JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sábado, 18 de julho de 2015

FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA ANUNCIA NOVIDADES DE SUA 22ª EDIÇÃO

Festival de Cinema de Vitória tem como um de seus nortes a busca por um cinema variado e de diversas abordagens. Esse conceito é o que marca a mostra Cinema de Bordas , evento que marca o lançamento da 22ª edição do festival nos dias 14 e 15 de agosto, das 19h às 22h, no Cineclube Metrópolis/Ufes, em Vitória, com entrada franca. 

A seleção de filmes tem curadoria da pesquisadora e professora de cinema Bernadette Lyra, que criou o termo Cinema de Bordas em 2005 depois de uma série de estudos sobre filmes que apresentam características específicas de produção, realização e exibição. São filmes alternativos, com baixíssimo orçamento, técnicas precárias, falta de aparatos tecnológicos, amadorismo de atores e atrizes, diretores autodidatas e muita criatividade, define Bernadette. Ao final das sessões, haverá um debate com a curadora, com a diretora e produtora Saskia Sá e com o professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Fábio Camarneiro. 

Produzidos nas mais diversas regiões do Brasil e de todos os gêneros, os filmes que serão exibidos sobrevivem às bordas do cinema comercial ou artístico, assumindo, sem medos e com humor, uma estética tosca, sob uma ótica caseira. Nesta pequena mostra que antecede o 22º Festival de Cinema de Vitória, o Cine Metrópolis faz chegar aos espectadores filmes realizados em regiões rurais, cidadezinhas pequenas e subúrbios de grandes cidades, aponta a curadora. 

Oficina de Crítica com André Dib 

Até o próximo dia 13 de agosto, estão abertas as pré-inscrições para a Oficina de Crítica Cinematográfica com o jornalista pernambucano André Dib, que será realizada nos dias 11, 12 e 16 de setembro, durante o 22º Festival de Cinema de Vitória . Em encontros teóricos e práticos, a oficina tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de se relacionar com os filmes, explica Dib. 

Os interessados em participar devem ter mais de 16 anos, preencher a ficha de inscrição no site do Festival (www.festivaldevitoria.com.br) juntamente com um texto de até 2500 caracteres sobre um filme de sua escolha (curta ou longa, ficção ou documentário). No final de agosto, serão divulgados os nomes das pessoas pré-selecionadas.


A 22ª edição do Festival ocorrerá entre os dias 11 e 16 de setembro.

Oficina LGBT 

Uma das oficinas inéditas já confirmadas para a 22ª edição do Festival de Vitória é a Cinema LGBT Pós-Stonewall, ministrada pelo jornalista e crítico de cinema Christian Petermann. O objetivo é apresentar um panorama histórico dos principais filmes que, depois do incidente em Stonewall (Nova York, 1969) - quando a comunidade gay local se uniu para resistir contra os maus tratos da polícia e em favor de seus direitos -, marcaram época e redefiniram a imagem LGBT. Em sua 5ª edição, a Mostra Quatro Estações exibirá, na primeira noite do Festival, uma seleção com os mais recentes filmes nacionais que abordam a temática da diversidade sexual e de gênero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário