JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ESTREIAS DESSA SEXTA-FEIRA, DIA 20 DE DEZEMBRO DE 2013

Nesse fim de semana chegam nas salas de cinema em todo Brasil mais  oito filmes. O Brasil tem dois longas, "Eu Não Faço A Menor Ideia Do Que Tô Fazendo Com A Minha Vida" de Matheus Souza que fala das dúvidas de uma jovem caloura da faculdade de medicina sobre os rumos de sua vida. E a animação "Minhocas" de Arthur Nunes e Paulo Conti.   O Reino Unido nos envia o melhor filme da semana e um dos melhores do ano, "Questão de Tempo". Dos Estados Unidos chegam "A Vida Secreta de Walter Mitty" " Ender's  GameA França nos trás Catherine Deneauve no filme "Ela Vai". E a Itália fala do drama de irmãos "Eu e Você".


EU NÃO FAÇO A MENOR IDEIA

 DO QUE TÔ FAZENDO 

COM A MINHA VIDA


Sinopse: Clara não faz a menor ideia do que está fazendo com a sua vida. Escolheu fazer medicina na faculdade pelo simples fato de que toda a sua família é formada por médicos respeitados. Não era o que queria, mas ela também não sabe se existe alguma profissão específica com a qual realmente se identifique. Começa então a matar aulas sem contar para os pais ou para o namorado. Inicia uma nova vida paralela durante as manhãs, na qual acaba conhecendo um jovem rapaz que a incentiva a fazer experiências práticas para descobrir, do jeito dela, do que realmente gosta e qual é o seu talento. Durante sua jornada matutina de autoconhecimento, Clara confronta o mundo adulto e suas frustrações enquanto busca ajudar seus parentes em problemas pessoais, descobrindo que talvez ela não seja a única se sentindo perdida na vida.



Crítica: O filme de Matheus Souza é simples sem muitos recursos técnicos e prima mais pelo conteúdo de um roteiro interessante com bons diálogos bem executados por um elenco competente.

A jovem clara vivida por Clarisse Falcão,  é caloura da faculdade de medicina não sabe o que quer da vida e está apática. Ao ser incentivada por Guilherme personagem do ótimo Rodrigo Pandolfo, ela faz uma busca investigativa com sua família para tentar descobrir o que ela realmente quer da vida. Detalhe, todos são da área da saúde. Cada um tem um problema ligado a sua área médica.

Clarisse Falcão contracena com atores como Nelson Freitas, Bianca Byington, Leandro Hassum,  Augusto Madeira, Alexandre Nero, Gregório Duvivier, Daniel Filho. E tem como primeiro  namorado Wagner Santisteban e o segundo namorado, Guilherme vivido por Rodrigo Pandolfo, que incentiva e estimula a criatividade de Clara.

O filme de baixo orçamento contou com a ajuda de amigos para ser realizado. O que mais conta aqui é a vontade de fazer cinema, mesmo que com poucos recursos. A história fala dos dilemas da fase do jovem em que tem que escolher uma profissão que vai dirigir toda sua vida.

Enfim, o mercado pode estar no inicio de um novo produto cinematográfico, mas já é um começo. O cinema brasileiro precisa atender o público infantil e adolescente para que eles tenham referências da sua cultura, do seu dia a dia, dos seus dilemas, das suas dúvidas e certezas. O Cinema precisa formar um jovem brasileiro com comportamento de brasileiro, e não virar uma cópia da juventude americana.

Que venham outros filmes que se comuniquem com nossos jovens.




Ficha Técnica:
Título Original:
Título no Brasil:

Direção: Matheus Souza

Roteiro: Matheus Souza

Elenco: Clarice Falcão / Rodrigo Pandolfo / Nelson Freitas / Bianca Byington / Leandro Hassum / Augusto Madeira / Gregório Duvivier / Daniel Filho / Alexandre Nero / Camila Amado / Priscila Rosembaum /

Produção Executiva: Ana Cristina Mota

Produção: Antonia Prado / Luiza Dutra

Fotografia: Luisa Mello

Arte: Maya Dikstein

Edição: Rodrigo Daniel Melo / Tainá Menezes

Som: Marcos Cantanhede / Yuri Luedemann

Edição de Som e Mixagem: Bernardo Uzeda


Figurino: Rafaela Prado / Carolina Lobato


Gênero: Comédia dramática

Ano: 2011

Duração:90 minutos

Cor: Colorido

Estúdio: Zeugma Produções

Distribuição: Vitrine Filmes / Rio Filmes

Classificação Etária: 10 anos



Trailer Oficial






MINHOCAS


Sinopse: Três minhocas – Júnior (11 anos), Linda (12 anos) e Neco (9 anos) – enfrentam o terrível tatu-bola Ninguém, ditador maníaco que, com a ajuda dos vermes da Gangue da Lama, pretende dominar todas as minhocas da terra através do hipnotismo e construir um Império onde os tatus-bola serão os senhores. Durante a aventura, Júnior, antes um garoto mimado e inseguro, descobrirá o valor da amizade, da coragem e da confiança em si próprio.



Crítica: Minhocas é tecnicamente bem feito, mas tem uma história fraca. Outro pecado para crianças é a falta de definição dessa animação em ser um longa brasileiro ou estrangeiro. Está mais para a música dos Titãs "Sou de lugar nenhum..." O movimento labial das animações está em inglês, assim como os letreiros e tudo que está escrito nos cenários desse filme. Além de seguir um padrão americano de contar histórias. Além de alguns momentos bem nojentos. O vilão tem três comparsas e um deles tem um catarro verde que usa como arma.

Uma pena não ter funcionado como deveria.   


Ficha Técnica:

Título Original:Minhocas - O Filme


Direção: Arthur Nunes e Paolo Conti.

Roteiro: Marcos Bernstein, Melanie Dimantas, Romeu di Sessa, Thomas Lapierre

Produção: Arthur Nunes, Mayra Lucas, Paolo Conti, Paulo Boccato

Fotografia: Philippe Arruda

Montador: Richard Comeau

Gênero: Animação

Duração: 82 min.

Ano: 2011                  

País: Brasil / Canadá

Cor: Colorido

Distribuidora: Fox Film

Estúdio: Glaz Cinema


Classificação Etária: Livre





Trailer Oficial




QUESTÃO DE TEMPO


Sinopse: Tim (Domhnall Gleeson) faz parte de uma família de viajantes do tempo que ajudam a população mundial. Após descobrir o seu dom, ele passa a usá-lo em seu próprio proveito, principalmente para conquistar mulheres. É aí que ele conhece Mary (Rachel McAdams), uma garota linda, porém insegura. Usando suas habilidades nada convencionais, ele altera o tempo para construir uma linda história de amor. Mas ele também vai perceber que nem tudo está sob o nosso domínio.



Crítica: Questão de Tempo é sem dúvida um dos melhores filmes do ano. Os britânicos sabem como fazer um bom filme e contar uma história com delicadeza e bom humor, tudo na medida.
  
O diretor Richard Curtis escreveu e dirigiu essa história sobre viagem no tempo, algo que povoa o  imaginário coletivo desde os primórdios da humanidade. Aqui, a família de Tim com o dom de viajar no tempo sem precisar de uma máquina ou coisa parecida. É um dom deles. Richard Curtis é cuidadoso com cada detalhe e oferece ao público um filme divertido e delicado com um elenco primoroso.

O protagonista é o ator irlandês Domhnall Gleeson, que ficou conhecido aqui como Guy Wesley dos filmes de Harry Potter. Ele deu vida a personalidade romântica de Tim que contou com a parceria de Rachel McAddams que trouxe para tela um ótimo resultado. Destaques também ppara cenas de Tim com o pai vivido por Bill Nighy, que mais uma vez nos proporciona um show a parte.

Questão de Tempo também conta com uma qualidade técnica impecável. Uma bela fotografia, edição de imagem e som bem sincronizados.

O roteiro é bem escrito e mostra as possibilidades de Tim para resolver problemas. No caso desse jovem romântico, suas prioridades se resumiam ao lado afetivo, tanto com as mulheres, quanto com sua família. Ele não é um super herói que vai salvar o mundo com seu super poder, ele usa esse poder para resolver questões pessoais, o que na verdade está no inconsciente coletivo. Ter algum poder que resolver nossos problemas mais imediatos, mais pessoais. Isso, nenhum herói fez, o poder é sempre em benefício da humanidade, muitas vezes abrindo mão de sua vida própria. 

Aqui, o  roteiro nos oferece essa oportunidade de sonhar em corrigir nossos pequenos erros  e fazer tudo de forma diferente. E não pense que Tim não aprende com seus erros quando faz isso, é quando ele absorve melhor seu conhecimento.


Questão de Tempo é um filme que com certeza vai virar aquele filme para se ter em casa. Leve, divertido, poético e encantador. O melhor filme britânico que chegou no Brasil esse ano.


Ficha Técnica:
Título Original: About Time
Título no Brasil: Questão de Tempo

Direção: Richard Curtis

Roteiro: Richard Curtis

Elenco: Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy, Lindsay Duncan, Tom Hollander, Andrew Martin Yates, arbar Gough, Ben Benson, Catherine Steadman, Charlie Curtis, Clemmie Dugdale, Vanessa Kirby, Lee Nicholas Harris, Graham Richard Howgego, Lee Asquith-Coe,Tom Stourton,Verity Fullerton, Veronica Owings, Will Merrick, Jago Freud,  Harry Hadden-Paton, Jacob Francis, Jaiden Dervish, Jenny Rainsford, Jon Boden, Jon West, Kenneth Hazeldine, Kerrie Liane Studholme,  Mitchell Mullen, Lisa Eichhorn, Margot Robbie, Mark Healy, Matilda Sturridge, Molly Seymour, Natasha Powell, Neve Gachev, Olivia Konten-Sloman, Tom Hughes, Ollie Phillips, Philip Voss,  Rebecca Chew, Rowena Diamond, Sara Heller, Sophie Brown e Sophie Pond.

  
Produção: Eric Fellner, Tim Bevan

Fotografia: John Guleserian
Montador: Mark Day

Trilha Sonora: Nick Laird-Clowes

Gênero: Comédia Dramática 

Duração: 119 min.

Ano: 2013

País: Reino Unido

Cor: Colorido

Distribuidora: Universal Pictures

Estúdio: Translux / Working Title Films

Classificação Etária: 14 anos



Trailer Legendado



A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY



Sinopse: Walter Mitty (Ben Stiller), é um homem tímido, que trabalha como gerente de fotografias da revista Life. Sem motivação, ele passou sua vida vivendo em seu mundo imaginário e não aproveita o mundo real a sua volta. Quando a reformulação da Life prepara a capa do o último exemplar de sua versão em papel, o negativo separado por Sean Connel (Sean Penn), fotógrafo celebridade da revista, desaparece. Walter Mitty começa uma busca que mudará toda sua vida.



Crítica: O ano de 2013 fecha com chave de ouro as estreias nas salas de cinema com A Vida Secreta de Walter Mitty, um dos melhores filmes do ano. Ben Stiller, dirige, atua e produz esse filme que vai ficar marcado com belas cenas e um personagem cativante.

Todo personagem de transformação é cativante e carismático. Simboliza que tudo pode ser melhor do que já é, mesmo quando a situação não pareça favorável. Walter Mitty é um ícone da transformação da lagarta em borboleta. Ben Stiller trabalhou muito bem as metáforas do personagem e as idas e vindas do mundo imaginário de Walter Mitty. Todas as mensagens de quem é Walter Mitty está no filme. É só prestar atenção em seus devaneios. 

Um elenco que brilhou ao lado de Ben Stiller a começar pela atriz Kristen Wiig que fez o par romântico de Walter Mitty, a mãe Edna Mitty vivida por Shirley McLane, O fotógrafo excêntrico de Sean Penn que tem um personagem forte e marcante que aparece pouco, mas está presente em todo o filme. O toque cômico ficou por conta do embate entre Walter Mitty e o novo chefe Ted Hendricks vivido por Adam Scott.

Um filme tecnicamente bem cuidado e com um roteiro bem estruturado. Um dos pontos fortes do filme é a bela fotografia de Stuart Dryburgh que teve uma parceria muito afinada com Ben Stiller que dirgiu não só um bom filme, mas uma das cenas mais bonitas que já vi no cinema, Walter Mitty andando de skate na rodovia. Uma cena linda, poética e significativa para o personagem valorizada por Dryburgh. O filme tinha que ter uma fotografia de excelente qualidade devido ao tema. A Revista Life tinha fotos de alta qualidade visual que focava a vida no planeta. Merecia sim, uma direção de fotografia a altura e Stuart Dryburgh nos presenteou valorizando cada linda imagem que saiu da imaginação do Diretor. 

O filme ainda tem uma Direção de Arte impecável, uma ótima trilha sonora, uma ótima montagem e edição de som.

Mas o melhor do filme está na mensagem e na emoção que a história nos leva.



Ficha Técnica:

Título Oficial: The Secret Life Of Walter Mitty

Título no Brasil: A Vida Secreta de Walter Mitty
Direção: Ben Stiller
Roteiro: Steve Conrad
Elenco: Ben Stiler, Kristen Wiig, Shirley McLane, Kathryn Hahn, Sean Penn, Adam Scott, Adrian Martinez, Paul Fitzgerald,Kelly Southerland, Toshiko Onizawa, Barbara Vincent,  Alan D. Purwin, Alex Anfanger, Alex Kruz,  Joey Slotnick, Jonathan C. Daly,   Nicole Neuman, Patton Oswalt, Terence Bernie Hines, 
Produção: Ben Stiller, John Goldwyn, Samuel Goldwyn Jr., Stuart Cornfeld
Fotografia: Stuart Dryburgh
Montador: Greg Hayden
Trilha Sonora: Theodore Shapiro
Gênero: Aventura
Duração: 114 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Red House Entertainment / Twentieth Century Fox Film Corporation
Classificação: Livre








Trailer Legendado







ENDER'S GAME



Sinopse: Em um futuro próximo, extraterrestres hostis atacaram a Terra. Com muita dificuldade, o combate foi vencido, graças ao heroísmo do comandante Mazer Rackham (Ben Kinsley). Desde então, o respeitado coronel Graff (Harrison Ford) e sua assistente a Major Gwen Anderson (Viola Davis) e as forças militares terrestres treinam as crianças mais talentosas do planeta desde pequenas, no intuito de prepará-las para um próximo ataque. Ender Wiggin (Asa Butterfield), um garoto tímido e brilhante, é selecionado para fazer parte da elite. Na Escola da Guerra, ele aprende rapidamente a controlar as técnicas de combate, por causa de seu formidável senso de estratégia. Não demora para Graff considerá-lo a maior esperança das forças humanas. Falta apenas um treinamento com o grande Mazer Rackham, e depois garoto estará pronto para a batalha épica que decidirá o futuro da Terra e da humanidade.



Crítica: Rixas a parte vamos falar da qualidade desse filme. Essa ficção cientifica baseado na obra do politicamente incorreto Orson Scott Card fala de uma guerra entre humanos e alienígenas. Ficção Científica mais tradicional, impossível.

Um ótimo trabalho técnico tanto em efeitos especiais, quanto na direção de arte. A fotografia trabalha bem o contraste do escuro, as luzes coloridas e as cenas mais claras sem mudanças bruscas. Os efeitos sonoros e a edição de som também são pontos positivos do filme.

O Roteiro conta a história do jovem Ender Wiggin que é treinado pelo Coronel Graff que acredita no potencial do garoto para salvar a Terra de um novo ataque alienígena. E como não poderia deixar de ser, o Coronel  tem alguém para ajudar nessa tarefa, a Major Gwen Anderson que equilibra entre o psicológico e o emocional. O herói tem uma mocinha para dar um toque de romance e um apoio emocional na sua irmã e melhor amiga Valentine. Seu maior adversário é seu violento irmão Peter.  Aos poucos Ender vai conquistando seu espaço e avançando em seus objetivos com a ajuda de sua inteligência aguçada e perspicaz, além de sua solidariedade com o próximo. A condução do roteiro foi eficiente e contou uma história interessante mostrando um pouco do que é o equilíbrio ecológico das espécies.


Para dar vida a esses personagens um elenco de peso foi convocado para contracenar com os jovens atores. O herói Ender é vivido pelo ator britânico Asa Buterfield de 16 anos que interpretou Hugo Cabret no filme de Martin Scorcesse.  Seu primeiro apoio é sua irmã e melhor amiga Valentine que ganhou vida na pele da ótima Abigail Braslin, a eterna miss Shanshine. Petra, o par romântico de Ender é vivido por Hailee Steinfeld que brilhou em "True Grit" dos Irmãos Cohen. 

Eles seguraram muito bem seus personagens para contracenar com um ator que é um ícone da ficção científica, Harrison Ford, o eterno Han Solo de "Guerra Nas Estrelas". Outra estrela é Viola Davis que deu o tom certo entre a militar em missão e o sentimento feminino de proteção com os jovens. Asa tem a chance de repetir a dose de contracenar com outro britânico premiado, Ben Kinsley. Aqui ele interpreta um herói vitorioso Mazer Rackham. Em "A Invenção de Hugo Cabret", Kinsley contracenou com Asa como George Mélies, o pai do cinema de ficção. 

O filme cumpre com sua proposta de ser uma ficção científica de qualidade e divertida.



Ficha Técnica:

Título Original: Ender's Game

Título no Brasil: Ender's Game

Direção: Gavin Hood

Roteiro: Gavin Hood

Origem da História: Baseado na obra de Orson Scott Card

Elenco: Asa Butterfield,  Hailee Steinfeld, Harrison Ford, Ben Kingsley, Viola Davis, Abigail Breslin, Aramis Knight, Suraj Partha, Moises Arias, Khillin Rhambo, Jimmy Pinchak, Andrea Powell, Brandon Soo Hoo, Han Soto, Kyle Russell Clements e Nonso Anozie.

Produção: Alex Kurtzman, Ed Ulbrich, Gigi Pritzker, Linda McDonough, Lynn Hendee, Orson Scott Card, Robert Chartoff, Roberto Orci

Fotografia: Donald McAlpine

Montador: Zach Staenberg

Trilha Sonora: James Horner

Duração: 114 min.

Ano: 2013

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Paris Filmes

Estúdio: Chartoff Productions / Digital Domain Media Group / Kurtzman Orci Paper Products / Odd Lot Entertainment / Summit Entertainment

Classificação: 10 anos

Trailer Legendado








ELA VAI


Sinopse: Bettie (Catherine Deneauve), uma linda viúva de 60 anos, toma conta de um restaurante em uma pequena cidade. Ela é amante de um industrial local, que sempre promete deixar sua esposa por ela. Quando ele finalmente toma uma atitude é por outra mulher mais jovem que ele engravidou. Sob esse impacto. Bettie deixa o restaurante e decide dirigir sem rumo e esse um passeio dura uma semana. No caminho, ela pega seu neto de dez anos, quem ela mal conhece.



Crítica: Em breve. 


Ficha Técnica:

Título Original: Elle S’En Va

Título no Brasil: Ela Vai



Direção: Emmanuelle Bercot

Roteiro: Emmanuelle Bercot, Jérôme Tonnerre

Elenco: Catherine Deneuve, Nemo Schiffman, Gérard Garouste, Camille, Claude Gensac, Paul Hamy, Mylène Demongeot, Hafsia Herzi

Produção: Christine De Jekel, Olivier Delbosc, Marc Missonier

Edição: Julien Leloup

Fotografia: Guillaume Schiffman

Direção De Arte: Éric Barboza

Figurino: Pascaline Chavanne

Gênero: Drama

Duração: 116 Min.

Ano: 2012

País: França

Cor: Preto E Branco

Distribuidora: Europa Filmes

Estúdio: Fidélité Films

Classificação: 12 Anos




Trailer Legendado




EU E VOCÊ


Sinopse: Lorenzo tem 14 anos e elaborou um plano para que possa passar as férias de verão sozinho no porão do seu prédio. Ele planejou tudo: onde vai dormir, o que fazer e já há algum tempo está estocando comida no local. A ideia é que sua mãe pense que ele está numa viagem de colégio, de forma que não o aborreça durante este período. O que ele não contava era que sua meia-irmã Olivia surgisse de repente, acabando com a paz do garoto. Viciada em drogas e buscando um lugar para ter um pouco de paz, Olivia acaba chantageando Lorenzo para que fique com ele no porão.


Crítica: Bernardo Bertolucci é um diretor habituado a mexer com emoções como no filme "O Último Imperador" e criar alguns filmes polêmicos como "O Último Tango em Paris". Já "Eu e Você" não tem a beleza de "O Último Imperador" e nem a ousadia de "O Último Tango em Paris". 

Um filme fechado, escuro com um elenco mínimo onde todo o foco do filme gira em torno da difícil relação entre os dois irmãos separados pela mágoa de suas mães que disputavam o pai. Os dois também tem suas mágoas em relação a esse pai. 

Os dois atores Tea Falco e Jacopo Olmo Antinori são bons e seguram bem os papéis. Pena que a história é lenta e vazia. Não desenvolve como deveria, apesar de mostrar uma melhora na relação entre os dois irmãos.

Ficha Técnica:

Título Original: Io & Te

Título no Brasil: Eu e Você


Direção: Bernardo Bertolucci

Roteiro: Bernardo Bertolucci, Francesca Marciano, Niccolò Ammaniti, Umberto Contarello

Elenco: Tea Falco, Jacopo Olmo Antinori, Francesca De Martini,  Pippo Delbono, Sonia Bergamasco, Veronica Lazar

Produção: Lorenzo Mieli, Mario Gianani

Fotografia: Fabio Cianchetti

Montador: Jacopo Quadri

Gênero: Drama

Trilha Sonora: Franco Piersanti

Duração: 98 min.

Ano: 2012

País: Itália

Cor: Colorido

Distribuidora: Califórnia Filmes

Estúdio: Fiction Cinematografica S.p.a / Medusa Film / Wildside Media

Classificação: 14 anos


Trailer Legendado





Nenhum comentário:

Postar um comentário