JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "QUANTO TEMPO O TEMPO TEM" - EXPECTATIVA 2015

Quanto Tempo o Tempo Tem


Sinopse: Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. Como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência. Mas, afinal de contas, por que o tempo parece tão curto? O filme parte do conflito da diretora em relação ao tempo e a falta dele no mundo contemporâneo, e faz uma profunda reflexão sobre a civilização e o futuro da existência. Com depoimentos de Arnaldo Jabor e Domenico De Masi, entre outros.

Crítica por Juliana Meneses: "Vivemos num mundo onde o futuro avança no presente, e o passado fica cada vez mais distante." O documentário investiga questões ligadas ao tempo e todos os questionamentos que giram em torno dele, como é dividido, a marcação feita pelo homem e como influência em nossas vidas.
Trazendo os temas abordados de forma aprofundada e por diversas pessoas diferentes; de físicos, neurocientistas, filósofos à monja budista, explica como a tecnologia é aliada diretamente ao tempo tentando facilitá-lo (com uso de carros, ônibus), estocá-lo (computadores, HD's), enriquecê-lo (games, TV) e, como  a globalização que quebrou as barreiras do tempo e do espaço trouxe consigo uma quantidade enorme de conteúdo que nunca cessa, causando ansiedade e uma falsa sensação de urgência e obrigação de ler e responder a tudo que se recebe.
  
A todo momento somos questionados no longa sobre o que realmente é o tempo, por qual motivo parece que ele vem ficando mais curto, os assuntos são sempre urgentes e até as revoluções avançam cada vez mais rápido. Mostra todos os problemas causados em uma geração que a palavra de ordem é velocidade ao invés de qualidade e que muitas obras que antes eram de profunda riqueza, hoje são superficiais para tentar atender a uma demanda cada vez mais voraz.

São abordadas também questões como a busca pelo prolongamento da vida e da imortalidade e suas várias teorias sobre qual será o futuro da humanidade, temas como cibercultura, transhumanismo, e também questões de cunho psicológico como a solidão nos tempos de comunicação digital e expressa, como a subversão do tempo altera nosso relógio biológico e pode até nos causar problemas físicos. Com um excelente roteiro e pontos que nos fazem pensar em como muitas vezes nos deixamos levar pelas mudanças cotidianas sem realmente analisar se aquilo é o melhor para nossas vidas, o longa conta também com boa fotografia e direção.

A diretora do filme estava presente na sessão e fez a abertura do documentário, ela relatou sobre esse tema ser um questionamento pessoal e como fazer o longa influenciou sua vida de forma significativa e mudou sua visão sobre o assunto.





Ficha Técnica

Título Original: Quanto Tempo o Tempo Tem

Título no Brasil: Quanto Tempo o Tempo Tem

Direção: Adriana L. Dutra

Roteiro: Adriana L. Dutra, Flávia Guimarães

Elenco: André Comte-Sponville, Arnaldo Jabor, Domenico de Masi, Marcelo Gleiser, Monja Coen Sensei, Raymond Kurzweil

Produção: Infitino 

Trilha Sonora: Lucas Ariel

Gênero: Documentário

Ano: 2015

País: Brasil

Cor: Colorido 

Link da página do filme: https://www.facebook.com/quantotempootempotem

Nenhum comentário:

Postar um comentário