JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ESTREIAS DE 14 DE MARÇO DE 2014



Nesse fim de semana tem mais sete filmes chegando nas salas de cinema. O Brasil tem dois filmes, um documentário sobre  a amazônia  "Amazônia Eterna" e uma co-produção com a Argentina, o drama "Insônia".

Hollywood manda mais dois indicados ao Oscar, "Ela" "Nebraska", além do divertido "Caçadores de Obras Primas" baseado em fatos reais e com um elenco espetacular.

O japão chega nas salas com o drama "Era Uma Vez Em Tóquio".

A frança em parceria com o Camboja nos trás o documentário "A Imagem Que Falta".





INSÔNIA


Sinopse: A história de Cláudia, uma adolescente de 15 anos que perdeu a mãe aos 6 anos e vive com o pai Rafael, um cientista argentino. Os dois vivem no Rio Grande do Sul e em uma viagem conhecem Andrea. o filme mostra amizade, sentimentos de família e amores.



Crítica: Insônia foi filmado em 2007 e conta a realidade dos jovens da época, onde só havia o orkut e msn nos computadores domésticos. Nada de internet no celular, instagram, ipod, tablet, facebook ainda estava engatinhando no Brasil e tantas outras ferramentas usadas hoje em dia.

A história é simples e a forma de contar bem interessante. O elenco é pequeno, mas funciona. O Ator argentino Daniel Kuzniecka se destaca como o pai da adolescente. Luana Piovani interpreta Andrea que é a namorada de Rafael e amiga de Cláudia. A jovem Lara Rodrigues que foi a Narizinho do Sitio do Pica Pau Amarelo da Rede Globo mostra que tem talento e fez a Cláudia na medida. Hoje ela já está adulta. Uma pena que o menino que interpreta Daniel não fala português e teve ser dublado. O que pode ter comprometido um pouco sua atuação.

O diretor Beto Souza optou por usar animação para registrar os pensamentos de Cláudia, o que deixou o filme mais divertido.

O cinema nacional está investindo mais em filmes para os nossos jovens, mesmo que modestamente, mas já é um começo.





Ficha Técnica:

Título Original: Insônia

Título no Brasil:Insônia

Direção: Beto Souza

Roteiro: Lulu Silva Telles, Marcelo Carneiro da Cunha

Origem da História: Baseado no livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha

Elenco: Daniel Kuzniecka, Lara Rodrigues, Luana Piovani, Leonardo Machado,  Larissa Rezende, Nicolas Condito.

Produção: Beto Rodrigues

Co Produção: Artelux Produções, Okana Produções e Americine.


Direção de Fotografia: Cézar Moraes


Direção de Arte: Luiz Roque


Montagem: Luca Alverdi


Direção Musical: Léo Henkin


Mixagem de Som: André Sittoni


Figurino: Lara Amaral


Maquiagem: Nancy Marignac


Gênero: Comédia

Duração: 91 minutos.


Ano: 2012

País: Brasil / Argentina

Cor: Colorido

Distribuidora: Panda Filmes 

Estúdio: Americine / Arte Lux Producoes Cinematograficas / Okna Produções / Panda Filmes



Trailer Legendado






AMAZÔNIA ETERNA



Sinopse: Dirigido por Belisario Franca (Giros) e idealizado em parceria com Maurício Magalhães (Agência Tudo), o longa metragem “Amazônia Eterna” traz uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica entre a exploração da economia verde e a manutenção do ecossistema amazônico. O documentário apresenta nove projetos com propostas bem sucedidas do uso da floresta de maneira sustentável, beneficiando diretamente a população local e promovendo boas parcerias econômicas. Atividades como agricultura, pesca, pecuária e extrativismo são desvendadas sob o respaldo de especialistas, entre eles o economista Sérgio Besserman, a ambientalista Bertha Becker, e o ecologista Virgilio Viana, além do depoimento de amazônidas.


Crítica: Em Breve.

Ficha Técnica:

Título Original: Amazônia Eterna

Título no Brasil:Amazônia Eterna

Direção: Belisario Franca

Roteiro: Belisario Franca, Bianca Lenti, Yan Motta

Produção: Maria Carneiro da Cunha

Fotografia: Gustavo Habda

Montador: Yan Motta

Trilha Sonora: Armand Amar

Gênero: Documentário

Duração: 87 min.

Ano: 2012

País: Brasil

Cor: Preto e Branco

Distribuidora: Elo Company

Classificação: Livre















Trailer Legendado





ELA


Sinopse: Em um futuro não muito distante, o escritor solitário, Theodore (Joaquim Phoenix) compra um novo sistema operacional desenhado para atender todas as necessidades. Para surpresa de Theodore, começa a desenvolver uma relação romântica entre ele e o sistema operacional Samantha (voz de Scarlet Johanson). Essa história não convencional mistura ficção científica e romance em um conto que explora a natureza do amor e as formas como a tecnologia nos isola e nos conecta. 



Crítica: Uma das histórias mais bonitas e significativas dos filmes que concorrem ao Oscar esse ano. De forma poética, o filme faz um alerta sobre como as pessoas estão se isolando e criando relacionamentos imaginários. 

Com um roteiro interessante "Ela" mostra um personagem introvertido com um romantismo que deixa aflorar em sua imaginação no que o transforma em um dos melhores profissionais do seu ramo. Theodore vivido por Joaquim Phoenix tem dificuldade em viver esse romantismo com uma pessoa de verdade, motivo do fim do seu casamento com Catherine (Rooney Mara). Também tentou um relacionamento com uma linda moça do encontro às cegas vivida por Olívia Wild. 

Mas é por Samantha que ele se apaixona. Samantha é a voz do computador criado para suprir as necessidades do dono e com isso, desenvolve um aprendizado a medida do convívio com ele.  Scarlet Johanson empresta sua voz para Samantha que encanta Theodore como se ela fosse uma pessoa real de carne e osso. Pena que Hollywood não sabe apreciar interpretações das quais não possa ver. Scarlet Johanson fez um belíssimo trabalho e merecia uma indicação. A atriz ficou limitada a interpretar apenas com a voz, como os dubladores fazem. Outro trabalho interessante é do próprio diretor e roteirista Spike Jonze que faz a voz do bonequinho irreverente do vídeo game que Theodore tanto gosta de jogar. 


Esse filme saiu da cabeça criativa de Spike Jonze que dirigiu com propriedade cada detalhe do filme. Desde a história até a edição e trilha sonora. Um filme com qualidade técnica, uma beleza artística e um entretenimento com conteúdo para refletir ao sair da sala de cinema.



  

Ficha Técnica:

Título Original: Her

Título no Brasil: Ela

Diretor: Spike Jonze


Roteiro: Spike Jonze


Elenco: Joaquim Phoenix, Scarlet Johanson, Amy Addams, Olívia Wilde, Rooney Mara, Allia Janine , Chris Pratt, Matt Letscher, Portia Dubleday, Sam Jaeger,  Cassandra Starr, Katherine Boecher, Luka Jones, Pamela Roylance, Laura Meadows e Spike Jonze.   


Produção: Chelsea Bernard, Megan Ellison e Natalie Farrey. 


Trilha Sonora: Owen Pallett


Duração: 126 minutos.


Ano: 2013


Classificação: 14 anos.


Gênero: Drama, Ficção Científica e Romance


País: Estados Unidos


Distribuidor: Sony Pictures (Brasil) / Warner (Internacional)


Produtora: Annapuma Pictures.





Trailer Legendado




NEBRASKA


Sinopse: Road movie em preto e branco. Nebraska acompanha a trajetória da viagem de uma família para apoiar a determinação do patriarca já idoso e crédulo. Ao receber uma propaganda pelo correio, ele acredita ter ganho 1 milhão de dólares. O filho David demonstra seu amor e carinho pelo pai atendendo seu desejo de ir atrás do prêmio e convence a mãe e o irmão Ross os acompanharem.








Crítica: Mais um indicado ao Oscar com chances de levar a estatueta. Um linda história do amor de um filho com seu pai idoso, um show de interpretação dos quatro atores Bruce Dern, Will Forte, Bob Oldenkirk e June Squibb que está indicada ao Oscar de Atriz Coadjuvante. Ela está espetacular.


Alexander Payne dirigiu com maestria esse filme que fala com delicadeza de relações familiares suas limitações e as possibilidades de demonstração de afeto, assim como o núcleo familiar pode se proteger dos parentes interesseiros.

A fotografia em preto e branco dá um charme a mais e um tom mais romântico. A montagem bem feita nos leva para um passeio com a família Grant com uma trilha sonora bem pontuada.

Nebraska é o resultado de um trabalho bem feito tanto na técnica, quanto em qualidade artística, assim  como entretenimento. Alexander Payne desenvolveu um belo filme com um argumento simples que se tornou uma grande história sobre pessoas. 




Ficha Técnica:

Título Original:

Título no Brasil:


Direção: Alexander Payne

Roteiro: Bob Nelson

Elenco: Bruce Dern,Will Forte, 

Angela McEwan, Bob Odenkirk,  Dennis McCoig, Devin Ratray, Elizabeth Moore, Eula Freudenburg, Gelndora Stitt, Jeffrey Yosten, John Reynolds, June Squibb, Kevin Kunkel, Mary Louise Wilson, Missy Doty, Neal Freudenburg, Rance Howard, Ronald Vosta, Stacy Keach, Tim Driscoll, 

Produção: Albert Berger, Ron Yerxa

Fotografia: Phedon Papamichael

Montador: Kevin Tent

Trilha Sonora: Mark Orton

Gênero: Drama

Duração: 115 min.

Ano: 2013

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Sony Pictures

Estúdio: Blue Lake Media Fund / Bona Fide Productions / Echo Lake Productions


Trailer Legendado







CAÇADORES DE OBRAS PRIMAS



Sinopse:Baseado no livro homônimo de Robert M. Edsel, filme conta a história de um grupo de militares especialistas, selecionados pelo governo dos EUA para recuperar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Crítica: George Clooney conta uma história de guerra sob uma perspectiva ainda não explorada nos cinemas. "Caçadores de Obras Primas" fala sobre um grupo de militares que se dedicaram a salvar obras de arte que são referências históricas e culturais de um povo. Durante a segunda guerra, Hitler confiscou obras de arte de diversos países na Europa e chegou a destruir uma parte delas e outras foram para sua coleção pessoal, para alguns de seus aliados e outras escondidas.

Isso tudo para destruir qualquer vestígio da existência dos judeus na história do mundo. De obras expostas a coleções particulares foram mais de 16 mil peças de artes entre quadros, esculturas, jarros, vasos e tudo em valor inestimável. Nem todas as obras eram judias, apenas pertenciam aos judeus.


Para isso, Clooney escalou um elenco espetacular começando por seu grande amigo Matt Damon, seguido de Cate Blanchet, Jean Dujardin, John Goodman, Bill Murray e Bob Ballaban,  além da ilustre participação, Alexandre Desplat que interpreta Emile. Desplat é um dos compositores mais requisitados e premiados do cinema. Inclusive está concorrendo ao Oscar de Trilha Sonora pelo filme Philomena. Cada um a seu modo deixou um toque especial, uma marca em seu personagem.

O filme é divertido, mas tem alguns problemas técnicos.

George Clooney escreveu o roteiro acompanhado de outros três roteiristas, dirigiu o longa e optou dar um toque de comédia. Até ai tudo bem, se Clooney tivesse domínio do gênero teria sido melhor, mas admiro a coragem de sair da zona de conforto para  entrar em águas ainda não exploradas por ele. Como o personagem principal estava em suas mãos, Clooney quis deixar Frank Stroke o mais americano dos personagens e conseguiu.   

Caçadores de Obras primas vale pela diversão, mas também como um registro da coragem e determinação de homens de várias nacionalidades em busca de salvar a memória cultural e um registro importante da humanidade.



Ficha Técnica:

Título Original: The Monuments Men

Título no Brasil: Caçadores de Obras Primas

Direção: George Clooney

Roteiro: Bret Witter, George Clooney, Grant Heslov, Robert M. Edsel

Elenco: George Clooney,Matt Damon, Bill Murray, Cate Blanchett, John Goodman, Bob Balaban, Jean Dujardin, Adrian Bouchet, Andrew Alexander,  Diarmaid Murtagh, Dimitri Leonidas,  Hugh Bonneville,  Lee Asquith-Coe, Mark Badham e Matthew John Morley.

Produção: George Clooney e Grant Heslov.

Fotografia: Phedon Papamichael

Montador: Ruy Diaz, Stephen Mirrione

Trilha Sonora: Alexandre Desplat

Gênero: Drama

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Preto e Branco

Estúdio: Sony Pictures

Site de Alexandre Desplat:
http://www.alexandredesplat.net/us/filmo-e.php




Trailer Legendado









ERA UMA VEZ EM TÓQUIO


Sinopse: Um casal de idosos vai de Onomichi para Tóquio visitar os filhos após uma ausência de 20 anos. Hospedam-se inicialmente com a família do filho mais velho, que não dispõe de tempo nem de condições financeiras para oferecer aos pais a atenção necessária. Sentido-se desprezados, eles se mudam para a casa da filha mais velha, que dirige um salão de beleza e vive atarefada. Apenas a viúva do filho mais novo, Shoji, Ihes oferecerá hospitalidade.


Crítica: Em Breve.



Ficha Técnica:

Título Original:

Título no Brasil: Era Uma Vez em Tóquio


Direção: Yasujirô Ozu

Roteiro: Kôgo Noda, Yasujirô Ozu

Elenco: Chieko Higashiyama, Chishû Ryû, Eijirô Tôno, Haruko Sugimura, Hisao Toake, Kuniko Miyake, Kyôko Kagawa, Mutsuko Sakura, Nobuo Nakamura, Setsuko Hara, Shirô Osaka, Sô Yamamura, Teruko Nagaoka, Toyo Takahashi

Produção: Takeshi Yamamoto

Fotografia: Yûharu Atsuta

Montador: Yoshiyasu Hamamura

Trilha Sonora: Takanobu Saito

Gênero: Drama

Duração: 135 min.

Ano: 1953

País: Japão

Cor: Preto e Branco

Distribuidora: Esfera Filmes / Europa Filmes

Estúdio: Shôchiku Eiga
Trailer Legendado





A IMAGEM QUE FALTA


Sinopse:Dirigido pelo documentarista Rithy Panh, A Imagem que Falta busca recriar os anos de terror em que o Camboja foi governado pelo regime do Khmer Vermelho, responsável por um genocídio que vitimou cerca de dois milhões de pessoas entre 1975 e 1979.

Crítica: Em Breve.


Ficha Técnica:

Título Original:

Título no Brasil:

Direção: Rithy Panh
Elenco: Randal Douc
Gênero: Documentário
Duração: 92 min.
Ano: 2013
País: França / Camboja
Cor: Preto e Branco
Classificação: 16 anos


Trailer Legendado



Nenhum comentário:

Postar um comentário