JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

FESTIVAL DO RIO 2015 - CRÍTICA DO FILME "MATE-ME POR FAVOR" - PREMIÈRE BRASIL: COMPETIÇÃO LONGA DE FICÇÃO

Mate-me Por Favor

Sinopse: Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Uma onda de assassinatos invade o bairro. O que começa como uma curiosidade mórbida se apodera cada vez mais da vida dos jovens habitantes. Entre eles, Bia, uma garota de 15 anos. Após um encontro com a morte, ela fará de tudo para ter a certeza de que está viva.

Crítica por Juliana Meneses: O longa da diretora Anita Rocha da Silveira  já começa com uma cena de tensão, com uma menina que sai de uma festa e após seguir por um determinado percurso começa a ser perseguida, já sentimos o clima do filme.

É mostrada a vida cotidiana de jovens de uma escola que se vem frente a vários assassinatos. No início o criminoso vitimava apenas mulheres, mas com o passar do tempo começaram a aparecer também vítimas homens e jovens, todos se sentiam ameaçados. O filme mostra bem a juventude, um período que nem sempre é fácil de enfrentar, mas é uma etapa da vida;  com todos seus conflitos e anseios, incluído a solidão e medo que se tem dela.

O Desejo de descobrir o que está acontecendo e quem é o autor dos crimes torna-se cada vez mais latente para as quatro amigas Bia (Valentina Herszage), Renata (Dora Freind), Michele (Julia Roliz) e Mariana (Mariana Oliveira). Em meio a rotina comum, a predominância do assunto é o serial killer que está solto, o filme não tem personagem fortes adultos, o mais velho é João (Bernardo Marinho) irmão de Bia que mora com ela; trás apenas a ótica dos jovens que em meio as dificuldades de crescer, ainda tem que ter a maturidade de enfrentar um mundo de violência e perigo, uma forte crítica a sociedade em que vivemos.

Em contraposição ao clima de mistério, vemos cenas bem engraçadas, como as da igreja evangélica frequentada pelas meninas, na qual a pastora é muito jovem, sem falar de suas roupas escandalosas e seu repertório de funk, para a temática do filme, um tanto quanto fora do tom.

Bia após encontrar com as amigas uma das vítimas ainda com vida, fica cada vez mais obcecada com o assunto e muito perturbada, o tema psicológico de como fatores externos podem alterar o comportamento das pessoas é bem presente, a própria protagonista pode ser vista como suspeita. A atuação de Valentina Herszage está muito boa e emocionante, indo da inocência à sensualidade, exprimindo também a confusão da menina em meio as acontecimentos, suas dúvidas da adolescência e seus medos. O elenco em si fez um bom trabalho.

A fotografia é interessante e o uso diversas vezes de câmera frontal causa uma sensação de aproximação com os personagens. O clima de suspense é predominante e por mais que tente-se descobrir quem é o culpado a história fica aberta para interpretação pessoal. Um roteiro um pouco solto, mas que consegue prender no mistério.

Ficha Técnica

Título Original: Mate-me Por Favor

Título no Brasil: Mate-me Por Favor

Direção: Anita Rocha da Silveira

Roteiro: Anita Rocha da Silveira

Elenco: Valentina Herszage, Dora Freind, Mariana Oliveira, Júlia Roliz, Rita Pauls, Laryssa Ayres, Lorena Comparato, Vicente Conde

Produção: Vânia Catani

Gênero: Drama, Mistério, Nacional

Ano: 2015

País: Brasil

Cor: Colorido

Estúdio: Bananeira Films


Nenhum comentário:

Postar um comentário