JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

19 DE AGOSTO - DIA DA FOTOGRAFIA!

 A fotografia é  um fator fundamental no cinema, um filme com boa fotografia encanta e seduz os espectadores, para celebrar essa data separamos um top 5 - Filmes Imperdíveis com Fotografia Excepcional!



O fabuloso destino de Amelie Poulain

O Cinema Francês é fascinante! Em O fabuloso destino de Amelie Poulain, dirigido por Jean- Pierre Jeunet quem assiste não consegue tirar os olhos da tela. A história da garotinha que tenta compensar sua infância de distanciamento afetivo, tem uma felicidade interna em fazer o bem para a vida das pessoas que a cercam, das mais inusitadas formas.

Com cores intensas e vibrantes estão por todo o apartamento de Amelie, o contraste de vermelho e verde mostram a força e esperança da protagonista. As texturas por toda parte  mostram sua jovialidade e curiosidade.

O enquadramento que respeita a regra dos terços, guia o espectador e as cenas são muito bonitas e dão um enorme prazer visual, além do excelente roteiro.

A Invenção de Hugo Cabret










Com um toque especial de teatralidade e sensibilidade A Invenção de Hugo Cabret é um filme lindo e interessante. Contado através da ótica de um menino, consegue trazer muita maturidade e reflexão.

Hugo é um garoto que vive numa estação de trem juntando peças para reconstruir um autômato depois da morte de seu pai, além de tomar conta dos relógios do local sem ser percebido. Sobrevindo com muita dificuldade, ele se vê forçado a realizar pequenos furtos para sobreviver, mas certo dia é pego em flagrante em uma loja de brinquedos, e acaba sendo forçado a trabalhar para o dono da loja para não ser entregue ao implacável guarda do lugar No local, ele acaba se tornando amigo de Isabelle, filha adotiva do dono da loja, que é nada menos que Georges Méliès, pioneiro cineasta que passou por uma grande decepção em sua vida, e nem quer nunca mais ouvir falar em cinema. Juntos eles tentam descobrir o que aconteceu com Méliès para que ele tentasse esquecer de todas as formas o seu passado como cineasta. A fotografia traz um contraste entre o tradicional e o atual, demonstrando uma nova linguagem, o passeio de camera mostra o bonito cenário muito caprichado e prende a atenção, além de instigar e emocionar.

O Artista



O filme se passa na Hollywood de 1927 e conta a história do astro de cinema George Valentin, que, enquanto se preocupa com o futuro de sua carreira com a chegada do cinema falado, se apaixona por Peppy Miller, uma jovem dançarina que busca o sucesso.

Feito num formato que remete aos filmes de Hollywood antigos, o longa ainda utiliza o frame rate reduzido da época do Cinema mudo, o que confia aos movimentos em tela uma aparência levemente acelerada. Utilizando planos maiores e evitando o movimento excessivo da câmera o filme tem muita qualidade técnica e estilo. Evidenciando através da fotografia a dramaticidade dos personagens, faz o espectador prestar atenção em cada detalhe.

Moulin Rouge



  

Indicado ao Oscar de melhor fotografia, Moulin Rouge é um musical inspirado em três óperas/operetas: La bohème , La traviata , e Orphée aux enfers .



A história se passa em 1899 tem como protagonista jovem poeta, Christian, que provoca a autoridade do pai ao se mudar para Montmartre, em Paris, considerado um lugar boêmio e inadequado. Lá, ele é acolhido por Toulouse-Lautrec e seus amigos, cujas vidas são centralizadas em Moulin Rouge, um salão de dança, um clube noturno e um bordel muito glamouroso de sexodrogas. Christian se apaixona pela mais bela cortesã do Moulin Rouge, Satine.


Com suas cores exuberantes em muito vermelho e sobretons, a atmosfera do filme gira em torno da paixão, a fotografia consegue transmitir muito bem essa ideia. Ousado e muito original, o estilo de filmagem faz os cenários parecem ainda mais excepcionais e intensos, surpreendendo a cada cena.



A Noiva Cadáver





Passado num vilarejo europeu no século 19, este filme de animação com bonecos de massinha conta a história de Victor, um jovem que é arrastado para o outro mundo ao se casar sem querer com a misteriosa Noiva Cadáver, enquanto sua noiva legitima, Victoria, o espera na Terra dos Vivos. Por mais que a vida na Terra dos Mortos se mostre mais agitada do que o onde ele cresceu, Victor ve que não há nada neste mundo, ou no outro, que possa afastá-lo de sua amada. É uma história de amor e otimismo, contada ao modo de Tim Burton.

Com cenas muito bonitas e tons sombrios ao retratar o mundo dos mortos, com muito azul em suas tonalidade e branco que trás um aspecto mórbido. Já o mundo dos vivos é bem colorido com tons fortes, gerando um forte contraste. O filme fala da morte, mas o foco principal é o amor. A fotografia dessa animação encanta e mostra como um stop motion pode conter toda uma riqueza de detalhes que caracteriza a alma dos personagens.


Por Juliana Meneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário