JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

GLOBONEWS E ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO REALIZAM PARCERIA AUDIOVISUAL

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro e a Globo News fecharam uma parceria que ganhou o nome "Mostra Globo News de Documentários" para levar para o público 13 documentários do canal para a sala de cinema da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Todas as sextas até o fim do ano, será exibido um documentário da Globo News seguido de debate com a participação dos diretores.



Nesta segunda-feira, dia 14 de setembro,  a Escola de Cinema Darcy Ribeiro promove a estreia do documentário "Que Mundo É Esse?"  com direção de Michel Coeli e Andre Fran.
O documentário marca o início da "Mostra Globo News de Documentários" com entrada franca e acontecerá todas as sextas até o final do ano. Após a exibição haverá um debate com a participação dos diretores.


Participam do evento grandes nomes do jornalismo, como Geneton Moraes Neto, até jovens e expoentes repórteres do canal, como Rodrigo Carvalho e Julio Molica, que foram indicados ao Emmy Internacional deste ano pelo trabalho “Torre de David”.





A iniciativa tem o objetivo de promover uma aproximação com o público, acadêmico ou apenas curioso, para estimular a reflexão sobre a produção audiovisual brasileira. 

Eugenia Moreyra
Diretora da Globo News
“A GloboNews pretende consolidar a grade de programação com a exibição de documentários. Além do conteúdo produzido internamente, o canal de notícias tem feito parcerias como a curadoria com a Globo Filmes e agora com a Escola de Cinema Darcy Ribeiro, para promover a discussão sobre a produção audiovisual”, explica Eugenia Moreyra, diretora da GloboNews. 

Há cerca de dois anos, o canal de notícias investe de maneira contínua e abrangente na produção deste tipo de conteúdo.



“É um grande prazer pra nós da escola receber uma mostra de documentários com temas tão contundentes e que provocam uma profunda reflexão sobre nossa sociedade e o mundo em que vivemos. Desejo que os alunos e o público em geral possam aproveitar essa oportunidade e que se inspirem, seja para realização de novos filmes, no caso dos alunos de cinema, seja para uma ampliação de consciência, no caso do público em geral”, destaca Irene Ferraz, diretora e fundadora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.


Para a abertura da mostra, que excepcionalmente acontecerá numa segunda-feira, foi escolhido um filme realizado por um ex-aluno da Escola: uma edição inédita do “Que Mundo É Esse?”, produzido pela BASE#1 e veiculado pelo canal em formato de programa, em quatro episódios semanais. Para a exibição na escola, o material foi editado especialmente pelos diretores Michel Coeli e André Fran, o primeiro ex-aluno da Darcy Ribeiro. O documentário mostra as realidades mais polêmicas do mundo caótico em que vivemos. Nesta jornada, ao longo dos 15 dias de viagem, o trio Michel Coeli, André Fran e Felipe UFO testemunha questões importantes da história dos curdos. Na Turquia, onde a viagem começa, eles registram o momento em que o partido pró-curdo conquista, pela primeira vez, o direito de ter representantes no Parlamento. Para comemorar, a população sai às ruas da capital extraoficial do Curdistão Turco, em uma celebração digna de final de Copa do Mundo.


 A mostra, que vai até dezembro, apresenta o documentário todas às sextas-feiras, com entrada gratuita, numa sessão às 16h, seguida por um debate entre o público e um representante do filme. Entre os participantes da conversa, estão Geneton Moraes Neto para falar de seu “Boa Noite, Solidão”, Leila Sterenberg, que vai contar os bastidores do “Expedição Namíbia”, Gerson Camarotti revelando curiosidades do recém-filmado “Morte Vida Severina” e Cristina Aragão e Renée Castelo Branco trazendo a experiência da montagem do material na ilha de edição.



SERVIÇO 

MOSTRA GLOBONEWS.DOCUMENTÁRIO
Local: Escola de Cinema Darcy Ribeiro
Endereço: Rua da Alfândega, 5, Centro.
Período: de 14/09 a 11/12 de 2015.
Sempre às sextas-feiras, às 16h.


PROGRAMAÇÃO

14/09 (segunda-feira)

Filme - “GloboNews Que Mundo É Esse?”
Dir.: Michel Coeli e André Fran. Direção Geral: Rodrigo Cebrian.
A equipe do programa visita os curdos, o maior povo do mundo sem Estado, nas grandes cidades e nas vilas, onde agora a luta é contra o Estado Islâmico.

18/09 (sexta-feira)

Filme – “Torre de David”
Dir.: Rodrigo Carvalho e Julio Molica
Como viviam os moradores da maior favela vertical do mundo, um edifício de 45 andares em Caracas, até a desocupação. Indicado ao Emmy Internacional.


25/09 (sexta-feira)

Filme – “Da Cabeça Aos Pés”
Dir.: Renée Castelo Branco
O que querem e o que pensam jovens dançarinos do “passinho”, uma vertente do funk que brotou nas favelas do Rio.


02/10 (sexta-feira)

Filme – “Mister Rio”
Dir.: Rafael Norton e Flávio Lordello
A história de três atletas amadores em busca do título carioca de fisiculturismo.

09/10 (sexta-feira)

Filme – “Expedição Namíbia”
Dir.: Leila Sterenberg e Nelson Garrone
Sombras da memória de um povo vítima de um genocídio praticado por alemães no começo do século XX.



16/10 (sexta-feira)

Filme – “Solta o Ponto”
Dir.: Renée Castelo Branco
A garotada da zona leste de SP inventou o Passinho do Romano, que movimenta uma indústria de MCs, produtores e dançarinos.


23/10 (sexta-feira)

Filme – “Intolerância”
Dir.: Renata Baldi e Claudio Renato
Um retrato do fanatismo religioso, da violência e da busca pela compreensão.
 
30/10 (sexta-feira)

Filme – “Boa noite, solidão”
Dir: Geneton Moraes Neto
Pessoas que nunca saíram do sertão nordestino contam como imaginam a vida numa megalópole, como SP ou Rio de Janeiro.
  

06/11 (sexta-feira)

Filme – “Kobani Vive”
Dir.: Gabriel Chaim
A cidade curda semi-arrasada, que expulsou o Estado Islâmico.

13/11 (sexta-feira)

Filme – “Arrasta Fé”
Dir.:Reneé Castelo Branco, Joy Ernnay, Nathalia Rodrigues e Raull Santiago.
Evangélicos tomam posse das festas juninas, expulsam os santos da quadrilha, em busca de novas almas. A reação dos quadrilheiros fieis à tradição.

27/11 (sexta-feira)

Filme – “Adeus, Haiti”
Dir.: Bárbara Carvalho e Júlio Molica
Os motivos pelos quais milhões de haitianos procuram, desde o século XX, a vida fora de seu país.

04/12 (sexta-feira)

Filme – “Morte Vida Severina”
Dir.: Cristina Aragão, Gerson Camarotti e Murilo Salviano
A GloboNews percorre os caminhos de Severino, para relembrar o poema de João Cabral de Melo Neto. Mais de 700km de estrada para revisitar toda a trilha que Severino fez.

11/12 (sexta-feira)

Filme – Muvucão
Dir.: Renée Castelo Branco
Centenas de jovens disciplinados e com planos definidos na vida divertem-se na “swingueira” todas as noites, num bailado frenético que mistura diversos ritmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário