JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sábado, 29 de agosto de 2015

DESTAQUES DA SEMANA NO CANAL CURTA!


Curta!

Canal Curta :Destaques da semana de 31 de agosto 6 de setembro

Curta!

O canal Curta! lança novo episódio da série ‘Grupo Corpo – Repertório’ e estreia a faixa ‘Amores Expressos’

O Canal Curta! estreia na Terça das Artes, dia 1º de setembro, o segundo episódio da série Grupo Corpo – Repertório. Intitulado como “21”, o documentário mostra os bastidores do espetáculo de mesmo nome, que foi criado em 1992 e que é considerado um divisor de águas na carreira da companhia. A partir dele, o grupo passou a adotar como padrão o uso de músicas compostas especialmente para suas apresentações, como foi com “Maria, Maria” e “Último Trem”, ambos com canções originais de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Mais informações a seguir:





Outra novidade da programação é a série “Amores Expressos”, um projeto que reuniu 16 escritores brasileiros de diferentes gerações e os levou cada um para uma cidade diferente no mundo, onde ficaram por um mês. Lá, eles escreveram uma história que se passava no lugar onde estavam e que tinha como inspiração a experiência do autor no local. A estreia fica por conta de Daniel Pellizari, que visita Dublin, na Irlanda. A atração será exibida na Quinta do Pensamento, dia 3 de setembro.

Já a Segunda da Música, 31, apresenta o auge e a decadência de um dos maiores nomes da música brasileira, Humberto Teixeira. Dirigido por Lírio Ferreira, “O Homem que engarrafava nuvens” conta a história do baião ao narrar a trajetória do músico que assina a autoria de clássicos como “Asa Branca” e "Adeus Maria Fulô". A produção acompanha Denise Dummont, filha de Teixeira, em uma viagem em busca de mais informações sobre a vida do pai. Sucesso na década de 50, ele ficou marcado como o criador do baião, mas teve sua ascensão ofuscada pelo parceiro Luís Gonzaga, que eternizou com sua voz as canções do compositor.

Na Quarta do Cinema, dia 2, a série “Filmes que Marcaram Época” traz o episódio “Tudo Sobre Minha Mãe”, sobre os bastidores do longa de Pedro Almodóvar, de 1999, que narra a história de Manuela, uma mãe solteira que perde seu filho de 17 anos, morto em um acidente, e a partir disso sai em busca do pai do jovem. O documentário aborda ainda o contexto social e político da época, a Espanha dos anos 90, quando a libertação sexual e cultural transformou a ditadura da Europa em um país moderno. 

No mesmo dia, o A Vida É Curta! traz a estreia de “Nº 27”, vencedor do Festival Internacional de Curtas de São Paulo e do Janela Internacional de Cinema do Recife. O roteiro explora o drama de um menino que vive uma situação constrangedora na escola.

A Sexta da Sociedade, 4, apresenta o premiado documentário “500 Almas”, de Joel Pizzini, que aborda o processo de resgate da identidade e da memória da tribo nômade Guatós, até então tida como extinta. A produção foi até regiões como Cáceres, Poconé e Corumbá (Mato Grosso), Rio de Janeiro, Recife e Berlim (Alemanha). Para encerrar a semana, o Curta! Relâmpago “O Porto de Santos”, de Aloysio Raulino, conta a história da cidade de Santos e o seu porto.

SEGUNDA DA MÚSICA

“O Homem que Engarrafava Nuvens” (documentário)

A história do baião através da ascensão e queda de um de seus maiores expoentes, o letrista e compositor Humberto Teixeira, conhecido como o "doutor do baião". Responsável por clássicos como "Asa Branca" e "Adeus Maria Fulô", Teixeira atingiu o estrelato nos anos 50, mas foi sempre eclipsado por seu parceiro Luiz Gonzaga. Na década seguinte, com o surgimento da bossa nova, o baião caiu na obscuridade.
Diretor: Lírio Ferreira
Duração: 107 min. 
Ano: 2008
Exibição: 31 de agosto, segunda-feira, às 22h
Horários alternativos: Dia 1º de setembro, terça-feira, às 2h e às 16h / Dia 2 de setembro, quarta-feira, às 10h / Dia 5 de setembro, sábado, às 10h30m
Classificação: Livre

TERÇA DAS ARTES

“Grupo Corpo – Série Repertório: 21” (documentário)

Documentário produzido pela companhia mineira Grupo Corpo, sobre uma de suas montagens mais importantes, "21" é um divisor de águas na história do Grupo Corpo. Depois de atuar por uma década com temas musicais preexistentes, com este balé, a Companhia mineira volta a trabalhar com música especialmente composta. Da teia de combinações rítmicas e timbrísticas em torno do número 21, contida nas partituras criadas por Marco Antônio Guimarães – diretor artístico do Uakti, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras cria uma escritura coreográfica cujo pulso, ou impulso, é de transpiração matemática. O resgate da ideia de trabalhar com trilhas especialmente compostas permite também que o Grupo Corpo avance na investigação de um vocabulário próprio identificado com suas raízes brasileiras.
Diretor: Cláudia de Brito Ribeiro de Oliveira e Janaina Moreira do Patrocínio
Duração: 52 min. 
Ano: 2015
Estreia: 1º de setembro, terça-feira, às 22h30m
Horários alternativos: Dia 2 de setembro, quarta-feira, às 2h30min e às 16h30m / Dia 3 de setembro, quinta-feira, às 10h30m / Dia 5 de agosto, domingo, às 23h / Dia 6 de setembro, segunda-feira, às 10h45m
Classificação: Livre


QUARTA DE CINEMA

A VIDA È CURTA! traz momentos de tensão essa semana e tem a estreia de “Nº27”, de Marcelo Lordello, além de “Cova Aberta” e “O Gato Sem Asas”.

O “A Vida É Curta” da semana traz uma série de filmes com momentos de tensão. A estreia fica por conta de “Nº 27”, às 20h, de Marcelo Lordello, que mostra o drama de um garoto que vive uma situação constrangedora na escola. A produção foi premiada em mostras importantes como o Festival Internacional de Curtas de São Paulo e o Janela Internacional de Cinema do Recife. Na sequência,“Cova Aberta”, de Ian Abé, que narra a história de Roberta, uma mulher em sofrimento que viaja pela BR-230. Ao encontrar uma jovem mais atormentada que ela, acaba deixando sua dor de lado e se propõe a ajudar a garota, trazendo para sua vida o medo da morte. Em seguida, “O Gato Sem Asas”,de Pedro dos Anjos, faz um recorte da relação entre o patrão e sua empregada doméstica. 

Estreia: 2 de setembro, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 3 de setembro, quinta-feira, à 0h/ Dia 4 de setembro, sexta-feira, às 8h / Dia 5 de setembro, sábado, às 6h

“Tudo Sobre Minha Mãe” - Filmes que Marcaram Época (documentário)

O diretor Pedro Almodóvar filmou “Tudo Sobre Minha Mãe”, em 1999. Manuela, uma mãe solteira, perde seu filho de 17 anos em um acidente e começa a procurar pelo pai do garoto. O filme mostra retratos de diversas personagens femininas encarando suas vidas e suas tragédias pessoais. Não há um grande papel masculino, onde o mundo parece pertencer às mulheres. A produção se passa na Espanha dos anos 90, quando a libertação sexual e cultural transformou, em duas décadas, a mais antiga ditadura europeia em um país ultramoderno. Um mestre do mau gosto e da mistura de gêneros, grande fã de melodramas e tramas complexas, Pedro Almodóvar filma de acordo com uma estética particular: multicultural, neobarroca, tão popular quanto de vanguarda, cafona e intelectual.
Diretor: Antoine de Gaudemar
Duração: 52 min. 
Ano: 2013
Exibição: 2 de setembro, quarta-feira, às 21h
Horários alternativos: Dia 3 de setembro, quinta-feira, à 1h e às 15h / Dia 4 de setembro, sexta-feira, às 9h / Dia 5 de setembro, sábado, às 19h
Classificação: 10 anos

QUINTA DO PENSAMENTO


Amores Expressos - Daniel Pellizzari - Irlanda - Dublin (documentário) 

Neste episódio, o escritor, tradutor e editor Daniel Pellizzari - nascido em Manaus e radicado em Porto Alegre - visita Dublin, na Irlanda. Daniel Pellizzari participou de diversas antologias desde o início dos anos 1990 e foi um dos pioneiros no uso da internet como meio de divulgação e laboratório literário, começando a publicar seus textos na rede em 1995. De 1998 a 2001, foi um dos colunistas do fanzine Cardosonline.
Diretor: Tadeu Jungle
Duração: 22 min 
Ano: 2011
Estreia: 3 de setembro, quinta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 4 de setembro, sexta-feira, à 0h e às 14h / Dia 5 de setembro, sábado, às 16h30min / Dia 6 de setembro, domingo, às 9h30m
Classificação: Livre

SEXTA DA SOCIEDADE

Curta! Relâmpago - “O Porto de Santos” (documentário)

A histórica cidade de Santos e o seu porto. Embarcações atracadas e o trabalho dos doqueiros: suas atividades e reivindicações. Navios ancorados em alto-mar. O comércio do café, que desde 1909 propiciou a Santos a sua riqueza. O transporte de sacas de café e o carregamento num caminhão. Crianças e senhoras recolhem grãos caídos no chão. Monumento em exaltação ao trabalho. O transporte de caiçaras, e a dificuldade de viver da pesca local. Destaque para mulato dançando, com sensualidade, a canção "Amante Latino" e outros homens jogando capoeira. O movimento noturno na zona de meretrício com prostitutas e luminosos de bares. Retorna o dia, e a rotina no porto recomeça.
Diretor: Aloysio Raulino
Duração: 19 min. Ano: 1978
Exibição: 4 de setembro, sexta-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 7 de setembro, segunda-feira, às 16h30m / Dia 8 de setembro, terça-feira, às 10h30m
Classificação: 14 anos

“500 Almas” (documentário)

Documentário sobre a perda de identidade baseado na cultura dos índios Guatós. Filmado na ilha Insua, Pantanal, e em localidades como Cáceres, Poconé e Corumbá (Mato Grosso), Rio de Janeiro, Recife e Berlim (Alemanha), tem como ponto de partida o resgate da identidade de toda uma população indígena, os índios Guatós - tidos como extintos - que até a produção do filme não sabia sua própria história. Com mais de 50 prêmios, é um dos documentários mais premiados do Brasil.
Diretor: Joel Pizzini
Duração: 108 min. 
Ano: 2004
Exibição: 4 de setembro, sexta-feira, às 21h
Horários alternativos: Dia 5 de setembro, sábado, à 1h30m / Dia 7 de setembro, segunda-feira, às 14h30m / Dia 8 de setembro, terça-feira, às 8h30m
Classificação: 10 anos

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.


O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 76 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV. 
Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário