JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

domingo, 11 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "SR. HOLMES" - PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL

Sr. Holmes

Sinopse: Inglaterra, 1947. O famoso detetive Sherlock Holmes, 93 anos, vive em sua casa de campo, onde dedica-se à apicultura. Ao assistir a um filme sobre sua vida, reconhece pouco de si. Na tela, atos vistos como heroicos foram apenas simples decisões. Ele também nunca usou aquele caricato chapéu e sempre preferiu o cigarro ao cachimbo. A experiência o re­conecta a seu passado e antigos casos voltam a povoar sua mente. Afinal, o que aconteceu com a misteriosa Ann Kelmot? Uma história entre a verdade e a lenda, entre a memória e a idade. Do diretor de Deuses e monstros e Dreamgirls. Berlim 2015.

Crítica por Juliana Meneses: Para os apaixonados pelas histórias do Sherlock Holmes, o novo filme de Bill Condon é bem indicado. Aos 93 anos e cansado Sr. Holmes vive uma vida tranquila cuidando de seu apiário particular, sua governanta viúva e o filho dela, um menino de cerca de dez anos moram com ele, mas o famoso investigador do passado envelheceu e sua memória já não é mais a mesma.

Vemos um caso antigo ao qual o fez parar de trabalhar na profissão, lembranças embaralhadas, que ele tenta juntar em sua mente e no papel para escrever um livro honesto e justo com o que de fato aconteceu com esse caso de lhe gerou um grande trauma, do qual ele não se perdoa.

É o filme que temos a chance de ver o investigador no seu lado mais humano, com suas fragilidades e medos expostos. Há uma quebra do distanciamento emocional que sempre houve no personagem, temos um Holmes humano, simples, querendo consertar o passado para ter o sentimento de paz em sua mente no fim da vida. Além do roteiro bem interessante, a maquiagem e fotografia do longa também são muito bons.  

Watson se casou e Sr. Holmes ficou sozinho, agora na velhice o filho de sua governanta, Roger, que ele trata como neto, tem os mesmos gostos e estilo perspicaz dele, tenta o ajudar a restaurar os fragmentos da história que ele anseia tanto rememorar. Uma versão que não tem o foco nas investigações, por mais que elas façam parte do enredo principal da trama, mas o mais importante é o teor psicológico por trás de tudo.

A atuação de Ian Mckellen é simplesmente fantástica, nos dando um Holmes sensível mas ainda muito sagaz, que tenta correr para recuperar o tempo perdido e se perdoar com relação a tudo que houve.

Um filme original e emocionante.

Ficha Técnica

Título Original: Mr. Holmes

Título no Brasil: Sr. Holmes

Direção: Bill Condon

Roteiro: Jeffrey Hatcher

Elenco: Ian Mckellen, Laura Parker, Hiroyuki Sanada, Hattie Morahan

Produção: See-Saw Films 

Trilha Sonora: Carter Brwell

Gênero: Policial, Drama

Ano: 2014

País: Reino Unido

Cor: Colorido

Distribuição: Sony Pictures


Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário