JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

domingo, 25 de novembro de 2012

ESTREIAS DESSA SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012

Nesse fim de semana, chegam mais cinco filmes nas salas de cinema em todo Brasil. Vamos começar com o filme "As Palavras" , "Curvas da Vida", Holy Motors, "Na Terra de Amor e Ódio" e "Paz, Amor e Muito Mais".


As Palavras


Sinopse: Casado com uma linda mulher, Rory Jasen (Bradley Cooper), trabalha em uma editora de livros, e alimenta o sonho em um dia ter o seu próprio livro publicado. Com o passar o tempo, o sonho vai dando lugar à frustração e Rory chega a conclusão de que nunca conseguirá escrever algo realmente bom. Mas eis que, um dia, em uma pequena loja de antiguidades, ele encontra uma pasta com maço de folhas amareladas, ao ler, Rory sente-se rapidamente ligado à história e não consegue tirar ela da cabeça. Tomado por um impulso, ele começa a transcrever todo o conteúdo para a tela do computador. Palavra, por palavra, aquela história começa a ganhar vida através de Rory. Resultado: seu primeiro livro é publicado. Prêmios e fama passam a ser rotina na vida do casal, até o dia em que um frágil senhor (Jeremy Irons) encontra Rory e conta para ele como as palavras de seu best-seller foram realmente escritas.

Crítica: Um belo filme que conta a trajetória de como foram escritas as palavras de um best seller. A ideia é interessante, assim como sua forma de contar a história. É como se estivéssemos reunidos na sala de cinema com alguém lendo um livro em voz alta. A história é contada pelos personagens de Jeromy Irons e Dennis Quaid. 

Jeromy Iron por sinal está muito bem como o frágil senhor que nos conta a história. Durante o desenrolar da história,  Alguns conceitos e questionamentos são colocados a medida que os personagens vão desenrolando suas ações.
Um filme que é feito como uma obra de arte na parte técnica. Boa fotografia e belos enquadramentos nos oferece um sensação de conforto ao ver as imagens que nos prende a atenção. A Direção de arte também é muito bem cuidada, principalmente quando volta ao passado no período da segunda guerra. Jeromy Irons conta a história que vamos vendo Ben Barnes desempenhar com muita competência e a altura da interpretação de Irons.

Há quem está indo para a sala de cinema ver o filme por causa de Bradley Cooper e Zoe Saldana. Eles estão bem no filme e trabalham bem juntos. Outros podem ir por causa de Olívia Wild e Dennis Quaid. Apesar disso, o filme é indiscutivelmente de Jeromy Irons. 

Ficha Técnica:
Título Original: The Words
Título no Brasil: As Palavras
Diretor: Brian Klugman, Lee Sternthal
Elenco: Olivia Wilde, Zoe Saldana, Bradley Cooper, Dennis Quaid, Jeremy Irons, J. K. Simmons, Ben Barnes, John Hannah, Zeljko Ivanek
Produção: Michael Benaroya, Tatiana Kelly, Jim Young
Roteiro: Brian Klugman, Lee Sternthal
Fotografia: Antonio Calvache
Trilha Sonora: Marcelo Zarvos
Duração: 96 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Also Known As Pictures / Benaroya Pictures / Animus Films / Serena Films / Waterfall Media







Curvas da Vida


Sinopse: Gus Lobel (Clint Eastwood) é um dos melhores olheiros de beisebol durante décadas. Mas a idade começa a pesar e dar sinais de limitações. Para ajudá-lo mesmo contra vontade, seu melhor amigo (John Goodman) convence Mickey (Amy Addmas) a ajudar o pai.   Ela acaba resgatando a difícil relação com o pai como reencontrando uma de suas grandes paixões, o Beisebol. Nesse percurso,  (Justin Timberlake) também tenta reencaminhar sua vida dentro do esporte, mas desta vez não como jogador.
Crítica: O filme de Robert Lorez conta uma boa história. Isso é o mais importante para ser fazer um bom filme. Depois tem que ter um bom contador de histórias e Robert Lorez cumpre muito bem esse papel contando a história de um homem que é o que tem de melhor em sua profissão, mas um fracasso nas relações pessoais, principalmente com sua filha. O outro fator que faz com que o filme tem carisma, são as pessoas que dão vidas a outras pessoas. O elenco do filme parece ter sido escolhido a dedo. Clint Eastwood é o protagonista. Ele dá veracidade e intensidade a Gus Lobel, um olheiro de beisebol que é considerado o melhor em décadas. A filha Mickey ganha vida na pele de Amy Addams e  Justin Timberlake é o jovem jogador de baisebol que precisa recomeçar, mas outra função. Eles não conseguiram desenvolver os conflitos da história sem os personagens de John Goodman e Michael Lillard. Apesar de não ter tanta importância para história, os colegas de Gus, outros olheiros que passaram a vida toda trabalhando juntos, promovem os melhores diálogos do filme. Isso sem necessidade de lições de moral ou discursos chatos. Não são conversas do cotidiano de quem convive no dia a dia, e dos vínculos de amizade e a intimidade dessa convivência.  Mérito do roteirista Randy Brown! Quem prestar atenção vai entender um particularidade do ser humano, nos comportamos diferente em cada ambiente que convivemos, no trabalho, em casa com a família, com amigos ...
Outros detalhes do filme são interessantes, uma bela fotografia, uma boa trilha sonora e facilidade com que o filme em seu conjunto da obra conversa com seu público. Não precisa ser fã de beisebol para entender o filme.
Curvas da Vida é com certeza um bom entretenimento para quem quer se divertir e sair bem da sala de cinema.
Ficha Técnica:
Título Original: Throubles With The Curve
Título no Brasil: Curvas da Vida 
Diretor: Robert Lorenz
Elenco: Clint Eastwood, Amy Adams, Justin Timberlake, John Goodman, Matthew Lillard, Robert Patrick, Scott Eastwood, Matt Bush, Ed Lauter, Chelcie Ross
Produção: Clint Eastwood, Robert Lorenz
Roteiro: Randy Brown
Fotografia: Tom Stern
Duração: 110 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Malpaso Productions
Classificação: 12 anos






Holly Motors



Sinopse: Monsieur Oscar (Denis Lavant) é um homem sombrio que viaja de uma vida para a outra. Ele alterna-se entre ser um assassino, um pedinte, um industrial, um monstro e um pai de família. Ele parece ser um ator representando, mas onde estão as câmeras? Oscar vaga acompanhado por Céline, que dirige o enorme carro que o transporta pelos arredores de Paris. Como um assassino que se move de morte em morte, ele persegue a beleza e o motor da vida, as mulheres e os fantasmas da sua memória. 
Crítica: Em Breve.

Ficha Técnica:
Título Original: Holy Motors
Título no Brasil: Holy Motors
Diretor: Leos Carax
Elenco: Denis Lavant, Edith Scob, Eva Mendes, Kylie Minogue, Elise Lhomeau, Jeanne Disson, Michel Piccoli, Leos Carax, Nastya Golubeva Carax, Reda Oumouzoune, Zlata, Geoffrey Carey, Annabelle Dexter-Jones
Produção: Martine Marignax, Albert Prévost, Maurice Tinchant
Roteiro: Leos Carax
Fotografia: Yves Cape, Caroline Champetier
Duração: 115 min.
Ano: 2012
País: França, Alemanha
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Imovision
Estúdio: arte France Cinéma / WDR / Arte / Pierre Grise Productions / Pandora Filmproduktion / Théo Films
Classificação: 14 anos

Na Terra de Amor e Ódio

Sinopse: Uma mulher muçulmana (Zana Marjanović) apaixona-se por um militar sérvio (Goran Kostic) dias antes do início da guerra da Bósnia. Durante o conflito, a relação entre eles fica profundamente afetada.
Crítica:   Angelina Jolie após um visível desânimo em atuar, busca inspiração em escrever, produzir e dirigir um filme de guerra. Alguns pontos a favor e outros contra, fazem de "Na Terra do Amor e Ódio" ter um ponto de intercessão, a curiosidade. 
Apesar de Angelina Jolie afirmar ser mais uma história de amor, é mais uma história de guerra onde o amor é testado de todas as formas. É preciso estar preparado psicologicamente para assistir esse filme. São muitas cenas onde a violência da guerra é exposta com realidade. Já que a guerra dos Balcãs aconteceu em 1992 e 1995. Medo, armas, humilhação e sofrimento são fatores presentes que podem incomodar cinéfilos desavisados, ou aquele que não estômago para assistir tanto sofrimento. 
O filme é falado na língua original e nenhuma palavra em inglês, nem mesmo na trilha sonora. Se quer tratar da realidade de uma guerra na Europa, na mais justo que colocar no idioma original e não em inglês. Legenda não é problema para os brasileiros. Os atores também não são conhecidos por aqui. É sempre bom conhecer caras novas e outros talentos.

Independente de gostar ou não de Angelina Jolie, uma coisa ela tem mérito, coragem de mergulhar em algo novo e sair de sua zona de conforto. Esse é o primeiro filme escrito, dirigido e produzido por ela. Pode ter sido, sim, uma nova motivação para alguém que gosta de cinema e está desmotivada há um bom tempo.
Mas é bom avisar que esse é o tipo de filme que causa impacto em quem assiste e é só digerido aos poucos.
Mesmo assim vale a pena conferir.  


Ficha Técnica:
Título Original: In The Land Of Bllod and Honey
Título no Brasil: Na Terra de Amor e Ódio 
Diretor: Angelina Jolie
Elenco: Rade Serbedzija, Nikola Djuricko, Branko Djuric, Zana Marjanovic, Goran Kostic, Dolya Gavanski, Jasna Beri, Goran Jevtic, Levente Törköly, Boris Ler
Produção: Tim Headington, Angelina Jolie, Graham King, Tim Moore
Roteiro: Angelina Jolie
Fotografia: Dean Semler
Trilha Sonora: Gabriel Yared
Duração: 127 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: GK Films

Paz, Amor e Muito Mais




Sinopse: Diane (Catherine Keener) é uma advogada de Nova York que não fala com a mãe há 20 anos. Quando seu marido pede o divórcio, ela decide levar os filhos para conhecer sua mãe, uma hippie que mora em Woodstock. 

Crítica: Em Breve.


Ficha Técnica:

Título Original: Peace, Love and 
Título no Brasil: Paz, Amor e Muito Mais
Diretor: Bruce Beresford
Elenco: Jeffrey Dean Morgan, Elizabeth Olsen, Chace Crawford, Catherine Keener, Katharine McPhee, Rosanna Arquette, Jane Fonda, Kyle MacLachlan, Nat Wolff, Maddie Corman, Poorna Jagannathan
Produção: Jonathan Burkhart, Brice Dal Farra, Lauren Munsch, Claude Dal Farra
Roteiro: Joseph Muszynski, Christina Mengert
Fotografia: Andre Fleuren
Trilha Sonora: Spencer David Hutchings
Duração: 96 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: BCDF Pictures














Nenhum comentário:

Postar um comentário