JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

domingo, 1 de maio de 2016

PARABÉNS PARA TODOS OS TRABALHADORES NO DIA DO TRABALHO

Por: Juliana Meneses

No dia 01 de maio é comemorado o Dia do Trabalho


Nessa data pois uma greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886 durante a revolução industrial, pois a burguesia industrial não estava atendendo as necessidades dos funcionários, trabalhava-se por muitas horas e em condições de pouca segurança. Essa greve resultou em forte repressão policial. Tal repressão estimulou ainda mais manifestações se seguiram nos dias seguintes. Essa data é usada como símbolo de direito dos trabalhadores, sendo realizadas muitas  manifestações como símbolo de lutas por direitos trabalhistas. 


Separamos três filmes que abordam esse tema:





Elysium


No ano de 2159, existem duas classes de pessoas: os muito ricos, que tem o luxo de viver numa estação espacial onde tudo funciona perfeitamente, chamada Elysium, e os demais, que vivem na Terra arruinada e superpovoada.
Na terra os recursos são escassos, muitas pessoas estão na criminalidade, os trabalhadores são desvalorizados e tratados como descartáveis.

Após sofrer um acidente de trabalho e ser desenganado, Max (Matt Damon) procura Spider (Wagner Moura) para ajuda-lo a entrar clandestinamente em Elysium,  pois lá existe uma moderna tecnologia que pode restaurar a saúde humana. Ele parte numa árdua empreitada, já que os habitantes de Elysium são à favor da lei anti-imigração, quando mais dos desfavorecidos vindo da terra, para eles o que importa é manter seu alto padrão de vida.
O filme aborda de maneira criativa e utilizando da ficção científica para abordar o tema de luta de classes e desigualdade social.



Hoffa

Esse longa trás a história da vida do grande líder sindical Jimmy Hoffa (Jack Nicholson), que desapareceu misteriosamente, sem nunca nada ter sido esclarecido. Mostra sua luta para construir o sindicato trabalhista, o tempo que ficou preso e seu envolvimento com a máfia. O
filme foi dirigido por Danny DeVito.






Tempos Modernos


Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" tem uma grave crise, sendo quase  levado à loucura pela monotonia enlouquecedora do seu trabalho. Depois de ficar internado algum tempo em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ao sair do hospital ele encontra uma grande crise e acaba sendo confundido e é preso como agitador comunista que lideraria operados oprimidos que estaria protestando.

Paralelamente uma menina sem mãe e com o pai desempregado,para livrar suas irmãs da fome rouba comida. Após um conflito o pai é morto e as órfãs são encaminhadas para abrigos mas  a mais velha consegue fugir.Com o toque especial que só Chaplin sabe dar, o filme trata de questões sérias com muito bom humor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário