JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

ESTREIAS DO DIA 8 DE JANEIRO DE 2015

Nessa quinta-feira, tem mais três filmes chegando nas salas de cinema no Brasil. Um do Brasil, um dos Estados Unidos e uma co-produção entre França, Suiça e Alemanha.

O Brasil tem a comédia "Loucas Para Casar" de Roberto Santucci.

Os Estados Unidos tem "Whiplash"

Para fechar as estreias tem o drama europeu "Acima das Nuvens".


LOUCAS PARA CASAR

Sinopse: Malu (Ingrid Guimarães) tem 40 anos e trabalha como assistente de Samuel (Márcio Garcia), o homem de sua vida. Apesar de estarem namorando há algum tempo, não há o menor indício de que um pedido de casamento esteja por vir. Um dia, Malu percebe que faltam algumas camisinhas no estoque pessoal de Samuel e logo deduz que ele tem uma amante. Após contratar um detetive particular, ela descobre que não é a única mulher na vida de Samuel. A dançarina Lúcia (Suzana Pires) e a religiosa Maria (Tatá Werneck) também estão na jogada e esperam um relacionamento mais sério do rapaz. A partir daí, as três  travam uma batalha acirrada na disputa pelo amor de Samuel.



Crítica: Loucas Para Casar pode não ter o melhor dos títulos, mas com certeza é uma das melhores comédias do cinema nacional.

O roteiro de Marcelo Saback e Júlia Spadacinni é um dos grandes trunfos do filme. O roteiro é inteligente e trabalha bem questões emocionais do cotidiano. Tudo está lá, a diversão, a expectativa cena a cena aguçando a curiosidade do expectador e enfim, a quebra da mesmice em que se tornou as comédias nacionais.  

A ousadia dessa quebra é mérito também do diretor Roberto Santucci que imprime ao longa um bom ritmo que é o que prende a atenção de quem assiste aos 108 minutos do longa. Os personagens são bem trabalhados e a virada na história é "a cereja do bolo".  O diretor equilibra bem as interpretações do elenco com seus personagens sem que um destoasse do outro. 

O elenco é encabeçado por Ingrid Guimarães que já tem uma parceria afinada com Santucci e Saback há anos. Tatá Werneck e Susana Pires estão engraçadas, divertidas e harmônicas com Ingrid. Márcio Garcia criou um Samuel divertido que tem que se equilibrar nas confusões que arruma com as três candidatas a noiva. Os personagens coadjuvantes dão o suporte para que o quarteto brilhe. O melhor disso é que ninguém ofusca o brilho do outro. Isso é um mérito da forma como esses atores foram conduzidos para trabalhar.

A montagem é outra estrela do filme. Marcelo Morais teve a sensibilidade de montar o filme dentro do tempo e ritmo que funciona para a história. Um excelente trabalho.

A trilha Sonora de  Zé Ricardo funciona muito bem e a fotografia de Nonato Estrela tem um visual bacana.

Loucas Para Casar é diversão garantida para quem gosta de uma comédia descontraída e inteligente. 



Ficha Técnica

Título Original: Loucas Para Casar

Título no Brasil: Loucas Para Casar

Direção: Roberto Santucci

Roteiro: Júlia Spadaccini e Marcelo Saback.

Elenco: Ingrid Guimarães, Suzana Pires, Tatá Werneck, Márcio Garcia,  Fabiana Karla, Guida Vianna, Rogério Fróes, Alice Borges, Aline Fanju, Camila Amado, Charles Paraventi e Edmilson Filho.

Produção: Mayra Lucas

Fotografia: Nonato Estrela

Montador: Leonardo Clark e Marcelo Moraes.

Trilha Sonora: Zé Ricardo

Gênero: Comédia

Duração: 108 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Downtown Filmes / Paris Filmes

Estúdio: Glaz Entretenimento / Globo Filmes

Classificação: 14 anos

Trailer





WHIPLASH


Sinopse: Um jovem músico luta para ser o melhor baterista de jazz de sua geração. Com o treinamento do renomado e impiedoso Terence Fletcher, o jovem acaba sofrendo nas mãos do exigente professor, ultrapassando seus limites e tomando atitudes que nunca pensou que tomaria. Um duelo surge entre os dois levando esse embate a um patamar além das expectativas.



Crítica: O que parecia ser apenas mais um filme sobre músicos se revela um filme único com uma riqueza de conteúdo tanto de entretenimento, quanto por sua relevância artística. Vale ressaltar também a qualidade técnica.

Apesar de uma fotografia mais escura nos ambientes fechados, o visual é belíssimo. Valoriza a beleza artística de cada cena.

Os atores Miles Teller e J.K Simmons duelam com maestria suas atuações dignas de aplausos. Os dois são intensos, fortes e com a capacidade de mexer com o expectador em sua confortável sala de cinema. É impossível não sentir a adrenalina do embate entre mestre e aprendiz e os desafios de ambos. 

A trilha sonora de Justin Hurwitz completa a obra e envolve apesar de não ter uma canção marcante. Não poderia ser menos que isso, afinal os personagens respiram música.

A história criada e dirigida por Damien Chazelle tem como esqueleto a história da paixão sem medidas de dois músicos pela música. Um é um mestre talentoso e arrogante e o outro é um aluno com ânsia de se tornar o melhor. 

Fletcher lembra aquele professor que todo mundo já teve e detesta lembrar. Andrew é o aspirante a baterista e um apaixonado pelo que faz e quer ser o melhor. 

Personagens criados, acompanhados de um bom elenco, mas uma coisa fica clara, o filme é dos dois. Damien Chazelle em seu roteiro nos apresenta as nuances de dois personagens que ficam 106 minutos em uma gangorra de provocações motivando o crescimento dos personagens em termos foco. Como diretor ele desenvolveu belas tomadas que valorizaram a atuação explosiva de Jk Simmons e Matt Teller.

Para quem gosta de um bom filme e boas atuações esse filme vale cada centavo do ingresso à sala de cinema. Whiplash Em Busca da Perfeição é filme para aplaudir de pé.



Ficha Técnica

Título Original: Whiplash

Título no Brasil: Whiplash - Em Busca da Perfeição


Direção: Damien Chazelle

Roteiro: Damien Chazelle

Elenco: J.K. Simmons, Miles Teller, Paul Reiser,Melissa Benoist,Austin Stowell, Nate Lang, Chris Mulkey, Damon Gupton, Michael D. Cohen,   Rogelio Douglas Jr., Adrian Burks, April Grace, C.J. Vana, Charlie Ian,  Jayson Blair, Jocelyn Ayanna, Kavita Patil, Kofi Siriboe,  Tarik Lowe, Tian Wang, Tony Baker

Produção: David Lancaster, Helen Estabrook, Jason Blum e Michel Litvak

Fotografia: Sharone Meir

Montador: Tom Cross

Trilha Sonora: Justin Hurwitz

Gênero: Drama

Duração: 106 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Sony Pictures

Estúdio: Blumhouse Productions / Bold Films / Right of Way Films

Classificação: 14 anos

Trailer





ACIMA DAS NUVENS


Sinopse: Maria Enders é uma famosa atriz de cinema que viaja para os Alpes Suiços para homenagear o grande amigo e roteirista que a tornou famosa com uma personagem jovem e rebelde que tem um caso com uma mulher mais velha da qual manipulava. Anos depois ela aceita a contra gosto fazer o papel da mais velha, enquanto sua personagem é oferecido a uma estrelinha badalada do momento Jo-Ann. Maria tem a assistente que a ajuda encarar esse momento difícil. 



Crítica: Acima das Nuvens é mais um filme escrito e dirigido pela mesma pessoa, Olivier Assayas. Mas, aqui o filme não funciona tão bem como deveria. Mesmo com três atrizes com força de público como Juliette Binoche, Kristen Stewart e Chloë Grace Moretz, o filme não consegue emplacar. O roteiro se perde depois dos 50 minutos de filme e depois a retomada bem mais difícil.

O grande problema de roteiro se reflete também na direção perdida de Assayas. As atuações das atrizes estão dentro do que foi pedido. Juliette Binoche representa as atrizes que iniciaram suas carreiras bem jovens e hoje estão acima de 40 anos. Kristen Stewart interpreta a assistente da grande Atriz Maria e como toda assistente real, tem que ter uma paciência extra e uma inteligência emocional para lidar com esse tipo de trabalho. Chloë Grace Moretz interpreta Jo-Ann, uma bad girl do cinema, um misto de Lindsay Lohan e Miley Cyrus. É essa garota arrogante e rebelde quem vai interpretada o personagem que construiu a carreira de Maria. Três personalidades fortes e pena que o diretor não conseguiu aproveitar esses talentos e tão pouco construir uma história consistente.

Apesar de ter perdido a mão, o filme tem uma bonita fotografia e belas tomadas das locações.

Que Assayas tem mais sucesso no próximo trabalho. 

Ficha Técnica

Título Original: Clouds of Sils Maria

Título no Brasil: Acima Das Nuvens


Direção: Olivier Assayas

Roteiro: Olivier Assayas

Elenco: Juliette Binoche, Kristen Stewart, Chloë Grace Moretz, Benoit Peverelli, Brady Corbet, Johnny Flynn, Lars Eidinger, Ricardia Bramley, Sean McDonagh,Caroline De Maigret,Nora von Waldstätten, Aljoscha Stadelmann, Angela Winkler, Arnold Gramara, Ben Posener,   Claire Tran, Gilles Tschudi, Hanns Zischler,  Luise Berndt, Peter Farkas,  Stuart Manashil

Produção: Charles Gillibert

Fotografia: Yorick Le Saux
Montador: Marion Monnier

Gênero: Drama

Duração: 124 min.

Ano: 2014

País: Alemanha / França / Suíça

Cor: Colorido

Distribuidora: Califórnia Filmes

Estúdio: arte France Cinéma / CAB Productions / CG Cinéma / Orange Studio / Pallas Film / Radio Télévision Suisse (RTS) / SRG SSR idée suisse / Vortex Sutra / ZDF/Arte

Classificação: 14 anos

Trailer





Nenhum comentário:

Postar um comentário