JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "MIA MADRE" - PANORAMA GRANDES MESTRES

Mia Madre

Sinopse: Margherita é diretora e está no meio da produção de seu novo filme, cujo papel principal é desempenhado por um célebre – e insuportável – ator americano de origem italiana. Durante as filmagens, as dúvidas e questões típicas da artista comprometida que é misturam-se a angústias de sua vida privada: a mãe de Margherita está no hospital, enquanto sua filha vive em plena crise de adolescência. Será que Margherita conseguirá desempenhar bem ambos os papéis? Do mestre Nanni Moretti, diretor de Habemus Papam e O quarto do filho.

Crítica por Juliana Meneses: O novo filme do diretor Nanni Moretti (Habemus Papa) é no estilo um filme dentro de outro, o trabalho de diretora de Margherita e sua vida pessoal são contados de forma intercalada, ora seu problemas de vida de uma mulher divorciada, com uma filha adolescente e uma mãe doente e hospitalizada, ora seu trabalho nos sets de filmagem com todos os transtornos que a gravação de um filme pode ter, desde de a obsessão dela em gravar as cenas da forma que gosta e se for necessário regravar várias vezes, até um ator difícil de lidar, com ego elevado e que não grava as falas.

O que comove no filme é a abordagem da temática da morte que se espera, como lidar com essa situação e como tentamos fingir que o momento não chegará. Mesmo sabendo que sua mãe não tem muito tempo de vida, a protagonista finge acreditar que ela melhorará, mas no fundo ela sabe que cada momento com sua mãe, pode ser o último. Ela tenta conciliar as visitas ao hospital com o resto de sua vida, mas o desgaste emocional e o medo são tão grandes que cada vez torna-se mais difícil exercer todas as funções que lhe são impostas. Com vários fashback do período em que a mãe começou a adoecer, o filme situa o espectador de como tudo aconteceu.

Por mais que a Margherita pareça gostar de seu trabalho em si, ela não aguenta mais ter que fazê-lo nesse momento em que tudo que queria é poder dedicar-se a mãe, ela se dá conta do que realmente importa. Barry Huggins, um ator mimado e voluntarioso, pode ser visto como uma crítica ao endeusamento de atores muito populares. A atuação de John Turturro é muito boa, ele é a parte leve do filme, atrapalhado e convencido. Margherita Buy vive muito bem a diretora, de forma delicada e nada clique, mostra o sofrimento sem exageros, o desespero e medo de não dar conta de tudo em sua vida, a fragilidade de uma mulher prestes a perder alguém que ama.

O filme mostra o ciclo da vida, como não estamos prontos para aceitar as partidas e as dificuldades da velhice.

Ficha Técnica

Título Original: Mia Madre

Título no Brasil: Mia Madre

Direção: Nanni Moretti

Roteiro: Nanni Moretti, Francesco Piccolo Valia Santella

Elenco: Marguerita Buy, John Turturro, Nanni Moretti, Giulia Lazzarini

Produção: Domenico Procacci, Nanni Moretti

Gênero: Drama 

Ano: 2015

País: Itália/ França

Cor: Colorido

Distribuição: Califórnia Filmes


Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário