JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

CRÍTICA: O LAR DAS CRIANÇAS PECULIARES


Após um período carente de produções que não estavam condizendo com sua competência e criatividade (Seu último grande filme foi Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet), Tim Burton - finalmente -faz as pazes com o grande público, ao adaptar para o cinema um dos livros mais vendidos do planeta, “O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”.

O filme conta a história de Jake, interpretado por Asa Butterfield, um menino que sofre de bullying em demasia, e tem uma relação de muita ternura com seu avô, Abe (Terence Stamp), que contava insistentemente histórias sobre o tal orfanato da Srta. Peregrine, fazendo com que seu neto acreditasse piamente na existência desse lar para crianças especiais (Aqui cuidadosamente chamada de “Peculiares”). Só que, após a morte bizarra de seu avô, Jake passará a investigar os motivos e descobrirá que nada do que Abe disse era fruto de sua imaginação.

Visualmente falando, o longa tem a marca inconfundível de Tim Burton, que sabe perambular pelo mundo da fantasia como nenhum outro diretor. Fotografia impecável e efeitos visuais mirabolantes transformam o filme num deleite para os olhos e mostram que o diretor continua afiado no que diz respeito aos quesitos técnicos.

O que não ficou muito claro foi justamente o desenrolar da história, pois foca-se muito na parte técnica e deixa de lado a parte humana, ao explorar com pouca profundidade a relação fraternal entre Jake e seu avô, Abe. Outro ponto negativo foi o elenco em si, já que não houve uma sintonia entre os personagens, à exceção de Samuel L. Jackson, que está muito bem no papel do vilão canastrão Barron e, claro, a excelente Eva Green, como a intérprete da Srta. Peregrine, personagem-título.

Salvo esses deslizes, podemos esperar uma obra inspirada, que enterra, de uma vez por todas, o longo período de produções duvidosas de Tim Burton. Vamos esperar os próximos filmes pois, certamente, se tornará uma franquia e, talvez, mais um clássico do cinema.



Trailer


2 comentários:

  1. Pode parecer piegas mas vc como sempre muito bom em suas críticas...adorei!

    ResponderExcluir
  2. Pode parecer piegas mas vc como sempre muito bom em suas críticas...adorei!

    ResponderExcluir