JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

NO DIA DE IEMANJÁ UMA DICA DO CINEMA PARA SEMPRE


 Matéria de Juliana Meneses

Dia 2 de fevereiro é comemorado o Dia de Iemanjá, Orixá (divindade) das religiões de matriz africanas como Umbanda e Candomblé. Essa data é comemorada com uma grande festa em Salvador, na Bahia e no Rio de Janeiro.

Em homenagem a essa data o Cinema Para Sempre separou o documentário "Iemanjá - O filme", que explica um pouco sobre o assunto.

Iemanjá é um documentário de 52 minutos que mostra questões que envolvem a justiça social, sustentabilidade ecológica, a ética, o racismo, a intolerância religiosa e crença da comunidade e sua força, partindo da perspectiva de líderes anciãs da tradição espiritual do Candomblé, na Bahia, Brasil, derivada de cultos de matriz africanas.

O Candomblé é chamado de a religião da natureza; suas crenças fazem a conexão do mundo espiritual em sua representação com as forças que regem nosso planeta. Suas divindades, denominadas Orixás são: Iemanjá, a deusa do Mar; Oxum da água doce; Iansã do vento; Oxóssi da floresta; Ossain das folhas sagradas; e Oxalá da paz.

O documentário se passa na cidade de Salvador, cidade que é o berço e coração do Candomblé. Grande parte dos membros do Candomblé são mulheres, e as líderes, são conhecidas como Mães de Santo e Iyalorixás, extremamente respeitadas e seguidas pelos membros da religião. A influência das líderes do Candomblé na cultura levou a antropologista americana Ruth Landes a apelidar Salvador de “A Cidade das Mulheres”.

A história do filme é contada principalmente por meio das vozes das Mães de Santo. Essas mulheres além de serem as guardiãs do conhecimento desta abrangente cultura oralizada,elas são também referências na representatividade das comunidades tanto no âmbito político como sócio ambiental.  As Mães são vistas como mulheres sábias, tanto em suas comunidades espirituais, como para outras questões onde vivem e são sempre consultadas.

Anualmente a Festa de Iemanjá em Salvador é um ritual extremamente popular, perdendo apenas para o Carnaval, com milhares de pessoas oferecendo flores e outros presentes para honrar a grande Deusa Mãe, a Deusa do mar.


Além de trazer de forma esclarecedora as tradições das religiões de matriz africanas o filme faz o espectador refletir sobre como temos nos relacionado com a natureza,  como o ser humano deve tratar o meio ambiente e a possibilidade do progresso coexistir com a preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário