JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 5 de março de 2015

ESTREIAS 5 DE MARÇO de 2015

Nessa quinta-feira chegam mais seis filmes nas salas de cinema no Brasil. São três filmes dos Estados Unidos, um do Reino Unido e duas co-produções da Europa, sendo um filme tem parceria entre SuéciaFrança, Noruega, Dinamarca, enquanto o outro tem parceria entre Alemanha, Áustria, Suíça.

Vamos começar com os Estados Unidos. 

Hollywood tem dois filmes de ação "Kingsman - Serviço Secreto",  o   drama "118 Dias" e o terror "Renascida do Inferno". 

A Europa tem o Britânico romance "Simplesmente Acontece" e duas co-produções dramáticas "Força Maior" e "Duas Irmãs, Uma Paixão".



 KINGSMAN - SERVIÇO SECRETO


Sinopse: Adaptação da série de quadrinhos criada por Mark Millar. O suspense segue um agente veterano que resolve ajudar um jovem recrutado para uma escola britânica de espiões. O Jovem aprendiz Eggsy (Taron Ergeton) e o veterano Harry (Collin Firth) tem que deter um vilão perigoso, o maligno Valentine (Samuel.L Jackson).







Crítica por Louise Duarte: Pense nos filmes de James Bond que amamos pelas tramas de espionagem e dos acessórios incríveis que o espião mais famoso britânico usa em suas missões. Agora, junte isso a cenas dignas de filmes do diretor Quentin Tarantino e temos Kingsman - Serviço Secreto (Kingsman - Secret Service, 2015) adaptação dos quadrinhos criado por Mark Millar e Dave Gibbons estrelado por Colin Firth, Michael Kane, Samuel L Jackson e o novato Taron Egerton. 


O filme conta a história do jovem Gary "Eggsy" Unwin que é recrutado por Harry Hart que usa o codinome de Galahad. Ele convida o jovem a se juntar ao Kingsman, um serviço secreto de espiões. Harry precisa da ajuda de Eggsy que decide fazer parte do treinamento para se tornar um Kingsman e assim poder ajudar os espiões a combater o bilionário Richard Valentine que planeja dominar o mundo através de uma lavagem cerebral global através de chips de celular onde ele garante acesso grátis a internet e chamadas telefônicas. Valentine conta com a ajuda da sua "capanga" pessoal conhecida como Gazelle, uma assassina letal que possui pernas com proteses de lâmina fazendo dela ainda mais perigosa para os inimigos de seu chefe.


O longa dirigido por Matthew Vaugh (X-Men - Primeira Classe) que também roteirizou junto com Jane Goldman sua parceria nos outros filmes do diretor, brinca não só com os filmes de James Bond, mas faz várias referências a filmes de espionagem. 

Apesar de ser diferente dos quadrinhos que foram originados, o filme funciona bem com os elementos em que foram baseados fazendo com que o expectador possa se divertir enquanto acompanha as aventuras de Eggsy descobrindo os segredos dos cavaleiros do Kingsman.


Colin Firth está ótimo como o agente secreto Galahad (detalhe que todos os "cavaleiros" do Kingsman tem o nome de um personagem do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.) e fazendo um papel completamente diferente dos seus papéis anteriores. Um pouco longe do eterno Mr Darcy/Mark Darcy saindo do "bom mocismo" de seus personagens anteriores, e explorando um pouco o lado "bad ass" que o personagem requer com direito a muitas cenas de luta de tirar o fôlego.

 Taron Egerton que interpreta o jovem Eggsy está bem no papel apesar de não fazer nada de extraordinário com o papel, mas o personagem se encaixa bem no ator que consegue trazer humor e drama necessários para o seu personagem.


Samuel L Jackson e Sofia Boutella que interpretam Valentine e Gazelle respectivamente tem uma ótima química em cena e a dupla rouba algumas das melhores cenas do filme, especialmente Gazelle que parece ter saído de algum filme de Tarantino com suas pernas letais e habilidades assassinas de deixar qualquer fã do diretor feliz com a performance da atriz.

As cenas de ação são um capítulo a parte e são de tirar o fôlego, especialmente as em que Colin Firth, Taron Egerton e Sofia Boutella estão em cena.



Ficha Técnica


Título Original: Kingsmen - Secret Service 

Título no Brasil:  Kingsman - Serviço Secreto



Direção: Matthew Vaughn

Roteiro: Jane Goldman, Matthew Vaughn

Origem da História: Baseado na HQ de Mark Millar e Dave Gibbons

Elenco: Colin Firth, Taron Egerton, Samuel L. Jackson, Michael Caine,Sofia Boutella, Mark Hamill, Mark Strong, Sophie Cookson, , Jack Davenport, Daniel Westwood, Samantha Womack, Morgan Watkins, Jorge Leon Martinez, Erica Emm, Richard Brake, Corey Johnson, Tom Prior, , Yolandi Franken,  Geoff Bell, Cali, Edward Holcroft, Hanna AlströmJaymes Butler, Lee Nicholas Harris, Lily Travers, Matt Hookings, Neve Gachev, Paulina Boneva, , Theo Barklem-Biggs, Tobi Bakare, Velibor Topic

Produção: Adam Bohling, David Reid, Matthew Vaughn e 
Jane Goldman

Produção Executiva: Mark Millar, Dave Gibbons, Stephen Marks, Claudia Vaughn e Pierre Lagrange.

Fotografia: George Richmond

Montador: Conrad Buff IV, Eddie Hamilton, Jon Harris (II)

Trilha Sonora: Henry Jackman, Matthew Margeson

Música: Henry Jackman & Matthew Margeson.

Direção de Arte: Paul Kirby

Montagem: Eddie Hamilton e Jon Harris.

Figurino: Arianne Phillips

Coreógrafo de lutas: Brad Allan

Gênero: Ação

Duração: 128 minutos

Ano: 2015

País: Estados Unidos / Reino Unido

Cor: Colorido

Distribuidora: Fox Film do Brasil

Estúdio: 20th Century Fox / Marv Films



Trailer






118 DIAS


Sinopse: A história retrata a trajetória do jornalista canadense nascido em Teerã Maziar Bahari, preso e torturado no Irã por um homem que cheirava a água de rosas.



Crítica Por Juliana Meneses: 118 dias relata a história real do jornalista Maziar Bahari (Gael Garcia Bernal) e todo o drama que passou ficando preso acusado de ser um espião, baseado no livro "Então eles vieram me buscar: uma história familiar de amor, de cativeiro e de sobrevivência".

Bahari nascido no Irã, vai fazer a cobertura das eleições presidenciais de 2009 para a revista americana na qual trabalha em Londres; o atual presidente Ahmadinejad parece não ir bem nas pesquisas, mas ganha com uma boa diferença e começa uma série de manifestações populares com forte combate da polícia e o jornalista resolve ficar para continuar a cobertura. O filme mostra toda as etapas da cobertura de forma clara e cronológica, desde a entrevista com o representante fiel de Ahmadinejad , os representantes da oposição que tentam fugir do governo ditatorial do atual presidente, até a revolta popular. Em uma manifestação o jornalista flagra um soldado Iraniano matando um homem que protestava e envia esse vídeo para ser exibido em Londres, além de ter dado uma entrevista para um programa humorístico americano no qual o entrevistador se passa por um espião; no dia seguinte ele é levado com a acusação de ser um espião da CIA e por ter traído seu país; começa então um inferno de torturas físicas e principalmente psicológicas.

As cenas de Bahari na cadeia passam se alternando com flashbacks de seu pai e sua irmã que foram presos e mortos por serem comunistas. É criada uma atmosfera de angustia que consegue transmitir muito bem o que uma pessoa que fica na solitária deve sentir. Aos poucos o espectador não consegue distinguir se o personagem está imaginando ou tendo alucinações com o pai e a irmã dentro de sua cela confortando-o e dando-lhe conselhos de como suportar as sessões diárias de tortura, e o mais incrível é que é justamente isso que lhe dá força para não enlouquecer.

A performance de Gael é fantástica, ele interpreta muito bem a personagem que tenta resistir a tudo que lhe acontece e manter-se são; Bahari é complexo, cheio de recordações e com o constante medo de não voltar a ver sua mulher ou mesmo poder conhecer seu filho que ela espera. Passa todo o desespero e agonia de alguém que é torturado vendado e massacrado até confessar algo que nunca fez.

A fotografia é muito bem trabalhada e a montagem do longa é bem interessante com vários toques de tecnologia e originalidade. O filme mostra um Irã radical e cruel em cenas muito emocionantes.

O diretor e roteirista do longa que também é jornalista, Jon Stewart (aquele que se passava por espião no programa humorístico ao qual o jornalista deu entrevista sobre o Irã) começa com o pé direito nos dois quesitos, trazendo um filme muito bem estruturado que mantém o espectador interessado durante todo o tempo.


Ficha Técnica



Título Original: Rose Water

Título no Brasil: 118 Dias

Direção: Jon Stewart

Roteiro: Jon Stewart

Elenco: Gael García Bernal, Hamza Muhaisen, Kim 

Bodnia, Dimitri Leonidas, Haluk Bilginer, Shohreh 

Aghdashloo, Claire Foy, Golshifteh Farahani, Amir El-

Masry,  Amir Rahimzadeh, Nasser Faris, Kambiz 

Hosseini,  Numan Acar, Ayman Sharaiha, Zeid Kattan,

Ali Elayan, Nidal Ali, Alex Claus,  Firas Fanni, Alaadin 

Khasawneh, Hamid Masri, Wissam Tobaileh, Ahmad 

Massad,  Ali Hussein, Andrew Gower, Arian Moayed, 

 Bassam Hanna, Bijan Daryani, Eyad Zoubi, Fred Ward, 

Hannah Douglas, Hassan Sha'er, Hugh O'Brien, Jason 

Jones, Jonathan Hopper, Laith Soudani, Lindsey Hilsum, 

Manaf Irani, Manar Mughrabi, Miles Jupp, Mohammad 

Abdel Raheem, Mohammad Sami, Nafisa Ghazi, Saif 

Goussous e Saro Karaoghlanian.


Produção: Gigi Pritzker, Jon Stewart, Scott Rudin

Fotografia: Bobby Bukowski

Montador: Jay Rabinowitz

Trilha Sonora: Howard Shore

Gênero: Drama

Duração: 103 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos / Irã

Cor: Preto e Branco

Distribuidora: Diamond Films


Estúdio: Busboy Productions / International Traders / 

OddLot Entertainment


Trailer





RENASCIDA DO INFERNO


Sinopse:Estudantes de medicina fazem uma pesquisa sobre o cérebro humano e acidentalmente matam uma colega. Desesperados com a situação, eles conseguem trazer a garota de volta, mas despertam acabam despertando uma força malígna. Tentando se proteger, o grupo também procura impedir que a amiga saia do hospital para matar todos em sua volta.





Crítica por Ingrid Reis: Para quem gosta de filme de Terror Renascida do Inferno não é o mais indicado, não tem nada de terror e deixa muito a desejar. O longa está mais para suspense com ficção científica do que qualquer outra coisa. Não há muita ação ou adrenalina, as atuações são fracas e o roteiro inconsistente. A ideia é boa, muito boa, mas muito mal desenvolvida.

Na trama, médicos cientistas trabalham em um laboratório subterrâneo desenvolvendo um experimento de como recuperar as pessoas de um coma profundo, mas em algum momento se torna uma forma de trazer os mortos de volta à vida. A equipe é liderada por Frank (Mark Duplass) e Zoe (Olivia Wilde), seus ajudantes são Clay (Evan Peters), Niko (Donald Glover) e Eva (Sarah Bolger). Após um acidente, o experimento precisa ser usado numa das cientistas e tudo vira um verdadeiro caos.

A ideia é muito interessante e trairia ótimas questões à respeito de ciência e religião, caso fosse bem desenvolvida e explorada, o que infelizmente não acontece. Como o nome do filme já diz, a cientista realmente renasce do inferno de acordo com uma das explicações dadas no longa. O que há na trama são muitas teorias e talvez nem esse renascimento do inferno fique tão claro assim para quem assiste. Uma das maiores falhas é a falta de uma explicação coerente para o estado “demoníaco” da mulher e o excesso de explicação sobre as mudanças que estão ocorrendo no cérebro dela. O público fica perdido e sem saber se é realmente uma possessão demoníaca ou apenas o lado maligno que se manifestou por causa dessas mudanças cerebrais.

Essa falta de exploração da história também afeta os personagens, que são muito mal desenvolvidos. O personagem de Mark Duplass é completamente insosso e não causa empatia alguma. Evan Peters e Donald Glover poderiam fazer um trabalho excelente se seus personagens não fossem tão descartáveis e quase desnecessários. Sarah Bolger começa bem, ela vive Eva e num primeiro momento pode ser considerada uma boa personagem, até que tudo desanda e voltamos a ter mais do mesmo. 

O destaque é para Olívia Wilde, claro. Zoe é a personagem mais interessante, apesar de mal explicada explorada, e Olívia consegue fazer um ótimo trabalho apesar disso. Ela realmente convence em seu papel e demonstra uma maravilhosa atuação com a dualidade de sua personagem.

A fotografia, o jogo de câmeras e forma como foram filmadas as cenas mais tensas, merecem destaques. São algumas das poucas coisas que realmente salvam no filme. O que temos em Renascida do Inferno é uma história boa, porém mal contada e explorada.




Ficha Técnica

Título Original: Lazzarus Effect

Título no Brasil: Renascida do Inferno



Direção: David Gelb

Roteiro: Jeremy Slater e Luke Dawson.

Elenco: Mark Duplass,  Olivia Wilde, Evan Peters, Donald Glover, Ator Tamras, Scott Sheldon, Emily Kelavos, James Earl, Amy Aquino, Sean T. Krishnan.  Cato Bruno Gunn, Jennifer Floyd, , Sarah Bolger e Scott L. Treger.

Produção: Cody Zwieg, Jason Blum, Jimmy Miller, Luke 
Dawson e Matthew Kaplan.

Fotografia: Michael Fimognari

Montagem: Michael N. Knue

Trilha Sonora: Sarah Schachner

Gênero: Terror

Ano: 2015

Cor: Colorido

Distribuidora: Paris Filmes


Estúdio: Blumhouse Productions / Lionsgate

Trailer




SIMPLESMENTE ACONTECE


Sinopse: Rosie (Lilly Colins) e Alex (Sam Caflin) são amigos inseparáveis que se gostam, mas não admitem. Eles planejavam estudar juntos nos Estados Unidos e por conta de um imprevisto, ele vai e ela não. Eles tem que aprender a lidar com as mudanças que irão testar os sentimentos dos dois.








Crítica por Andrea Cursino: Um romance bonito e uma história mais comum do que podemos perceber. Quantos casais deixam de viver suas histórias por deixar de falar, ou deixar algum mal entendido sem se resolver ou simplesmente deixar um erro criar novos erros? E assim o Reino Unido conta a história desse casal encantador Rosie e Alex.


Um dos pontos positivos do filme é o elenco. Por aqui, Lilly Collins e Sam Caflin são mais conhecidos. Suki Waterhouse e Christian Cooke estão bem como os antagonistas Bethany e Greg. Suki Waterhouse poderá ser vista em breve em "Insurgente". A amiga de Rose, Rubi vivida por Jamie Winstone, cresceu mais pelo carisma da atriz do que pelo personagem criado para ajudar a desenvolver a história. As crianças são ótimas e a história delas é bonitinha. 

A história tem uma cronologia crescente e é bem conduzida. O diretor Christian Ditter fez um bom trabalho não só com o elenco, mas também a parte técnica. 

O filme tem bonitas tomadas, uma boa fotografia e uma direção de arte interessante que mostra as diferenças de local, tempo e padrão de vida. A trilha sonora de  Ralph Wengenmayr é ótima, tendo a maioria canções compostas por ele. Também tem canções de Elton John, Peggy Lee, Kate Nash, Gilbert O'Sullivan entre outros. A montagem de Tony Cranstoun fecha com chave de ouro esse trabalho assinado por Ditter.


Para quem gosta de filmes românticos, "Simplesmente Acontece" é uma boa pedida.




Ficha Técnica

Título Original: Love, Rosie

Título no Brasil: Simplesmente Acontece


Direção: Christian Ditter

Roteiro: Juliette Towhidi

Elenco: Lily Collins, Sam Claflin, Suki Waterhouse, Christian Cooke, Jaime Winstone, Art Parkinson, Lily Laight, Jamie Beamish, Jake Manley, Nick Hardin, David Crowley, Marion O'Dwyer, Nick Lee, Jonathan White, Kris Edlund, Aris Athanasopoulos, Chelsea O'Connor, Jemma Curran, Leah O'Rourke, Norma Sheahan, Tamsin Egerton, Tristan Heanue, Una C.

Produção: Robert Kulzer, Simon Brooks

Montagem: Tony Cranstoun

Trilha Sonora: Ralf Wengenmayr

Gênero: Romance

Ano: 2014

País: Reino Unido

Cor: Colorido

Distribuidora: Imagem Filmes


Estúdio: Canyon Creek Films / Constantin Film Produktion





Trailer




Trailer Dublado
Versão brasileira






FORÇA MAIOR


Sinopse: Ebba e Tomas decidem passar cinco dias de férias esquiando nos Alpes franceses com seus dois filhos. Tomas deve passar mais tempo com a família, pois Ebba acha que ele trabalha demais. Quando os quatro almoçam num restaurante nas montanhas, uma avalanche se aproxima rapidamente e ameaça soterrar o local. Nenhum deles fica ferido, mas a atitude de Tomas durante o incidente pode causar danos irreparáveis.



Crítica por Andrea Cursino: Força Maior fala de dois tipos de força, a natureza e a natureza humana. Assim essa parceria entre Suécia, Dinamarca e Noruega nos proporciona um ótimo filme contado pelo diretor e roteirista sueco, Ruben Östlund que fez alguns filmes de esqui. O que nos faz entender melhor a intimidade com a neve, o comportamento da neve e o esqui turístico. 

A história foca na família de Tomas e Ebba. Uma família em férias numa estação de esqui que estava numa apática união. De repente em um exercício normal da montanha onde Tomas filmou tudo com seu celular, acontece o inesperado, o exercício vira uma avalanche que parece que vai engolir o restaurante onde estão com a família. na correria e tumulto, Ebba protege os filhos e grita por Tomas, que sem pensar corre deixando a mulher e os filhos para trás. Tudo bem, todos bem assim que identificam ser névoa da avalanche e não a neve. Quando retornam. Outra avalanche acontece, só que dessa vez, dentro de Ebba e das crianças que sentiram o abandono do pai no momento de aflição. Começa então a história das avalanches internas que vai tomando conta não só de Ebba, mas de todos em volta. É impossível ficar passivo ou apático ao crescente que a história vai desenvolvendo na vida dos personagens. Todos tem suas avalanches internas.


O elenco não conhecido no Brasil, mas são muito bem escolhidos para seus personagens. Johannes Kuhnke e Lisa Loven Kongsli estão ótimos e dão profundidade aos personagens em seus dilemas sem perder a mão. 

As tomadas, a montagem, os efeitos são muito bem executados e deixa claro o domínio do ambiente. Um outro ponto é que o filme não acaba quando os créditos sobem a tela. Ele fica na cabeça fazendo pensar, questionar e vale a pena ir com os amigos para uma boa discussão pós filme. 


Ficha Técnica

Título Original: Force Mejeure

Título no Brasil: Força Maior



Direção: Ruben Östlund

Roteiro: Ruben Östlund

Elenco: Johannes Kuhnke, Lisa Loven Kongsli, Vincent Wettergren, Clara Wettergren, Kristofer Hivju, Fanni Metelius, Karin Myrenberg, Brady Corbet, Johannes Moustos, Jorge Lattof,  Adrian Heinisch, Jakob Granqvist, Julie Roumogoux, Karl Pincon, Michael Breitenberger e Peter Gaunt.

Produção: Erik Hemmendorff, Marie Kjellson

Fotografia: Fredrik Wenzel

Montagem: Jacob Secher Schulsinger

Trilha Sonora: Ola Fløttum

Gênero: Drama

Duração: 118 min.

Ano: 2014

País: Dinamarca / Noruega / Suécia

Cor: Colorido

Distribuidora: Califórnia Filmes


Estúdio: Plattform Produktion




Trailer




DUAS IRMÃS, UMA PAIXÃO


Sinopse: O filme acompanha a história do triângulo amoroso das irmãs Caroline (Hannah Herzsprung) e Charlotte (Henriette Confurius) com o escritor Friedrich Schiller (Florian Stetter). As irmãs sempre foram muito próximas e amigas uma da outra, e partilhavam de um coração e alma muito interligados. Com a chegada de Schiller, as duas se veem presas a um mesmo amor, e são levadas pelo escritor, que se apaixona pelas duas igualmente.

Crítica: Em Breve.


Ficha Técnica


Título Original: 
Die Geliebten Schwestern

Título no Brasil: Duas Vidas, Uma Paixão



Direção: Dominik Graf

Roteiro: Dominik Graf

Elenco: Hannah Herzsprung,  Florian Stetter, Henriette Confurius, Claudia Messner, Ronald Zehrfeld, Maja Maranow, Michael Wittenborn, Andreas Pietschmann, Anne Schäfer, Christine Zart, li Wasserscheid, Peter Schneider,

Produção: Grigoriy Dobrygin, Uschi Reich

Fotografia: Michael Wiesweg

Montagem: Claudia Wolscht

Trilha Sonora: Florian van Volxem e Sven Rossenbach.

Gênero: Drama

Duração: 138 min.

Ano: 2014

País: Alemanha

Cor: Colorido

Distribuidora: Europa Filmes


Estúdio: Bavaria Filmverleih- und Produktions GmbH




Trailer





AMOROSA SOLEDAD 


Sinopse: Soledad acaba de ser abandonada pelo seu namorado. Nesse momento, decide que ficará sozinha pelos próximos dois anos, evitando assim um novo fracasso amoroso. No entanto, as coisas não saem como ela planeja e sua busca pela estabilidade emocional apresenta inúmeras contradições.

Crítica: somente exibido em São Paulo. No Cine Caixa Belas Artes.


Ficha Técnica

Título Original: Amorosa Soledad

Título no Brasil: Amorosa Soledad

Direção: Victoria Galardi e Martín Carranza.

Elenco: Inés Efrón, Ricardo Darín, Fabián Vena e Nicolas Pauls.

Produção: Hernán Musaluppi, Natacha Cervi

Fotografia: Julián Ledesma

Trilha Sonora: Nico Cota


País: Argentina

Ano: 2008

Duração: 82min

Distribuição: Esfera Filmes

Classificação: 10 anos

SERVIÇO


CINECLUBE - CINEMA ARGENTINO INÉDITO 

DE 17/01 A 11/02


Caixa Belas Artes

Rua da Consolação, 2423 - Consolação – Centro - São Paulo próximo à  Estação Consolação (Metrô - Linha 2 Verde)

Telefone: (11) 2894 5781

Ingresso: R$ 22* / * R$ 11 (meia-entrada) / Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria ou no site ingresso.com.br

Site do cinema: http://caixabelasartes.com.br

Dias & Horários: Quartas às 19h / Sábados às 23h 



Trailer


















Nenhum comentário:

Postar um comentário