JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 23 de junho de 2016

ESTREIAS DO DIA 23 DE JUNHO DE 2016

Nessa semana estreiam oito filmes nas salas de cinema do Brasil. Temos exemplares do Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, além de três co-produções entre: China e França; Brasil e Portugal e Bélgica, França e República Tcheca.

O Brasil tem três produções: O terror "O Caseiro", o documentário "Para Todos" e o drama "Estive em Lisboa e Lembrei de Você", em coprodução com Portugal.

Os Estados Unidos tem uma produção: A ficção científica "Independence Day - O Ressurgimento".

A França tem duas produções: O romance "As Montanhas se Separam", em co - produção com a China, e o drama "Marguerite", em co - produção com Bélgica e República Tcheca.

A Espanha tem uma produção: O drama "A Academia das Musas".

Para fechar as estreias da semana, Portugal tem uma produção: O documentário "Visita ou Memória e Confissões".




O CASEIRO

Sinopse: Davi é um cético professor de psicologia, famoso por escrever um livro que explica aparições sobrenaturais através da psicanálise. Após anos sem receber nenhum paciente ele, com a intenção de escrever um novo livro, viaja até uma cidade do interior para investigar a história de um homem que acredita que sua filha está sendo assombrada pelo fantasma do antigo caseiro de sua propriedade, que acabou se matando.

Crítica por André Rossi:Em um cenário totalmente carente de filmes de terror no cinema nacional, “O Caseiro” chega trazendo a proposta de abrilhantar as telas, com esse gênero, contando a história sobrenatural de uma suposta entidade que vem assolando uma família em sua casa no interior.

Obra do multifacetado Julio Santi (escritor, produtor, diretor e ator), João Segall (escritor, produtor e ator) e Felipe Santi (idéia original), a película conta com a bela fotografia de Ulrich Burtin, mostrando um cenário bucólico ideal para o desenvolvimento de uma trama de horror. A equipe de maquiagem e de figurino deu aos personagens, um tratamento de qualidade.

No papel principal está Bruno Garcia em seu personagem de psicólogo cético e sisudo, que se vê às voltas com os mistérios da família de Leopoldo Pacheco e Denise Weinberg. O elenco revela boas interpretações, mas há cenas onde os atores acabam caindo na mesmice e tem algumas reações forçadas e pouco naturais.

Enquanto a ideia do filme é bastante interessante, infelizmente, há alguns erros que contradizem um desfecho que tenta surpreender. O roteiro não é bem costurado, mostra várias pontas soltas e por isso, diversas sequências que culminariam em um bom clímax, são desperdiçadas: Às vezes são interrompidas com cortes inapropriados de cena, ou mesmo com uma mudança brusca de passo, o que desanima o espectador e quebra o ritmo de suspense que se intenciona construir. A ausência de uma trilha sonora adequada nos momentos cruciais, também ajuda torná-los um pouco monótonos.

A impressão que fica é que a grande expectativa gerada pelo trailer, no final das contas, não consegue ser atendida. Ainda assim, “O Caseiro” é uma tentativa louvável em um mercado precário de películas de horror, e apesar do baixo custo de produção e poucos recursos disponíveis, certamente merece ser assistido.



Ficha Técnica

Título Original: O Caseiro.

Título no Brasil: O Caseiro. 

Direção: Julio Santi.

Roteiro: Felipe Santi, Joao Segall e Julio Santi.

Elenco: Bruno Garcia, Denise Weinberg, Leopoldo Pacheco, 
Malu Rodrigues, Pedro Bosnich, Joao Segall, Bianca Batista, 
Annalara Prates, Roberto Arduin, Victória LeisterAntonio Haddad Aguerre,  Fabio Takeo,  Julio Santi, Mirtes Nogueira,  

Produção: Bruno Garcia, Rita Buzzar e Vinicio Espinosa.

Fotografia: Ulrich Burtin

Montagem: Hélio Vilela Nunes e Julio Santi.

Trilha Sonora: Tomaz Vital

Gênero: Suspense

Ano: 2016

País: Brasil

Cor: Colorido


Distribuidora: Europa Filmes

Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) / Nexus Cinema e Vídeo / Urano Films

Trailer





PARATODOS


Sinopse: O cotidiano de alguns dos principais atletas paralímpicos brasileiros para investigar os bastidores do esporte de alta performance e discutir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. No universo paralímpico, se superar não é uma opção ou gesto de heroísmo, é somente o ponto de partida.
Crítica: Em Breve.



Ficha Técnica

Título Original: Paratodos

Direção: Marcelo Mesquita

Roteiro: Peppe Siffredi

Produção: Mariana Moroni, Mariana Ricciardi, Marilia Pellicciari, Raphael Botiino e Mila Perle. 

Fotografia: Alexandre Viana e Pedro Ciampolini.

Montagem: Daniel Grinpum, Felipe Lacerda, Jair Peres e Marcelo Mesquita.

Trilha Sonora: Fabio Góes

Gênero: Documentário

Duração: 110 min.

Ano: 2016

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: O2 Play

Estúdio: Barry Films / Sala 12 FIlmes



Trailer





ESTIVE EM LISBOA 
E LEMBREI DE VOCÊ

Sinopse: Depois de um casamento frustrado, que o faz perder o emprego e o contato com o filho, Sérgio de Souza Sampaio (Paulo Azevedo) decide emigrar para Lisboa, Portugal. Lá, corre a lenda, é possível recompor a vida e fazer um bom pé de meia para depois retornar à terra natal, viver de rendimentos e "subir na vida".


Crítica por Raquel Duarte Garcia: Estive em Lisboa e Lembrei de Você é um filme de José Barahona baseado no livro do escritor Luiz Ruffato que conta a história de Sérgio (Paulo Azevedo) um homem simples que possui uma vida pacata em Cataguases, interior de Minas Gerais. A trama é narrada de forma literária na terceira pessoa, através do personagem narrador, porém está técnica não funciona no cinema, pois faz com que o filme se torne cansativo.

O título não faz jus ao nome, pois o protagonista resolve ir para Lisboa, quase que por acaso, em uma conversa informal de bar, onde é aconselhado ir para Portugal juntar dinheiro e voltar ao Brasil como “patrão”. Deixa para trás, sua humilde mãe, a mulher doente mais o filho recém nascido e mostra não se lembrar de ninguém. O filme peca por não ter um roteiro bem definido e por fracas atuações.

O público que espera conhecer a cidade de Lisboa, através do filme se engana, pois o diretor mostra somente o “mundinho” de Paulo que vive numa pensão e consegue trabalhar como garçom e só conhecemos de fato esses dois núcleos. Nem o romance vivido por Paulo com a prostituta brasileira, convence, pois ele lhe pede do nada em casamento e ela some. É uma história que não fecha, com um protagonista inexpressivo que não mostra a que veio.



Ficha Técnica

Título Original: Estive em Lisboa e Lembrei de Você

Direção: José Barahona

Roteiro: José Barahona

Elenco: Paulo Azevedo, Amanda Fontoura, Renata Ferraz, Henrique Frade,  Rodrigo Almeida e Roberta Rodrigues.

Produção: Fernando Vendrell, José Barahona e Mônica Botelho.

Fotografia: Daniel Neves

Montagem: José Barahona e Patricia Saramago.

Gênero: Drama

Duração: 121 min.

Ano de produção: 2015

Ano de estreia: 2016

País: Brasil / Portugal

Cor: Colorido

Distribuidora: Fênix Filmes

Estúdio: DAVID / Refinaria Filmes

Trailer





INDEPENDENCE DAY - O RESSURGIMENTO


Sinopse: A Terra volta a ser alvo de um ataque alienígena aproximadamente 20 anos após a invasão retratada em Independence Day (1996). Na verdade, do ponto de vista dos aliens, são passadas poucas semanas, mas o que para eles são dias de viagem no espaço, para a Terra são muitos anos.
Crítica por Andrea Cursino: O diretor Rolland Emmerich faz a continuação do filme de 1996 que foi sucesso de bilheteria. O primeiro filme fala do ataque alienígena à Terra. Já o segundo se passa 20 anos após os eventos do primeiro filme.  Resumo da ópera: esse é o filme repete o feito em 1996, só que, tudo mais grandioso, mais exagerado.  Quem gostou do primeiro vai gostar do segundo. O conselho é não levar o filme à sério. É um festival de absurdos, mas que funciona como entretenimento, basta desligar a seriedade e levar na brincadeira.

O roteiro é fraco, mas o filme é divertido, apesar uso exagerado dos efeitos especiais e a destruição causem um cansaço ao sair do filme. Esse tem sido um erro corriqueiro em Hollywood, o mau uso dos efeitos especiais tornam os filmes ridículos e perdem a força em fazer o público acreditar na história que quer contar. A equipe de efeitos visuais precisa lembrar que existem dois fatores importantes para se preocupar ao fazer um filme de ficção científica:  proporção e escalas.  A maquiagem também está bem e funciona dentro da proposta.

O elenco é bom e alguns integrantes do filme anterior estão de volta junto com novos integrantes. O protagonista da vez é Liam Hemsworth que faz o piloto Jake Morrison, noivo de outra Piloto, Patricia Whitmore, filha do Ex-Presidente dos Estados Unidos, Tom Whitmore, vivida por Maika Monroe  que vimos no filme “A 5ª onda”. Do filme de 96, retornam: Bill Pulmman, Jeff Goldblum, Vivica E Fox, Judd Hirsch, Robert Loggia e Brent Spiner. Apesar de Will Smith não retornar, ele é mencionado. Ele é padrasto de um dos pilotos da equipe principal de resgate.




Ficha Técnica

Título Original: Independence Day - Ressurgence

Título no Brasil: Independence Day - O Ressurgimento

Direção: Roland Emmerich

Roteiro: Carter Blanchard, James A. Woods e Nicolas Wright.

Elenco: Bill Pullman, Jeff Goldblum, Liam Hemsworth, Maika Monroe, Jessie Usher, Charlotte Gainsbourg, Brent Spiner, William Fichtner, Vivica A. Fox, Angelababy, Travis Tope, DeObia Oparei, Mckenna Grace, Grace Huang, Ryan Cartwright, Sela Ward, James A. Woods, Judd Hirsch, Gbenga Akinnagbe, Katrina Kavanaugh, Patrick St. Esprit, Garrett Wareing, Joey King, Otis Winston, Nicolas Wright, Ava Del Cielo, Ron Yuan, Chin Han, Alice Rietveld, Jason E. Hill e Morse Bicknell. 

Produção: Dean Devlin, Harald Kloser e Roland Emmerich.

Fotografia: Markus Förderer

Montagem: Adam Wolfe

Trilha Sonora: Harald Kloser e Thomas Wanker.

Duração: 120 min.

Ano: 2016

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Fox Film do Brasil

Estúdio: Twentieth Century Fox Film Corporation



Trailer





AS MONTANHAS SE SEPARAM


Sinopse: Tao é uma jovem de Fenyang adulada pelos seus dois amigos de infância, Zang e Lianzi. O primeiro é proprietário de um posto de gasolina, tem um futuro promissor, já o segundo trabalha numa mina de carvão. Com o coração dividido, ela terá de fazer uma escolha que determinará o resto da sua vida e a do futuro filho, Dollar. 
Crítica: Sem cabine no Rio de Janeiro.



Ficha Técnica

Título Original: Shan He Gu Ren

Título no Brasil: As Montanhas Se Separam.

Direção: Zhang-ke Jia

Roteiro: Zhang-ke Jia

Elenco: Tao Zhao, Yi Zhang, Jing Dong Liang, Lu Liu, Patrick Harvey,Anna Sasson,  Sylvia Chang, Zishan Rong,  Yee Yang e  Zijian Dong. 

Produção: Nathanaël Karmitz, Shiyu Liu, Zhangke Jia e Zhong-lun Ren.

Fotografia: Nelson Lik-wai Yu

Montagem: Matthieu Laclau

Trilha Sonora: Yoshihiro Hanno

Gênero: Romance

Duração: 131 min.

Ano de produção: 2015

Ano de estreia: 2016

País: China / França

Cor: Colorido

Distribuidora: Imovision

Estúdio: arte France Cinéma / Beijing Runjin Investment

Classificação: 12 anos.



Trailer






MARGUERITE


Sinopse: Marguerite Dumont tem o sonho de ser uma cantora de ópera bem sucedida, mas que não tem o talento para tal. Sua família alimenta essa ilusão, mas tudo muda depois que ela finalmente se apresenta ao vivo e choca o público com sua voz.

Crítica: Sem Crítica.


Ficha Técnica



Título no Brasil: Marguerite

Direção: Xavier Giannoli

Roteiro: Marcia Romano e Xavier Giannoli.

Elenco: Catherine Frot, André Marcon, Michel Fau, Christa Theret, Sylvain Dieuaide, Aubert Fenoy, Sophia Leboutte, Théo Cholbi, Aneta Novotná,  Astrid Whettnall, Denis Mpunga, Boris Hybner, Pierre Peyrichout,   Lucie Strourackova, Petra Nesvacilová, Vincent SchmittGrégoire Strecker, Joël Bros,Martine Pascal,  Christian Pereira,  Jean-Yves Tual e  Lubos Veselý.  

Produção: Marc Missonnier e Olivier Delbosc.

Fotografia: Glynn Speeckaert

Montagem: Cyril Nakache

Trilha Sonora: Ronan Maillard

Gênero: Drama

Duração: 127 min.

Ano de produção: 2015

Ano de estreia: 2016

País: Bélgica / França / República Tcheca

Cor: Colorido

Distribuidora: Mares Filmes

Estúdio: Fidélité Films

Trailer






A ACADEMIA DAS MUSAS

Sinopse: Um professor quer entender porque as musas inspiram escritores a criar algo inexistente.

Crítica: Sem crítica.




Ficha Técnica



Título Original: La Academia de Las Musas

Título no Brasil: A Academia das Musas

Direção: José Luis Guerín

Roteiro: José Luis Guerín

Elenco: Emanuela Forgetta, Mireia Iniesta, Carolina Llacher,  Patricia Gil, Raffaele Pinto e Rosa Delor. 

Produção: José Luis Guerín

Fotografia: José Luis Guerín

Montagem: José Luis Guerín

Trilha Sonora: José Luis Guerín

Gênero: Drama

Duração: 92 min.

Ano de produção: 2015

Ano de estreia: 2016

País: Espanha

Cor: Colorido

Distribuidora: Supo Mungam Films

Estúdio: Films de Orfeo, Los.



Trailer






VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES

Sinopse: filme autobiográfico sobre a vida e a residência de Manoel de Oliveira. Completado com "memórias e confissões", este documentário póstumo relata a importância que essa casa teve na vida do realizador “uma casa é uma relação íntima, pessoal, as raízes".

Crítica: Sem crítica.



Ficha Técnica



Título Original: Visita ou Memória e Confissões.

Título no Brasil: Visita ou Memória e Confissões.

Direção: Manoel de Oliveira.

Roteiro: Manoel de Oliveira  e Augustina Bessa-Luis.

Elenco:  Manoel de Oliveira e Maria Izabel de Oliveira, Diogo Dória, Tereza Madruga e Urbano Tavares Rodrigues.

Produção: Manoel de Oliveira.

Engenheiro de Som: Joaquim Pinto.

Gênero: Documentário 

Duração: 73 minutos.

Ano de produção: 1982

Ano de Lançamento: 2016

País: Portugal

Cor: Colorido

Distribuidora: Cine Sesc




Trailer



Nenhum comentário:

Postar um comentário