The Officer", "Drop Deap Diva", "Criminal Minds", "Mike & Molly", A menina amiga de Ivan, é vivida por Megan Charpentier que tem alguns filmes na sua curta carreira como "Mama", "Residente Evil 5",  além de participações em séries de TV como "Psych", "Fringe", "SuperNatural" entre outras. Megan e David funcionam  bem em cena.

Apesar dos problemas, o filme pode agradar algumas crianças que não se importarem com as falhas do longa.



Ficha Técnica

Título Original: Games Maker

Título no Brasil: O Inventor de Jogos

Direção: Juan Pablo Buscarini

Roteiro: Juan Pablo Buscarini e Pablo De Santis.

Elenco: David Mazouz, Joseph Fiennes, Tom Cavanagh,Valentina Lodovini, Megan Charpentier,  Edward Asner, Robert Verlaque,  Alejandro Awada, Reymond Edward Lee, Ivan Masliah, Sean Mathieson, Juan Cruz Rolla, Nicholás Torcanowsky, John Emmet Tracy, Albert Turner e Vando Villamil.  

Produção: José Ibáñez, Juan Pablo Buscarini, Kim Roberts, Nicolas Rodriguez Ballesteros, Pablo Bossi e Tina Pehme.

Fotografia: Matías Mesa e Roman Osin.

Montador: Austin Andrews

Trilha Sonora: Keith Power

Gênero: Aventura

Ano: 2014

País: Argentina / Canadá / França

Cor: Colorido

Distribuidora: Walt Disney Pictures

Estúdio: DAP Italy / Pampa Films / Sepia Films


Trailer Dublado
Versão Brasileira


O FÍSICO


Sinopse:No século XI, na Pérsia, Rob (Tom Payne) é um jovem cristão que sonha ser médico. Para tentar conseguir seu objetivo ele finge ser judeu para estudar em uma escola que não aceita seguidores do cristianismo

Crítica: Apesar de ser uma produção Alemã, é um filme falado em inglês sobre um jovem aprendiz de medicina que se aventura no oriente para aprender com o melhor médico do mundo, Ibn Sina. 

Uma história interessante sobre os primórdios da medicina enriquecida por uma fotografia que nos ambienta na época e nos proporcionando um visual ora bacana e ora repulsivo, afinal de contas, se é um filme que fala de medicina tem que ter algumas cenas assim.

Uma boa edição de som completa o belo trabalho visual. Assim como Figurino, maquiagem e efeitos especiais competentes.

O elenco é muito bom! Tom Payne interpreta o católico inglês que se disfarça de  judeu para estar entre os mulçumanos com um pouco mais de segurança, já que a guerra religiosa era levada as últimas consequências.

O filme vale como entretenimento e também para nos fazer pensar em quanto a humanidade evoluiu quanto a busca por seu auto conhecimento. O quanto muitos estudiosos e médicos já passaram para desvendar os mistérios do corpo humano.  

Ficha Técnica

Título Original: The Fysician

Título no Brasil: O Físico


Gênero: Aventura

Direção: Philipp Stölzl

Roteiro: Jan Berger, Noah Gordon

Elenco: Tom Payne, Ben Kingsley, Stellan Skarsgard, Emma Rigby, Stanley Townsend, Olivier Martinez,  Elyas M'Barek, Fahri Yardim, Adam Thomas Wright, Makram Khoury, Mehdi Ouazanni, Mohamen Mourad Zaoui, Babak Shah,  Christian Serritiello, Diogo da Silva, Dominique Moore,  Franz Dinda, Hossein Andalibi, Ian T. Dickinson, James Allan,  Manuela Biedermann, Michael Jibson, Michael Marcus, Natalia Witmer, Richard von Groeling, Robert A. Foster, Sahin Eryilmaz, Salvatore Cancemi,   Tom Paladin Bareck, 

Produção: Nico Hofmann e Wolf Bauer.

Fotografia: Hagen Bogdanski

Montador: Sven Budelmann

Trilha Sonora: Ingo Frenzel

Duração: 150 min.

Ano: 2013

País: Alemanha

Cor: Colorido

Distribuidora: Imagem Filmes

Estúdio: ARD Degeto Film / Beta Cinema / UFA Cinema


Trailer


UM AMOR DE VIZINHA


Sinopse:Um corretor de imóveis egocêntrico pede a ajuda de seu vizinho quando ele subitamente fica responsável pela neta que ele não sabia que existia até que seu filho alienado a deixa na sua casa

Crítica por Alê Shcolnik: Um egocêntrico corretor de imóveis se vê forçado a pedir ajuda a sua vizinha quando subitamente se vê responsável por cuidar da neta, diante dos novos fatos de sua vida.

Com um roteiro tocante e encantador, “um amor de vizinha” nos surpreende com diálogos comoventes, divertidos e as vezes irônicos, mesmo tendo os velhos clichês, de sempre.

Entre um roteiro delicado e uma a trilha sonora envolvente, o filme peca na superficialidade das relações. Ainda assim, Michael Douglas e Diane Keaton salvam o filme junto com a pequena Sterling Jerins. Meiga e delicada,  atriz consegue te envolver e te encher de emoção.

Bom filme!




Ficha Técnica

Título Original: And So it Goes

Título no Brasil: Um Amor de Vizinha


Direção: Rob Reiner

Roteiro: Mark Andrus

Elenco: Diane Keaton, Michael Douglas, Sterling Jerins, Annie Parisse, Austin Lysy, Michael Terra, Maurice Jones, Maxwell Simkins, Yaya Alafia, Scott Shepherd, Andy Karl,Frances Sternhagen, Paloma Guzmán, David Aaron Baker, Albert Jones,  Barbara Vincent,   Frankie Valli, Johnny Tran, Luis Augusto Figueroa, Markley Rizzi, Meryl Williams,  Mina Mirkhah, Remington Chase, Sawyer Tanner Simpkins,  Theo Stockman e Tony Bailey. 

Produção: Alan Greisman, Mark Damon e Rob Reiner.

Fotografia: Reed Morano

Montador: Dorian Harris

Trilha Sonora: Marc Shaiman

Gênero: Comédia

Duração: 94 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: PlayArte

Estúdio: Castle Rock Entertainment / Envision Entertainment / Foresight Unlimited


Trailer


O HOMEM MAIS PROCURADO


Sinopse: Imigrante de origens chechena e russa entra de forma clandestina em Hamburgo e tenta resgatar a grande herança que seu pai teria lhe deixado. Mas a chegada súbita deste homem desperta a curiosidade das polícias secretas alemã e americana, que passam a acompanhar seus passos. Enquanto a investigação avança, todos fazem a mesma pergunta sobre o imigrante: seria ele apenas uma vítima, ou um extremista com um plano muito bem elaborado?

Crítica: O Homem Mais Procurado é outro filme baseado em um obra literária. Aqui vemos o último filme de Phillip Seymour Hoffman antes de falecer no início desse ano. 

O elenco é o ponto positivo desse longa. Tanto Seymour Hoffman, quanto Rachel McAddams estão muito bem, assim como o protagonista, o ator russo Grigoriy Dobrygin. Pena que o diretor não aproveitou o talento do ator alemão Daniel Brühl que ficou com um personagem pequeno que não tinha muito o que fazer.

A história é interessante, mas perde a força próximo do final. Quando o filme começa empolgar, perde o ritmo e o fim nos dá a sensação de que falta algo ali.

Para quem gosta de apreciar o trabalho dos atores, O Homem Mais Procurado vale o ingresso, apesar da história ter falhas. 


Ficha Técnica

Título Original: A Most Wanted Man

Título no Brasil: O Homem Mais procurado

Direção: Anton Corbijn

Roteiro: Andrew Bovell, baseado na obra de John le Carré

Elenco: Philip Seymour Hoffman, Grigoriy Dobrygin,Rachel McAdams, Robin Wright, Willem Dafoe, Daniel Brühl, Homayoun Ershadi, Mehdi Dehbi, Vicky Krieps, Kostja Ullman, Franz Hartwick e Rainer Mohr.

Produção: Andrea Calderwood, Malte Grunert, Simon Cornewell e Stephen Cornwell.

Fotografia: Benoît Delhomme

Gênero: Suspense

Duração: 122 min.

Ano: 2013

País: Alemanha / Estados Unidos / Reino Unido

Cor: Colorido

Estúdio: Amusement Park Films / Demarest Films / Film4 / Potboiler Productions / The Ink Factory
Trailer



A LENDA DE OZ


Sinopse: Dorothy (Lea Michele) retorna para a Terra de Oz e encontra o lugar em grande perigo graças ao cruel Jester (Martin Short).


Crítica por Alê Shcolnik: Mesmo não se tratando de um "remake" original de O Mágico de Oz,de 1939,a animação “A Lenda de OZ", consegue despertar algum tipo de curiosidade sobre a história que será contada.

O filme mantém todos os conhecidos personagens do filme original,o Homem de Lata, o Espantalho e o Leão, mas também dá vida a outros super divertidos.

A animação é rica em cores e detalhes.Vale a pena observar bem as cenas,pois,são muito bem produzidas. Já as músicas não emplacam, e são em sua maioria fracas e costumam entrar em momentos pouco prováveis. O roteiro é confuso, deixando os personagens de lado. E, por último, a dublagem não chega a ser primorosa,mas o que mais incomoda nela é a dublagem feita por Manu Gavassi que está carregada no sotaque e inexpressiva.

Excessivamente infantil, é incapaz de agradar tanto criança quanto adultos mais exigentes - de certa forma mal acostumados com as excelentes animações que vem sendo produzidas ao longo dos últimos anos. 

Não esqueça a pipoca!





Ficha Técnica

Título Original: The Lengend of Oz

Título no Brasil: A Lenda de Oz



Direção: Dan St. Pierre, Will Finn

Roteiro: Adam Balsam, Barry Glasser, baseados na obra de Roger S. Baum

Elenco de dublagem versão americana: Lea Michele, Oliver Platt, Dan Aykroyd, Kelsey Grammer, Patrick Stewart, James Belushi, Bernadette Peters, Hugh Dancy, Megan Hilty, Martin Short, Tom Kenny, Brian Blessed, Douglas Hodge, Filip Watermann, Michael Krawic, Randy Crenshaw e outros

Elenco de dublagem versão brasileira: Rodrigo Lombardi, Manu Gavassi, 

Produção: Bonne Radford, Roland Carroll, Ryan Carroll

Trilha Sonora: Toby Chu

Gênero: Animação

Duração: 92 min.

Ano: 2013

País: Estados Unidos / Índia

Cor: Colorido

Estúdio: Prana Studios / Summertime Entertainment (II)

Classificação: Livre




Trailer Dublado
Versão Brasileira




ANNABELLE 


Sinopse: O longa contará a história da boneca assombrada Annabelle, estrelada pela atriz Annabelle Wallis. Prequel de Invocação Do Mal

Crítica por Louise Duarte: O Festival do Rio não seria o mesmo sem os filmes das mostras  Midnight Terror não é mesmo? E um dos destaques da edição desse ano é o prequel de Invocação do Mal (The Conjuring) mostrando a origem da boneca Annabelle com o filme Annabelle .

Baseado em fatos reais, o filme que se passa no ano de 1969, mostra o casal Mia e John prestes a se tornarem pais até que John (Ward Horton) decide presentear Mia (Annabelle Wallis) com uma boneca de porcelana para a coleção da esposa. Quando seus vizinhos são brutalmente mortos em sua casa e um deles segurava a boneca que Mia havia ganho de John. É quando fatos  estranhos começam a acontecer na vida do casal. Desconfiada dos fatos estranhos que começam a acontecer na sua casa antes e depois da chegada de seu filho, Mia resolve investigar mais a fundo tanto sobre o ocultismo como sobre a vida e origens de seus vizinhos, especialmente da mulher chamada Annabelle Higgins.

Dirigido por John Leonetti (Efeito Borboleta 2)  e roteirizado por Gary Dauberman (Swamp Devil) assim como os produtores de Invocação do Mal Peter Safran e James Wan.  O longa possui ângulos de câmera que dão sensações ao espectador tornando a projeção ainda mais verossímel a história sobrenatural mostrada e assim pregando alguns bons sustos na platéia que grita e ainda se diverte com os sustos de algumas cenas. Alguns chegam a retrucar que é só uma boneca. Será mesmo?

A boneca em si não chega a assustar. Ela não é nenhum Chuck  (O boneco da série Brinquedo Assassino) dessa geração mesmo porque a maneira como a história da Annabelle é mostrada é completamente diferente. Apesar dela ser "possuída", ela não é mostrada em nenhum momento tendo algum tipo de reação humana exceto quando ela muda de posições ou de lugares, exatamente como foi descrita pelas enfermeiras que haviam ganho de presente da mãe de uma delas antes dela ser entregue ao casal Ed e Lorraine Warren (que aparecem em Invocação do Mal) que investiga casos semelhantes e que a mantém a boneca um museu em Connecticut nos Estados Unidos. A boneca original é muito diferente da boneca do filme e não dá medo algum já que é uma boneca de pano bem no estilo da nossa Emília. 



O roteiro está bem escrito e está bem a altura para um prequel de Invocação do Mal e amarra bem as histórias dos dois filmes. Apesar da história do filme ser bem diferente da história original em que foi baseada, ainda assim é possível se assustar e se divertir com o longa.


O filme estreia nessa quinta feira dia 9 de outubro e está sendo distribuído pela Warner Pictures.

Ficha Técnica

Título Original:

Título no Brasil:



Direção: John R. Leonetti

Roteiro: Gary Dauberman

Elenco: Annabelle Wallis, Ward Horton, Tony Amendola, Alfre Woodard, Kerry O'Malley,   Brian Howe, Eric Ladin, Gabriel Bateman, Michelle Romano, Morganna May, Paige Diaz e Shiloh Nelson.

Produção: James Wan, Peter Safran

Fotografia: James Kniest

Montador: Tom Elkins

Trilha Sonora: Joseph Bishara

Gênero: Terror

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Warner Bros

Estúdio: Evergreen Media Group / New Line Cinema


Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário