JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Quando o Cinema e Literatura Se Encontram na Bienal do Livro

Foto: Fernanda Dias
Cinema e Literatura são dois assuntos em comum afinal de contas ultimamente parece que um não vive sem o outro, especialmente depois da enxurrada de obras literárias que invadiram as telas de cinema com obras para todos os gostos.

Claro que muitos filmes adaptados (ou melhor, a maioria deles) não chegam nem aos pés dos livros em que foram inspirados, já outros filmes conseguem ser melhores que os livros de origem. O fato é que Literatura e Cinema sempre estarão unidos de um jeito ou de outro.

Pensando nisso e aproveitando que a Bienal do Livro carioca está acontecendo na cidade, o Cinema Para Sempre foi cobrir a maior feira literária da América Latina que nesse ano comemora em uma 16a edição 30 anos do evento.

E muitas novidades já fecharam o primeiro final de semana da feira. Essa semana tivemos a presença do autor Nicholas Sparks autor de livros que viraram filmes como O Diário de Uma Paixão, Um Homem de Sorte, A Última Música, Querido John, Um Amor Para Recordar, Porto Seguro, Uma Carta de Amor entre outros. Alias, o autor que vende livro como água e faz o maior sucesso entre os adolescentes causou um verdadeiro alvoroço na feira literária forçando a organização a trocar o bate papo inicial por uma sessão de autógrafos. Parecia que elas estavam indo ver um astro de rock e não um escritor tamanha era a histeria das meninas que chegaram a desmaiar enquanto esperavam na fila que passou de mil pessoas e que durou a tarde inteira.

Foto: Louise Duarte
Perto dali, tivemos um bate papo descontraído no Café Literário que teve a presença de Matthew Quick que escreveu O Lado Bom da Vida que teve várias indicações ao Oscar nesse ano e levou para casa algumas estatuetas. Seu mais novo livro Perdão, Leonard Peacock que está sendo lançado na Bienal também deve virar filme.

Já Emily Griffin que participou do Encontro com Autores só teve um dos seus livros adaptados para o cinema por enquanto, O Noivo da Minha Melhor Amiga mas que em breve alguns de seus livros ganharão adaptações para o cinema como Nascida À Meia Noite.

Foto: Louise Duarte
Um trio de brasileiros que faz bastante sucesso entre o público infantil e adolescente também está presente na programação da Bienal do Livro. O cartunista Ziraldo que comemora 80 anos de idade e com isso é o grande homenageado da feira. Ziraldo já teve suas histórias adaptadas para o cinema como O Menino Maluquinho e Uma Professora Muito Maluquinha. Já Mauricio de Sousa e sua famosa Turma da Mônica tiveram várias animações feitas para o cinema como A Princesa e o Rôbo, CineGibi, Uma Aventura no Tempo entre outros. Ele revelou em um bate papo com leitores que até 2015 deverá ser lançado uma aventura em 3D do dinossauro Horácio além de novas aventuras da Turma da Monica infantil e Jovem. Ele ainda não sabe dizer se o filme da Turma da Mônica Jovem será animação ou com atores de verdade, mas está estudando o projeto. Já Thalita Rebouças que já teve histórias suas adaptadas para a TV e o Teatro, revela que em breve elas irão ganhar as telas de cinema também como as adaptações de Fala Sério, Mãe;  Uma Fada Veio Me Visitar e Era Uma Vez Minha Primeira Vez.

Em breve mais sobre o Cinema e a Literatura na Bienal do Livro do Rio que acontece até o dia 8 de setembro no Rio Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário