JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ESTREIAS NOS CINEMAS EM 24 DE SETEMBRO DE 2015

Nessa semana chegam mais oito filmes nas salas de cinema no Brasil.

O Brasil tem os dramas "Luneta do Tempo" com a estreia de Alceu valença na direção e "A Hora e a Vez de Augusto Matraga" de Vinícius Coimbra.

A Suíça tem o documentário "O Samba" .

Os Estados Unidos tem três filmes: a ação "Evereste", a animação "Hotel Transilvânia 2"comédia "Um Senhor Estagiário".

As Filipinas tem o drama "Norte, O Fim da História".

Para fechar as estreias da semana, a França e a Polônia "A Pele de Vênus".





A LUNETA DO TEMPO


Sinopse: Drama musical que utiliza mitos populares da cultura brasileira para narrar uma historia cheia de encontros e desencontros, traições e amores, crimes e castigos. Tendo como pano de fundo o sertão pernambucano - sua gente e sua cultura, o cordel, o cangaço, o cinema e o circo – A Luneta do Tempo é um drama universal carregado de poética singular, onde a realidade e o onírico se misturam revelando a alma agreste do Brasil profundo.




Crítica por Andrea Cursino: Alceu Valença tem uma estreia muito feliz como cineasta com um filme interessante que prende atenção pela boa qualidade com que é feito. 

Alceu Valença é um nomes mais importantes da MPB e durante 10 anos planejou fazer esse filme. Para não arriscar começar algo novo com a possibilidade de dar errado, ele se preparou. Estudou como escrever um roteiro, foi aprender todas as funções de um diretor em um filme, desde o planejamento de planos quanto o acompanhamento. 

Ele também escolheu o elenco encabeçado por Irandhir Santos e Hermila Guedes. Alceu Valença além de dirigir, escrever o roteiro, escolher a equipe, ele também atuou bem.

A história se passa no sertão onde Lampião (Irandhir Santos) e Maria Bonita eram os reis do cangaço. Cecéu Valença, o filho de Alceu, interpreta Nagib Mazola com muita competência. Alguns atores não são profissionais , mas preenchiam as exigências do diretor.

A qualidade técnica impressiona para quem é marinheiro de primeira viagem. Uma ótima fotografia que valorizou as belas tomadas, a direção de arte e o figurino tão bem reproduzido. A trilha sonora é ótima, e claro, não poderia ser de outra pessoa que Alceu exercendo sua função original com maestria.

Para se fazer cinema é preciso entender o cinema na sua essência. É importante procurar aprender cada ofício com dedicação e humildade de quem por mais conhecimento que tenha na sua área, entenda que em uma função nova é um aprendiz. Como todo bom aprendiz, tenha 100% de dedicação para fazer o seu melhor. Saber que cinema é uma forma de comunicação, onde cada elemento  usado é importante para passar as diversas informações necessárias para contar uma história e transmitir a mensagem   que está na cabeça do diretor. É gratificante ver como Alceu Valença se preparou para começar a deixar sua marca no cinema com muita competência.

Resumo da ópera, Um belíssimo filme que mostra o resultado que pode se investir em algo novo desde que haja respeito a linguagem que vai abordar. 



Ficha Técnica


Título Original: Luneta do Tempo

Título no Brasil: Luneta do Tempo

Direção: Alceu Valença

Roteiro: Alceu Valença

Elenco: Irandhir Santos, Hermila Guedes,  Alceu Valença, Cecéu Valença, Ary de Arimatéia, Charles Teony, Hélder Vasconcelos,  Khrystal, Servilio Horlanda, Ivair Rodrigues, Zé Drummont e Mariah Teixeira.

Produção: Tuinho Schwartz e Yanê Montenegro.

Fotografia: Luís Abramo

Montador: Tuco

Trilha Sonora: Alceu Valença

Gênero: Drama

Duração: 97 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Tucumán Filmes

Estúdio: Focus Films / MV Produções

Classificação: 12 anos

Informação Extra: Longa-metragem de estreia do cantor e compositor Alceu Valença.



Trailer








A HORA E A VEZ DE 
AUGUSTO MATRAGA



Sinopse: O filme conta a história de Augusto Matraga (João Miguel), fazendeiro falido e violento que vive acima da lei no sertão de Minas Gerais. Em dificuldades, ele cai numa emboscada que quase o leva à morte. Renascido, Matraga volta-se para a fé e o trabalho árduo em busca de redenção. Anos depois, chega na vila o rei do sertão, Joãozinho Bem-Bem (José Wilker), e seu bando de jagunços. Esta nova amizade atravessará seu destino. Dentro de Matraga, o santo e o guerreiro vão duelar até que chegue sua hora e sua vez.


Crítica: Em Breve.




Ficha Técnica


Título Original: A Hora e A Vez de Augusto Matraga

Título no Brasil: A Hora e A Vez de Augusto Matraga

Direção: Vinícius Coimbra

Roteiro: Manuela Dias, Vinícius Coimbra

Origem da História: Baseados na obra de José Guimarães Rosa.

Elenco: José Wilker, João Miguel,Vanessa Gerbelli, Chico Anysio, Irandhir Santos, Júlio Andrade, Werner Schunemann, Zé Dumont, Vinícius de Oliveira, Ivan de Almeida, João Dinico,Alexandre Zachia, Antônio Petrin, Carolina França, Gorete Milagres, Odilon Esteves, Evil Rebouças,Teca Pereira, Geraldo Peninha, Glicério Rosário Dias,  Silva,     Melissa Isabelli, Ovídio Moura,  Iami Lobato 

Produção: Adriano Civita, Beto Gauss, Vinícius Coimbra

Fotografia: Lula Carvalho

Trilha Sonora: Sacha Amback

Gênero: Drama

Duração: 106 min.

Ano: 2011

País: Brasil

Cor: Colorido

Estúdio: Prodigo Films






Trailer






O SAMBA



Sinopse: Afinal, o que é o samba? Tentando identificar as raízes do ritmo que se confunde com nossa própria identidade nacional, o filme do suíço Georges Gachot busca no povo e no cantor Martinho da Vila a chave para entender porque ele está tão ligado a vida de tantas pessoas. Com a participação da escola de samba Unidos de Vila Isabel, campeã do carnaval em 2013



Crítica: Em breve.




Ficha Técnica


Título Original: O Samba


Título no Brasil: O Samba

Direção: Georges Gachot


Roteiro: Georges Gachot

Elenco: Beth Carvalho, Leci Brandão, Mart'Nália, Martinho da Vila, Ney Matogrosso, Paula Lima e Zeca Baleiro.

Produção: Georges Gachot

Fotografia: Felipe Reinheimer, Georges Gachot, Peter Guyer, Pio Corradi e  Séverine Barde.

Montagem: Ruth Schläpfer

Gênero: Documentário

Duração: 82 min.

Ano: 2014

País: Alemanha / Brasil / Suíça

Cor: Colorido

Distribuidora: Imovision

Estúdio: EuroArts Entertainment / ZDF/Arte



Trailer





EVERESTE



Sinopse: Baseada em fatos reais, o filme conta a história de oito alpinistas que escalavam o Evereste quando foram surpreendidos por uma nevasca de grandes proporções.










Crítica por Zeca Seabra: Evereste (Everest) é baseado no desastre real ocorrido em 1996 quando três equipes de alpinistas foram atingidas por uma forte nevasca e causou vários acidentes trágicos, incluindo a morte de alguns guias experientes. O diretor islandês Baltasar Kormákur se debruça em um fato real para traçar um paralelo entre o homem versus natureza nos mesmos moldes do seu filme de 2012 – “Sobrevivente” (Djúpið) onde ele valoriza o esforço humano frente a fúria selvagem em estado bruto.


Aqui ele não glamuriza a montanha como nos filmes de aventura, o que pode frustrar alguns espectadores, e prefere focar toda a narrativa na ação predatória do homem que com sua arrogância pensa em dominar o meio ambiente fora de controle. Ele questiona as razões que levam o ser humano a enfrentar condições terríveis somente para agradar seu ego conquistador.

Baltazar não prioriza nenhum personagem de um elenco repleto de nomes conhecidos, marcando com cuidado sua posição de fazer da montanha sua principal estrela que brilha em tomadas esmagadoras (especialmente se assistido em Imax e 3D).

Evereste nos faz pensar sobre a fragilidade da vida humana deixando seu recado com muita competência.


Ficha Técnica


Título Original: Everest

Título no Brasil: Evereste


Direção: Baltasar Kormákur

Roteiro: Justin Isbell e William Nicholson.

Elenco: Jason Clarke, Jake Gyllenhaal,John Hawkes, Josh BrolinKeira Knightley, Martin Henderson, Clive Standen, Elizabeth Debicki, Emily Watson, Sam Worthington, Mia Goth,Vanessa Kirby, Michael Kelly, Robin Wright e Tom Goodman-Hill.

Produção: Brian Oliver, Eric Fellner,  Evan Hayes,  Liza 
Chasin,  Nicky Kentish Barnes, Tim Bevan e Tyler Thompson.

Fotografia: Salvatore Totino

Montagem: Mick Audsley

Trilha Sonora: Dario Marianelli

Gênero: Drama

Duração: 150 min.

Ano: 2015

País: Estados Unidos / Reino Unido

Cor: Colorido

Distribuidora: Universal Pictures

Estúdio: Chromakey-Hire.Com / Cross Creek Pictures / Free State Pictures / Universal Pictures / Walden Media / Working Title Films

Classificação: 14 anos






Trailer




HOTEL TRANSILVÂNIA 2

[


Sinopse: Sequência da animação Hotel Transilvânia, de 2012, que acompanha a agitada rotina do resort favorito dos principais monstros, gerenciado pelo Conde Drácula. Agora, o velho vampiro Vlad chega para mudar radicalmente a vida do hotel.








Crítica por Andrea Cursino: A continuação de Hotel Transilvânia mostra que o que é bom pode ficar ainda melhor. E Hotel Transilvânia 2 é com certeza melhor e mais divertido que o primeiro. 

A qualidade técnica é impecável. As cores são vivas e os traços divertidos. A fotografia valorizou muito as cores. A direção de arte e a trilha sonora compõe o trabalho harmônico dirigido Genndy Tartakovsky.

O roteiro foi bem trabalhado e os diálogos são divertidos e os personagens bem delineados. Com certeza vai agradar não só as crianças, mas a família toda.

A dublagem brasileira está ótima e as entonações perfeitas para nos aproximar dos personagens. Na dublagem americana, Adam Sandler dubla o vampiro Drac, pai da Mavis que ganha a voz de Selena Gomez. 


Com certeza é uma das melhores animações do ano!




Ficha Técnica



Título Original: Hotel Transylvânia 2

Título no Brasil: Hotel Transilvânia 2

Direção: Genndy Tartakovsky


Origem da História: Continuação de Hotel Transilvânia.

Roteiro: Adam Sandler, Robert Smigel

Elenco: Adam Sandler, Andy Samberg, Chris Kattan, David Spade, Fran Drescher, Julia Lea Wolov, Keegan-Michael Key, Kevin James, Mel Brooks, Selena Gomez, Steve Buscemi

Produção: Michelle Murdocca

Trilha Sonora: Mark Mothersbaugh

Gênero: Animação

Ano: 2015

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Sony Pictures

Estúdio: Columbia Pictures / Sony Pictures Animation / Sony Pictures Digital / Sony Pictures Imageworks (SPI)





Trailer Dublado



Trailer Legendado






UM SENHOR ESTAGIÁRIO



Sinopse: A dona de um site de moda tem problemas para aceitar a contratação de uma nova estagiária e a volta à ativa de um senhor de 70 anos.










Crítica por Andrea Cursino: O filme de Nancy Meyers é simples, bonito e interessante. É desses filme que você assiste várias vezes e não cansa. 


A história é interessante e inverte a situação com uma realidade atual. Os aposentados que ainda podem fazer alguma atividade, a solidão e amizades, as relações humanas e como lidamos com isso. A troca entre os personagens nos localiza como é importante essa troca e esse contato entre as pessoas que vivem hoje mais em contato através das máquinas.

O elenco é ótimo e Robert De Niro está leve e nos mostra um Ben Withaker carismático, simpático, prestativo e é ele quem dá leveza ao filme. Ele tem ótimas cenas com Anne Hathaway e Rene Russo.

o filme é tecnicamente bom. A fotografia é simples e trabalha bem os contrastes entre claro e escuro. A direção de arte é bem feita e aproveita bem os espaços da história. A trilha sonora é boa.

Com certeza, "Um Senhor Estagiário" é um filme leve e divertido. 


Ficha Técnica

Título Original: The Intern

Título no Brasil: Um Senhor Estagiário

Direção: Nancy Meyers

Roteiro: Nancy Meyers

Elenco: Robert De NiroAnne Hathaway,Drena De Niro, Adam DeVine, Rene Russo, Anders Holm, Andrew Rannells,  Christine Evangelista, Nat Wolff,Linda Lavin, Liz Celeste, Wallis Currie-Wood, Maria Di Angelis, Molly Bernard e Reid Scott. 

Produção: Nancy Meyers, Scott Rudin, Suzanne McNeill Farwell

Fotografia: Stephen Goldblatt

Montagem: Robert Leighton

Trilha Sonora: Theodore Shapiro

Gênero: Comédia

Duração: 121 min.

Ano: 2015

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Warner Bros.

Estúdio: Worldview Entertainment



Trailer





NORTE, O FIM DA HISTÓRIA




Sinopse: Após ser preso injustamente por assassinato, enquanto o verdadeiro autor do crime segue livre, um homem vive dias de tensão na cadeia. O assassino real é um intelectual frustrado com o ciclo interminável de traições e apatia que se instalou por seu país. O prisioneiro é um homem simples que começa a achar a vida na prisão mais suportável quando algo de estranho e misterioso lhe acontece.



Crítica: Em breve



Ficha Técnica


Título Original: North, the End of Historia

Título no Brasil: Norte, O fim da história

Direção: Lav Diaz

Roteiro: Lav Diaz, Rody Vera

Elenco: Sid Lucero, Angeli Bayani, Archie Alemania, Dea Formacil, Hazel Orencio, Ian Lomongo, Kristian Chua, Kristine Kintana, Mae Paner, Miles Canapi, Noel Sto. Domingo, Perry Dizon, Raymond Lee, Sheen Gener, Sid Lucero, Soliman Cruz

Produção: Kristine Kintana, Raymond Lee

Fotografia: Lauro Rene Manda

Montador: Lav Diaz

Trilha Sonora: Perry Dizon

Gênero: Drama

Duração: 250 min.

Ano: 2013

País: Filipinas

Cor: Colorido

Distribuidora: Supo Mungam Films

Estúdio: Kayan Productions / Origin8 Media / Wacky O Productions



Trailer






A PELE DE VÊNUS


Sinopse:Vanda é uma atriz que luta para convencer o diretor Thomas de que ela é a pessoa certa para interpretar a protagonista de sua mais nova peça, inspirada em obra de Sacher Masoch









Crítica por Juliana Meneses: O mais recente filme de Roman Polanski trás apenas dois atores e se passa todo dentro de um teatro decadente de Paris, mas está longe de ser monótono ou cansativo, pelo contrário, o filme prende o espectador do começo ao fim.


No meio de uma tempestade a atriz Vanda chega muito atrasada para audição da peça A pele de Venus do diretor Thomas que já estava de saída, indo ao encontro de sua noiva, Vanda insiste muito e acaba conseguindo passar as cenas com o diretor. Ela tenta seduzi-lo para mostrar que é a pessoa certa para a personagem, mas a princípio não será tão fácil convencê-lo. Na falta de outra pessoa para fazer o personagem masculino da peça o próprio diretor o interpreta e em meio as cenas os dois param a todo momento para falar sobre a peça, sobre suas vidas e sobre questões morais abordadas no texto adaptado por Thomas. A peça trata das relações de poder, como inclusive em um relacionamento a disputa pelo poder está presente.

Na peça o homem apaixonado por Vanda, Séverin pede que ela o faça de escravo e o submeta a todo tipo de humilhação e tortura, para ele isso é amor, ela que a princípio fica apreensiva, acaba aceitando o acordo e exercendo seu papel de dominadora com maestria. Thomas se envolve profundamente por Vanda ao qual nada sabe e por mais que tente exercer sua autoridade de diretor ela a todo momento consegue dominá-lo.

Em meio as cenas que fazem juntos os dois personagens vão se desnudando das máscaras que utilizam em suas vidas e mostrando mais e mais o verdadeiro íntimo. A realidade é totalmente mesclada a ficção da peça que vivenciam, o desejo do personagem da peça se mistura ao desejo real que eles sentem, os papéis de homem e mulher se entrelaçam e dominador e dominado são um só, eles vivem a perversão de seus personagens.

Mathieu Amalric faz tanto o diretor iniciante Thomas quanto o sádico Séverin com perfeição, mas Emmanuelle Seigner supera as expectativas ao entregar-se totalmente a personagem e cumprindo brilhantemente seu papel. Tanto a atriz quanto aquela que ela se propõe a fazer na peça tem o mesmo nome e ela as mostra de maneira eloquente, muito sedutora e desafiadora. Vanda a atriz, que a primeiro momento aparenta não saber ao certo do que a peça trata, mas tarde mostra o texto todo decorado e questiona Thomas o tempo todo sobre machismo e sado masoquismo. Ela mergulha na mistura das duas Vandas e dá ao público uma atuação muito boa, que satisfaz tanto em cinema quanto em teatro.

O cenário e figurino são bem adequados a proposta do filme, assim como a fotografia que dá a clara ideia da participação no teatro, como se o espectador estivesse no jogo de cena. O elenco reduzido é o ideal para o estilo do longa e a teatralidade está na medida certa da trama. Uma obra prima de Polanski.




Ficha Técnica

Título Original: La Vénus à la fourrure 

Título no Brasil: A Pele de Vênus



Direção: Roman Polanski

Roteiro: David Ives e Roman Polanski.

Elenco: Emmanuelle Seigner e Mathieu Amalric.

Produção: Alain Sarde e Robert Benmussa.

Fotografia: Pawel Edelman

Montagem: Hervé de Luze e Margot Meynier.

Trilha Sonora: Alexandre Desplat

Gênero: Drama

Duração: 96 min.

Ano: 2014

País: França

Cor: Colorido

Distribuidora: Califórnia Filmes

Estúdio: A.S. Films / Monolith Films / R.P. Productions



Trailer



Nenhum comentário:

Postar um comentário