JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ESTREIAS DESSA SEXTA-FEIRA, DIA 31 DE JANEIRO DE 2013

O mês de janeiro encerra sua estadia com seis estreias nas salas de cinema em todo Brasil. Tem filme do Brasil, Estados Unidos e Chile, sendo um deles em parceria com a Espanha.

O representante do Brasil é o drama " Quando Eu Era Vivo" de Marco Dutra. O elenco é um dos grandes atrativos desse filme. Tem Marat Descartes, Antônio Fagundes e Sandy Leah.



Dos Estados Unidos, Começamos com uma das melhores adaptações de livros já feito no cinema, "A Menina Que Roubava Livros". Com um elenco maravilhoso encabeçado por Geoffrey Rush, o filme só foi indicado ao Oscar de Melhor  Trilha Sonora composta por John Williams, mas merecia ter mais indicações.

"Fruitville Station a Última Parada" é um filme baseado em uma história real.


Já mudando de assunto, chega a aventura oriental "47 Ronis" encabeçado por Keanu reeves.


O Chile em parceria com a Espanha envia um filme focado em sexo na terceira idade falando sobre a vida da solitária "Gloria". E para fechar envia uma produção apenas Chilena, "Jovem Aloucada".




QUANDO EU ERA VIVO



Sinopse: Com o fim do casamento e a perda do emprego, Júnior (Marat Descartes) vai para a casa do pai. Ao chegar lá encontra tudo diferente e até o quarto que dividia com o irmão, está ocupado por uma inquilina, a estudante de Música, Bruna (Sandy Leah). Ao encontrar objetos do passado, ele remexe nas coisas guardadas da mãe e fica obcecado em entender pistas deixada pela mãe para os dois filhos. Quanto mais ele se envolve, a casa vai se tornando cada vez mais sombria. 






Crítica: Uma das tarefas mais difíceis do cinema é adaptar livros. Como não li o livro de Mutarelli, vou me ater no resultado do filme criado por Marco Dutra que mostra que é possível se fazer um filme de terror com boa qualidade no Brasil. Esse gênero não é comum no cinema brasileiro.

O primeiro passo foi dado,já que, o diretor é um fã do gênero. Isso é um ponto positivo por entender a expectativa dos fãs em relação a esse tipo de história.

Segundo passo foi escolher uma equipe coesa e afinada. Com baixo orçamento, a criatividade falou mais alto e o resultado é um filme que prende a atenção do início ao fim. O roteiro é bem construído e as cenas bem desenhadas e alinhavadas. A fotografia é bem trabalhada e o trabalho da Diretora de Arte é impecável. Ela conseguiu criar a atmosfera exata com os objetos de cena que dão efeitos e sensações diferentes de dia e a noite. Se prestar atenção nos objetos pela casa, vai fazer uma leitura dos personagens da história, como eles são e seus comportamentos.

O elenco fez um belo trabalho com muita intensidade para transmitir as intenções de seus personagens, onde o olhar é a principal ferramenta. Destaque para Marat Descartes que mais uma vez mostra que é um dos melhores atores do cinema nacional atualmente. Ele dá ao Junior as nuances que nos faz sentir medo dele. Sandy Leah que interpreta Bruna, funcionou muito bem na trama. Ela cumpre com a tarefa de dar a vida a Bruna que é uma personagem importante para os objetivos de Junior. Os outros personagens que aparecem menos na tela, tem importância na trama e são eles que orientam o público na evolução da história. E cada ator soube aproveitar bem seus momentos.

Resumo da ópera, Marco Dutra leva para as telas um bom filme de terror com qualidade técnica, artística e bom entretenimento para os fãs do gênero.   
  


Ficha Técnica:

Título Original: Quando Eu Era Vivo

Título no Brasil: Quando Eu Era Vivo

Direção: Marco Dutra.

Roteiro: Gabriela Amaral Almeida e Marco Dutra.
Origem da História: Baseado no livro "A Arte de Produzir Efeito Sem Causa", de Lourença Mutarelli.

Elenco:  Marat Descartes, Antônio Fagundes, Sandy Leah, Helena Albergaria, Gilda Nomacce,   Rony Koren, Kiko Bertholini, Tuna Dwek, Lilian Blanc, Lourenço Mutarelli, Carlos Albergaria, Marc Libeskind  e Eduardo Gomes.

Produção: Rodrigo Teixeira.

Fotografia: Ivo Lopes Araújo.

Gênero: Drama.

Duração: 108 min.

Ano: 2013.

País: Brasil.

Cor: Colorido.

Distribuidora: Vitrine Filmes.

Estúdio: Camisa Treze Cultural / RT Features.

Classificação: 12 anos.




Trailer Oficial




A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS 



Sinopse: A pequena Liesel Meminger (Sophie Nélisse) é uma ladra de livros que enfrenta duras provas durante a Segunda Guerra Mundial. A mãe comunista é perseguida pelo nazismo. Por isso, ela envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal (Geoffrey Rush e Emily Watson) se dispõe a adotá-los por dinheiro.



Crítica: "A Menina que Roubava Livros" é sem dúvida o melhor filme do ano até agora. É sem dúvida uma das melhores adaptações de livros feita para o cinema. 


Com uma qualidade técnica impecável, o diretor Brian Percival, da premiada série de TV Dowtown Abbey, nos leva para conhecer a história de Liesel contada pela morte que se encantou com a menina. Talvéz a adaptação para o cinema tenha tido um ótimo resultado também devido ao roteirista ser o escritor do livro, Markus Zusak. Ele teve a ajuda de Michael Petroni roteirista de As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada.

Um visual muito bonito que o diretor de fotografia alemão Florian Ballhaus proporcionou a história no início da segunda guerra, onde teve que trabalhar muitas cenas escuras e também aproveitou bem para dar um ar mais leve nas cenas claras. A direção de arte também primou pela riqueza de detalhes. O belo figurino xx mostra a personalidade dos personagens e ajuda a descrever quem são e como são. O vermelho usado para mostrar quem estava com Hitler era mais vivo e quem não estava, mas era obrigada a estar era mais apagado foi um recurso interessante e sutil. A encantadora trilha sonora de John Williams dá o clima da história que emociona. Por sinal, a única indicação do filme ao Oscar 2014. 

O elenco é um show a parte. Geoffrey Rush tem uma atuação emocionante e cativante. A jovem atriz Sophie Nélisse também encanta a plateia e atua de igual para igual com astros já consagrados como Rush e Emily Watson. Assim como Nico Liersch que interpreta Rudy, o melhor amigo de Liesel apaixonado por ela. E Ben Schnetzer, que interpreta Max fecha com chave de ouro o ótimo trabalho desse elenco.

O Filme é um belo drama que conta essa história de maneira delicada, cativante e emocionante. Com certeza um ótimo entretenimento.




Ficha Técnica:

Título Original: The Book's Thief

Título no Brasil: A Menina Que Roubava Livros


Direção: Brian Percival

Roteiro: Markus Zusak e Michael Petroni.

Origem da História:Baseado no best-seller homônimo escrito por Markus Zusak

Elenco: Sophie Nélisse, Geoffrey Rush, Emily Watson, Roger Allam, Nico Liersch, Ben Schnetzer, Oliver Stokowski,Barbara Auer,Matthias Matschke,Heike Makatsch,
Carl Heinz Choynski, Carina N. Wiese, Nozomi Linus Kaisar,  
Paul Schaefer, Beata Lehmann,  Gotthard Lange,  Hildegard Schroedter, Julian Lehmann, Kirsten Block, Levin Liam, Ludger Bökelmann,   Rafael Gareisen, Rainer Bock, Rainer Reiners, Robert Beyer,  Sandra Nedeleff e Sebastian Hülk. 

Produção: Karen Rosenfelt, Ken Blancato

Fotografia: Florian Ballhaus

Montador: John Wilson

Trilha Sonora: John Williams

Gênero: Drama

Duração: 131 min.

Ano: 2014

País: Alemanha / Estados Unidos

Cor: Preto e Branco

Distribuidora: Fox Film do Brasil

Estúdio: Fox Film / Studio Babelsberg Motion Pictures



Trailer legendado




FRUITVALE STATION 

 A ÚLTIMA PARADA 


Sinopse:História verdadeira de Oscar, rapaz de 22 anos morador de Old Bay, que tem encontros esquisitos com conhecidos e familiares no último dia de 2008.

Crítica: Em Breve.







Ficha Técnica:

Título Original: Fruitvale Station

Título no Brasil: Fruitvale Station

Direção: Ryan Coogler
Roteiro: Ryan Coogler
Elenco: Michael B. Jordan,Melonie Diaz, Bianca Rodriguez III, Octavia Spencer, Denzel Worthington, Chris Riedell, John Burke, Matthew Thomas Ward,Maya Tapia,   Michael James, Ariana Neal, Dustin Miller, Chad Michael Murray, Christina Elmore, Alejandra Nolasco, Ahna O'Reilly, Caroline Lesley, Keenan Coogler,Kevin Durand, Lola Preza, Kenny Grimm, Nicholas Crispen,  Patrick Sieler, Brian Richardson, Chris Morocco,   Darren Bridgett, Spencer Kalin-Mulder,  Della Hamlin, Israel Cesar, Destiny Ekwueme,  Herman Tsui, Ian, Jasmin Bristow, Jason Garcia, Jemal McNeil,Victor Toman, Wanda Johnson, William Solano, Joey Oglesby, Jonez Cain, Julian Keyes,   Laurel Moglen, Levi Zavala, Thomas Cokenias, Lisa Cohen, Lucena Herrera, Robert Ajlouny, Marjorie Shears, Nicole Maxali, Marvin Greene, Montgomery Paulsen, Nassir Zughayer,    Razon Alicia Tramble,  Saul Ramirez, Sergio Alejandro, Sergio Valle, Noah Staggs, Steven C Johnson, Tamera Tomakili,  Thomas Wright, Trestin George e Tristan Gray.

Produção: Forest Whitaker e Nina Yang Bongiovi.

Fotografia: Rachel Morrison.

Montador: Claudia Castello e Michael P. Shawver.

Trilha Sonora: Ludwig Goransson.

Gênero: Drama.

Duração: 90 min.

Ano: 2013.

País: Estados Unidos.

Cor: Colorido.

Distribuidora: The Weinstein Company.

Estúdio: Forest Whitaker's Significant Productions / OG Project.




Trailer legendado




47 RONINS 



Sinopse:Kai (Reeves) é um exilado que se une e Oishi (Hiroyuiki Sanada), o líder do grupo 47 Ronin. Juntos eles partem atrás de vingança contra o temível vilão que matou o mestre deles e baniu os samurais. Para restaurar a honra de sua terra natal, os guerreiros embarcam em uma busca que irá apresentar uma série de dificuldades que destruiriam guerreiros mais fracos.

Crítica por Ingrid Reis:

Ficha Técnica:
Título Original:
Título no Brasil:

Direção: Carl Rinsch
Roteiro: Chris Morgan, Hossein Amini
Elenco: Keanu ReevesTadanobu Asano, Tanroh Ishida, Cary-Hiroyuki Tagawa,Haruka Abe, Hiroyuki Sanada,  Jin Akanishi, Kô Shibasaki, Rinko Kikuchi,

Brian Hirono,   Junichi Kajioka,   Masashi Fujimoto,   Takato Yonemoto, Togo Igawa, Yorick van Wageningen
Produção: Eric McLeod, Pamela Abdy, Scott Stuber
Fotografia: John Mathieson
Montador: Craig Wood
Trilha Sonora: Ilan Eshkeri
Gênero: Ação
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Universal Pictures Brasil
Estúdio: H2F Entertainment / Mid Atlantic Films / Moving Picture Company (MPC) / Stuber Productions

[47 Ronin, EUA, 2012], de Carl Rinsch (Universal). Gênero: ação. Elenco: Keanu Reeves, Hiroyuki Sanada. Sinopse: Um bando de samurais busca vingança pela morte de seu líder no Japão do século 18. Com exibição em 3D. Duração: a definir. Classificação: a definir.

Trailer legendado





GLORIA


Sinopse: A história de Gloria (Paulina García), uma mulher de 58 anos, divorciada,com dois filhos adultos que mora sozinha. Ela preenche sua vida à noite em bailes da Terceira Idade. Uma noite ele conhece Rodolfo (Sergio Hernández), um oficial da marinha reformado que virou empresário de um parque de Paint Ball. A relação sexual entre eles é intensa, mas no relacionamento do dia a dia não funciona tão bem assim.


Crítica: O filme tem um tema interessante e foca em algo bem atual, a relação entre um casal mais maduro. Uma pena que o diretor Sebastián Lelio não fez uma boa escolha na condução para contar essa história. Gloria ficou bem representada pela atriz Paulina Garcia que não pôde fazer mágica para salvar a história inconsistente, mas sua interpretação e coragem são louváveis. O que lhe rendeu o Urso de Prata em Berlim de 2013. 

A personagem e a história de Gloria poderia ter rendido uma história mais interessante. A começar por seu par nada romântico. Rodolfo é um personagem é fraco, sem consistência que nada tem a acrescentar de positivo na vida de Gloria que busca uma relação estável com um companheiro. 

Desde o inicio, a linha de condução do filme segue por um caminho fadado a não sair em lugar algum. Gloria merecia uma história de amor com alguém a altura. Rodolfo é o tipo de homem que não tem atitude e que não desenvolve um relacionamento com Gloria, isso além de ser extremamente descortês com a mulher que ele diz amar. As situações são irreais. Alguns momentos do filme falta alguma coisa, uma liga, uma conversa e em alguns momentos o comportamento de Gloria foge um pouco do seu padrão de construção. Isso é culpa do roteiro e não da atriz.

A edição do filme é uma das partes mais frágeis desse longa. Onde deveria mostrar quem é Gloria, fica um confete de cenas soltas jogadas sem alinhamento. 

Mas vale como entretenimento para quem gosta desse tipo de história.


Ficha Técnica:

Título Original: Gloria

Título no Brasil: Gloria


Direção: Sebastián Lelio

Roteiro: Gonzalo Maza e Sebastián Lelio.

Elenco: Alejandro Goic, Antonia Santa María, Diego Fontecilla, Fabiola Zamora, Hugo Moraga, Liliana García, Luz Jiménez, Marcial Tagle, Paulina García, Sergio Hernández

Produção: Coca Guazzini, Juan de Dios Larraín, Luis Collar, Pablo Larraín

Fotografia: Benjamín Echazarreta

Montador: Sebastián Lelio, Soledad Salfate

Gênero: Drama

Duração: 110 min.

Ano: 2012

País: Chile / Espanha

Cor: Colorido

Distribuidora: Imovision

Estúdio: Fabula / Nephilim Producciones




Trailer legendado






JOVEM ALOUCADA


Sinopse:Daniela, criada por uma família evangélica de hábitos rigorosos, tem seu comportamento devasso, desmascarado, e busca encontrar seu próprio caminho de harmonia espiritual

Crítica: Sem exibição para os críticos do Rio de Janeiro.






Ficha Técnica:

Título Original: Joven & Aloucada


Título no Brasil: Jovem Aloucada

Gênero: Drama

Direção: Marialy Rivas

Roteiro: Camila Gutiérrez, Marialy Rivas, Pedro Peirano, Sebastián Sepúlveda

Elenco: Alejandro Goic, Alex Rivera, Alicia Rodríguez, Aline Küppenheim, Andrea García-Huidobro, Camila Hirane, Catalina Saavedra, Felipe Pinto, Franco Bardi, Hernán Lacalle, Ingrid Isensee, Jesús Briceño, Joris Noordenbos, Luis Gnecco, Luka Villalabeitía, María Gracia Omegna, Maria Olga Matte, Moira Miller, Pablo Krögh, Tomás de Pablo

Produção: Juan de Dios Larraín, Pablo Larraín

Fotografia: Sergio Armstrong

Montador: Andrea Chignoli, Sebastián Sepúlveda

Duração: 96 min.

Ano: 2012

País: Chile

Cor: Preto e Branco

Distribuidora: Bitelli Filmes / Polifilmes

Estúdio: Fabula




  

Trailer legendado



Nenhum comentário:

Postar um comentário