JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sábado, 23 de agosto de 2014

10 FILMES SOBRE A ARTE DE FOTOGRAFAR E SER FOTOGRAFADO

Por Zeca Seabra

As fotografias guardam para sempre as recordações expressadas algum dia de nossas vidas. Já imaginaram se não existissem fotografias e fotógrafos? Dia 19 de agosto comemora-se o dia mundial da fotografia e foi pensando nisso que a equipe do Cinema para Sempre resolveu homenagear esta nobre profissão com uma lista de 10 filmes onde a arte de fotografar (e ser fotografado) exerce um papel fundamental na trama. A lista está em ordem cronológica.






1 – Janela Indiscreta/ Rear Window (Eua, 1954)Direção: Alfred Hitchcock
Hitchcock nos coloca na condição de voyeur ao acompanhar L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava, quando vê pelas lentes de sua câmera no apartamento vizinho, alguns acontecimentos que o levam a suspeitar de um assassinato. O filme discute até que ponto a preservação da intimidade pode ser preservada pelos bisbilhoteiros e suas terríveis conseqüências.


2 – Blow Up – Depois daquele beijo (Itália, Reino Unido, Eua, 1966)Direção: Michelangelo Antonioni - Este clássico que ganhou a Palma de Ouro em Cannes de 1967, não poderia faltar nesta lista. O filme conta a história do envolvimento acidental de um fotógrafo com um crime de morte, baseado num pequeno conto de Julio Cortázar. A top model Veruschka aparece em uma cena então considerada como o "mais sexy momento  cinematográfico do cinema”


3 – Os Olhos de Laura Mars/ The Eyes of Laura Mars (Eua, 1978)Direção: Irvin Kershner
Este suspense dos anos 70, traz Faye Dunaway em plena forma física como Laura Mars, uma excêntrica fotógrafa de moda que utiliza "assassinatos" em seus trabalhos. Sua vida é afetada quando pessoas ligadas a ela são mortas. Laura tem visões dos crimes, mas só pode ver as vítimas, pois enxerga através dos olhos do serial killer. O ponto alto do filme está na clássica cena em que Laura fotografa suas modelos de lingeries e casacos de pele em meio a carros batidos e em chamas, baseada no trabalho do fotógrafo alemão Helmut Newton. Aliás, Newton é o verdadeiro autor das fotografias que enfeitam a parede do estúdio que aparecem no início do filme.


4 – Pecker – O Preço da Fama (Eua, 1998) Direção: John Waters.
O melhor representante do cinema trash underground dirigiu e roteirizou esta sátira sobre um fotógrafo amador de Baltimore que adora retratar seus amigos e sua estranha família. Um dia ele é descoberto por uma dona de galeria de artes em Nova York e acaba se transformando na nova sensação artística da cidade, mas sua fama repentina muda o comportamento de todos a sua volta. O filme é uma declarada dedicação de amor pela arte de fotografar.


5 – Fotógrafo de Guerra/ War Photographer (Suíça, 2001) – Direção: Christian Frei
Este documentário sobre o mais corajoso foto jornalista americano James Nachtwey que cobriu, por mais de 20 anos boa parte dos conflitos armados da segunda metade do século 20,  não poderia faltar nesta lista. O diretor Christian Frei instalou micro câmeras na câmera de Nachtwey, proporcionando ao público uma nova visão do fotojornalismo. O filme discute como estes profissionais se expões ao perigo e como a tragédia, a morte e a miséria afetam seu lado psicológico. Recebeu uma indicação ao Oscar de melhor documentário em 2002 e impressiona pela captura de imagens do caos e destruição da guerra.  



6- Retratos de uma obsessão/ One Hour Photo (Eua, 2002) – Direção: Mark Romanek
Neste thriller, uma família vira vítima de um maníaco gerente de um laboratório fotográfico, Seymor Parrish (Robin Williams em um papel fora de sua zona de conforto) que acompanha de perto a vida perfeita dos Yorkin, através dos negativos que eles levam para ser revelados. O aviso é claro: tome cuidado com as fotos que você tira. Lembre-se que alguém sempre vai vê-las antes de você.




7 - Cidade de Deus (Brasil, 2002) – Direção: Fernando Meireles
Um dos mais premiados filmes brasileiros mostra a ascensão do tráfico de drogas no Rio de Janeiro através dos olhos de Buscapé que acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga a profissão. É através da fotografia que Buscapé faz um resumo do cotidiano violento da favela onde vive.



8 –Espíritos / A Morte está ao seu lado – Shutter (Tailândia, 2004)Direção: Banjong Pisanthanakum e Parkpoom Wongpoom.
Esta pequena jóia de horror tailandês gira em torno de misteriosas imagens fantasmagóricas que aparecem em fotos tiradas de câmeras. Mesmo passado nos dias modernos, Shutter enfoca um outro tipo de fotografia, aquela de ter de esperar as fotos serem reveladas, ao invés de tê-la prontinha na hora, como acontece hoje em dia, graças as máquinas digitais.  Shutter é um dos filmes mais assustadores a vir do Oriente nos últimos tempos que discute a veracidade da fotografia espírita. Mas não confunda com a fraca refilmagem norte americana batizada como Imagens do Além (2008)


9 – A Pele / Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus (Eua, 2006) – Direção: Steven Shainberg
Nicole Kidman interpreta Diane Arbus – célebre fotógrafa americana, conhecida  por seus retratos autorais em preto e branco fora dos padrões estéticos. É um filme que fala da profissão de uma forma dolorosa e angustiante.








10 – Repórteres de Guerra/ The Bang Bang Club (Canadá, África do Sul, 2010) – Direção: Steven Silver

Baseado no livro homônimo de Greg Marinovich e João Silva, o filme conta as experiências reais de quatro fotógrafos de guerra que presenciaram e documentaram os últimos dias do apartheid na África do Sul. O grupo, conhecido como Club Bang Bang, arriscou suas vidas para contar ao mundo a brutalidade e a violência na África do Sul no início dos anos 90. Vale à pena ficar até os créditos finais para conferir as fotografias reais tiradas pelo grupo durante os violentos conflitos.



Bom divertimento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário