JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 30 de julho de 2015

DOCUMENTÁRIO SOBRE BLOGUEIRA CUBANA TEM EXIBIÇÃO GRATUITA PRORROGADA


Produzido pela Sala 12 Filmes, os mesmos produtores de “Cidade Cinza”, o documentário A VIAGEM DE YOANI conta a história da blogueira Yoani Sánchez e registra sua visita ao Brasil. O filme estreou no circuito comercial em 23 de abril de 2015.

Com o objetivo de ir de encontro ao seu público e estimular os já acalorados debates políticos presentes nas redes sociais hoje, os diretores e produtores do longa, Peppe Siffredi, Raphael Bottino e Marcelo Mesquita e a distribuidora Elo Company optaram por disponibilizar o filme integralmente e gratuitamente no portal UOL. O filme, que está online desde 26 de julho, poderá ser assistido gratuitamente até 6 de agosto.

Após esse período online no Portal UOL, o filme seguirá sua trajetória e ficará disponível para download no site iTunes a partir de 7 de agosto.




Em casa e sem ter acesso a internet, a cubana criou o blog chamado Geração Y, que hoje tem milhões de views por mês, onde ela conta seu cotidiano em Cuba e faz críticas ao regime. Yoani ganhou fama e prêmios internacionais muito rapidamente. Em menos de um ano de atividade foi destaque de uma matéria da Reuters e logo premiada no Ortega y Gasset, do periódico El País, e noMaria Moors Cabot, da Universidade de Columbia, e eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time.

A produção do filme começou em 2009 quando o site da Yoani era bloqueado na ilha e ela lutava pelo direito de viajar para receber suas inúmeras nomeações e premiações. Em 2013, ajudada pelo então Senador da República Eduardo Suplicy, a blogueira veio ao Brasil. E provocou ações  passou pelas cidades de Feira de Santana, Brasília e São Paulo.

O documentário acompanha os principais eventos na vida dela nestes 5 anos até a reaproximação diplomática entre Cuba e EUA. Com especial atenção as manifestações que ela provocou em sua vinda ao Brasil.

Eleita uma das 100 pessoas influentes do mundo, a blogueira e ativista cubana Yoani Sánchez é uma personagem polêmica. Alguns dizem que ela é uma agente da CIA, outros que ela é uma lutadora pela liberdade de expressão. Sem ter acesso a internet em casa, Yoani mantém um blog com milhões de views por mês, em que faz duras críticas ao Socialismo, pelo qual ganhou muitos prêmios internacionais, principalmente nos EUA. Depois de anos tentando obter a permissão para viajar para fora de Cuba, a principal opositora dos irmãos Castro dentro da ilha veio ao Brasil, onde encontrou muitos manifestantes contra e a favor da sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário