JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ESTREIAS DESSA SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2012


Nessa sexta-feira chegam nas salas de cinema mais cinco filmes. Vamos começar pelos nacionais: A comédia de Andrucha Waddington " OS PENETRAS", o documentário "Marcelo Yuka No Caminho das Setas", "A Lenda dos Guardiões", "O Homem da Máfia" e "Celeste de Jesse Para Sempre".

OS PENETRAS


Sinopse: Beto (Eduardo Sterblitch) chega ao Rio de Janeiro à procura de Laura que não quer mais saber dele. Desprezado, tenta o suicídio, mas é salvo pelo golpista Marco Polo (Marcelo Adnet) que se aproveita da ingenuidade e a amizade dele para ganhar um dinheiro fácil e promete ajudá-lo a reconquistar a amada. Para ajudá-lo no golpe ele tem a ajuda Nelson(Stephan Nercessian) seu amigo e parceiro. O que Marco Polo não poderia imaginar é que também se apaixonaria por Laura (Mariana Ximenez), uma jovem sedutora que usa artifícios para circular pelas altas rodas da sociedade carioca. Em busca de amor, dinheiro e aventura, Marco, Beto e Nelson vão penetrar nas festas mais quentes da cidade, usando muita esperteza e uma boa dose de loucura.


Crítica: Andrucha Waddington quis fazer um filme falando sobre a malandragem carioca e conseguiu uma comédia que brinca com as figuras típicas da malandragem sem cair nos estereótipos caricatos. O filme é controverso por agradar gregos e desagradar troianos. Não é uma comédia unânime porque quem ri, ri bastante. E quem não ri não vai ficar tão satisfeito. Mas uma coisa não se pode negar, Eduardo Sterblitz é um ótimo ator e faz sua estreia no cinema com um personagem interessante e muita competência em executá-lo. Beto é o personagem mais interessante da história e o mais divertido também. Beto passa por diversas fases sem mudar sua essência. O personagem conserva sua inocência, mesmo nos  momentos de loucura, ou até mesmo quando embarca nas trapalhadas de Marco Polo e Nelson. Outro personagem interessante é o Nelson de Stephan Nercessian que faz contra ponto tanto com Sterblitz e Adnet. Apesar do personagem Laura de  Mariana Ximenez ser a sedutora da história, quem chama atenção pela beleza, simplicidade e simpatia é a bailarina russa Svetlana que ganhou vida na estreante Elena Sopova. Elena que é modelo da agência Ford, está muito bem em todas as cenas. além disso, a tomada mais bonita de todo filme é uma cena em que ela está sentada na janela ao som de Bonnie and Clyde. A técnica do filme ganha destaque no figurino e na trilha sonora.  

Ficha Técnica:


Título Original: Os Penetras
Diretor: Andrucha Waddington
Elenco: Mariana Ximenes, Caio Junqueira, Susana Vieira, Andrea Beltrão, Marcelo Adnet, Kate Lyra, Luiz Gustavo, Stepan Nercessian, Luís Carlos Miele, Eduardo Sterblitch, Babu Santana, Elena Sopova, Xando Graça
Produção: Andrucha Waddington
Roteiro: Nina Crintzs, Rafael Dragaud, Marcelo Vindicato, Andrucha Waddington
Fotografia: Ricardo Della Rosa
Duração: 96 min.
Ano: 2012
País: Brasil
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Conspiração Filmes
Classificação: 14 anos



MARCELO YUKA 
NO CAMINHO DAS SETAS






Sinopse: Com letras repletas de críticas sociais, Marcelo Yuka estava no auge do sucesso como compositor, baterista e líder da banda O Rappa - uma das principais na cena pop rock dos anos 1990. Porém, aos 34 anos, nove tiros em um assalto no Rio de Janeiro o colocaram em uma cadeira de rodas. O documentário é um mergulho na transformação de Yuka desde o trágico incidente, em novembro de 2000, que revela sua complexidade como artista e ativista. Enquanto luta por sua saúde física e espiritual, ele se arrisca em novas sonoridades e segue as setas numa incessante busca por justiça social e paz.
Crítica: Em breve.


Ficha Técnica:
Título Original: Marcelo Yuka No Caminho das Setas
Diretor: Daniela Broitman
Produção: Daniela Broitman
Roteiro: Daniela Broitman
Fotografia: Reynaldo Zangrandi
Trilha Sonora: Berna Ceppas
Duração: 95 min.
Ano: 2011
País: Brasil
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Distribuidora: Tucumán
Estúdio: VideoForum Filmes
Classificação: Livre





A LENDA DOS GUARDIÕES


Sinopse: Papai Noel (Alec Baldwin) e o Coelho da Páscoa (Hugh Jackman) reúnem um grupo de seres folclóricos, como Jack Frost (Chris Pine) e a Fada do Dente (Isla Fisher), para combater o Bicho-Papão (Jude Law), que tenta fazer com que o mundo viva em sombras eternas.



Crítica: A Dreamswork nos brindou com essa animação muito bonita, divertida e com uma boa história. Só não vai gostar desse filme quem nunca teve infância. Os personagens folclóricos que habitam o inconsciente coletivo, onde todos nós tivemos contato com pelo menos um deles. 

De uma maneira despojada, os personagens ganham formas nas hábeis mãos dos animadores e as vozes de astros de Hollywood, alguns atores brasileiros e os maravilhosos dubladores brasileiros, os melhores profissionais de dublagem do mundo. Mais uma vez, Alexandre Moreno faz um trabalho impecável e dá alma ao coelho da Páscoa que ficou muito interessante. Na versão americana quem dubla é o ator Hugh Jackman.  

Os atores e dubladores emprestaram não só suas vozes aos personagens, mas deram alma a cada voz dublada. 

Os personagens do filme começa com Papai Noel que está um pouco estilizado e tem até tatuagem nos antebraços. A Fada do dente mudou o visual tradicional e nesse filme ela parece até um beija flor saído do filme RIO. Coelho da Páscoa parece que saiu de um filme de ação e ficou bem legal, quem sabe ele aparece no próximo filme dos Mercenários? Sandman é fofo! O amiguinho dos sonhos é o responsável pelos efeitos visuais mais bonitos do filme. Jack Frost ficou muito bonito e lembra em muitas cenas outro personagem querido, o Peter Pan. Assim como Sandman, Jack Frost proporciona cenas bonitas.  O Vilão do filme, Breu, é o oposto de Sandman, ele produz o medo e os pesadelos e tem um visual perfeito para o filme, quem assiste entende que ele é para gerar medo, mas o visual dele não provoca medo em quem está assistindo. 

O visual do filme é lindo! Uma estética impressionante tanto nos traços dos personagens, quanto nos cenários. 

Alexandre Desplast assina uma boa trilha sonora que perdeu a mão na última canção que fecha os créditos do filme. Não é uma canção que agrade os pequenos, é erudito demais. 

Outra observação está nos créditos finais onde os nomes dos dubladores brasileiros aparecem depois de tudo e fica tão rápido na tela que é impossível ler o nome de todos. Esses nomes deveriam vir junto ao nome dos dubladores americanos na abertura do filme. É uma maneira de valorizar  os nossos profissionais que são o que o mundo do cinema tem de melhor e merecem toda nossa atenção.

A Lenda dos Guardiões é um filme para toda a família que encanta não só as nossas crianças, mas também a criança que vive em cada um de nós.


Ficha Técnica:

Título Original: Rise of the Guardians
Título no Brasil: A Origem dos Guardiões
Diretor: Peter Ramsey
Elenco: Vozes na versão original de: Chris Pine, Alec Baldwin, Hugh Jackman, Isla Fisher, Jude Law, Dakota Goyo, Khamani Griffin, Dominique Grund
Produção: Nancy Bernstein, Christina Steinberg
Roteiro: William Joyce, David Lindsay-Abaire
Trilha Sonora: Alexandre Desplat
Duração: 97 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: DreamWorks Animation
Classificação: Livre


Trailer Oficial Dublado/Versão brasileira


Trailer Oficial Legendado




O HOMEM DA MÁFIA



Sinopse: Markie Trattman (Ray Liotta) é o responsável por uma mesa de jogos clandestinos, que movimenta muito dinheiro todas as semanas. Um belo dia, Markie não resiste a tentação, arma um falso assalto e fica com um dinheirão nas mãos. É claro que, cedo ou tarde, a máfia vai descobrir a verdade. O problema é que Markie é querido demais por todos no “sistema”, por isso, ele só leva umas bofetadas e o jogo segue sem mais problemas. Até que uma dupla de bandidos resolve assaltar de verdade os jogos de Markie, deixando a situação um tanto quanto complicada, porque a máfia não deve pegar leve desta vez, e escala ninguém menos que Jackie Cogan (Brad Pitt) para resolver esse problema.



Crítica: O que falar de um filme sobre Máfia? Normalmente são bons filmes apesar de violentos, mas a mensagem é sempre a mesma: " O preço é alto demais para quem entra para o mundo do crime". 

O Homem da Máfia é um filme estético antes de mais nada. Repleto de cenas cinematográficas que vai agradar aos cinéfilos mais exigentes. Mas vale lembrar que filme de Máfia  tem como principio básico a violência. Brad Pitt interpreta o matador Jackie Cogan e executa com muita competência essa tarefa. 

Uma pena as cenas serem muito longas. Algumas delas poderiam ganhar um pouco mais de agilidade diminuindo o tempo na edição. Essa opção do diretor Andrew Dominik deixou o filme um pouco chato em alguns momentos. O filme tecnicamente é muito bom e o conjunto da obra funciona.  


Ficha Técnica:
Título Original:
Título no Brasil:
Diretor: Andrew Dominik
Elenco: Brad Pitt, Ray Liotta, James Gandolfini, Scoot McNairy, Ben Mendelsohn, James Gandolfini, Vincent Curatola, Richard Jenkins, Trevor Long, Max Casella, Sam Shepard, Slaine, Christopher Berry, Ross Brodar, Joe Chrest, Garret Dillahunt
Produção: Dede Gardner, Anthony Katagas, Brad Pitt, Paula Mae Schwartz, Steve Schwartz
Roteiro: Andrew Dominik
Fotografia: Greig Fraser
Duração: 97 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Plan B Entertainment / 1984 Private Defense Contractors / Annapurna Pictures / Chockstone Pictures / Inferno Entertainment
Classificação: 16 anos





Celeste  e Jesse Para Sempre



Sinopse: Celeste (Rashida Jones) e Jesse (Andy Samberg) se conheceram no colégio e casaram-se muito jovens. Quando chegam aos 30 anos, decidem se divorciar, mantendo a amizade, enquanto tentam ter outros relacionamentos.



Crítica: Alguns classificam como comédia romântica, mas esse filme não tem elementos de comédia romântica. Se for para classificar,  a melhor definição é  Romance. O filme é um pouco açucarado e mostra como se pode complicar  o simples. A história de um casal que tem um ótimo entrosamento e de repente estão enfrentando um processo de divórcio pode ser até crível, mas quando ainda existe amor entre eles, é difícil de compreender.  

Rashida Jones escreveu o roteiro em parceria com o ator Will McCormack. Os dois atuam no filme. "Celeste e Jesse Para Sempre"  é bem feito, mas lembra uma equação do segundo grau, daquelas você faz contas e mais contas para no fim o resultado é zero. O roteiro é bom, mas acho que faltou alguma coisa no filme. Mesmo assim, o filme tem seus momentos que emociona. 

O elenco é bom e a produção é simples sem muitos rebuscamentos, mas bem trabalhado, bem acabado. Para quem quer assistir um romance com altos e baixos esse é o filme.  


Ficha Técnica:
Título Original: Celeste e Jesse Forever
Título no Brasil: Celeste e Jesse Para Sempre
Diretor: Lee Toland Krieger
Elenco: Rashida Jones, Andy Samberg, Ari Graynor, Eric Christian Olsen, Rob Huebel, Elijah Wood, Shira Lazar, Will McCormack
Produção: Lee Nelson, Jennifer Todd, Suzanne Todd
Roteiro: Roshida Jones, Will McCormack
Fotografia: David Lanzenberg
Trilha Sonora: Zach Cowie, Sunny Levine
Duração: 93 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Romance
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Team Todd / PalmStar Entertainment / Envision Media Arts
Classificação: 14 anos


Trailer Legendado






Trailer Dublado - Versão Brasileira












Um comentário:

  1. Adorei as críticas meu irmão viu a origem dos guardiões na pré estreia e ficou apaixonado :D Beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir