JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

domingo, 21 de junho de 2015

A EDITORA ELSEVIER LANÇA LIVRO "O CINEMA VAI A GUERRA"

O livro elaborado pelos doutores em história Francisco Carlos Teixeira Silva (Universidade Livre de Berlim), Karl Schurster e Igor Lapsky (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com a colaboração de pesquisadores das principais instituições de ensino superior brasileiras. O livro fala sobre os conflitos armados da humanidade, guerra e opções pela paz nos séculos XX e XXI retratados por cineastas como D.W. Griffith, Fritz Lang, F. Murnau, Charles Chaplin, Jean Renoir, William Wyler, Francis Ford Copolla, Olivier Stone, Robert Altman entre tantos outros.

Os organizadores abordam o cinema como fenômeno histórico – com uma história própria e, como ele mesmo, produtor de narrativas históricas, validadas por ampla recepção popular. Segundo eles, não cabe “corrigir” ou “enquadrar” as narrativas fílmicas conforme os cânones, na maioria das vezes bastante aborrecidos, da história acadêmica.

A intenção é deixar fluir, conviver, a diversidade de narrativas e extrair de todas, e de cada uma, as representações que fizeram da história. Se diretores, roteiristas, montadores, produtores, diretores de imagem e som, figurinistas e cenógrafos leram a história desta ou daquela forma, e tal leitura foi recepcionada por milhares, por vezes milhões de pessoas, as quais consideraram tal narrativa digna de ser comentada, debatida e muitas vezes passada à frente como história, então tais profissionais produziram, eles mesmos, material para o historiador.

A narrativa fílmica, sob diversas formas, é, sem dúvida, a principal concorrente da narrativa histórica. Muito do que todas as pessoas sabem no mundo sobre algum fato ou processo histórico – das passagens da antiguidade clássica até as grandes guerras mundiais, passando por personagens como Chica da Silva, Sigmund Freud ou Júlio César – advém de filmes a que assistiram em alguma época de suas vidas. Nosso interesse foi buscar a produção do sentido naquela que foi –  e ainda é, ao menos na tela pequena – o maior de todos os entretenimentos.”, destacam.

 SOBRE A ELSEVIER
Líder mundial em publicações de Saúde, Ciência e Tecnologia, a Elsevier responde por 25% de todo o conteúdo científico publicado no mundo e atende a uma comunidade demais de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais de informação e saúde. A editora publica ainda mais de 2.000 periódicos e cerca de 20.000 livros e enciclopédias de selos como Mosby, Saunders e Churchill Livingstone.


OS ORGANIZADORES
·         Francisco Carlos Teixeira da Silva
Professor titular de História Moderna e Contemporânea da UFRJ e bolsista de produtividade do CNPq.
·         Igor Lapsky
Professor do Departamento de História da Universidade Cândido Mendes, pesquisador da rede de Estudos do Tempo Presente, editor-chefe da Revista Eletrônica Tempo Presente e coordenador dos projetos de Formação Continuada e Nova EJA, na Fundação CECIERJ/ SEEDUC.
·         Karl Schurster Sousa Leão
Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE, professor adjunto da Universidade do Estado de Pernambuco, do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Nacional de La Plata/Argentina e bolsista do International Scholl for Holocaust Studies/Yad Vashem – Jerusalém. Coordenador do Laboratório de Estudos do Tempo Presente da Universidade de Pernambuco.

SERVIÇO:
EDITORA ELSEVIER
Categoria: História
Formato: Impresso - 17x24 cm
Páginas: 445
Preço: 79,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário