JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

CURTA METRAGEM, OUTROS CAMINHOS DO CINEMA

No inicio da história do cinema os filmes eram curtinhos e com o tempo os cineastas foram ganhando mais confiança e segurança em fazer filmes maiores. E a duração de um filme ficou dividido em curta, média e longa metragem. Em todas as salas de cinema os filmes são longa metragem, ou seja, tem mais de 1 h. A média de 2 horas de projeção. Alguns chegam a 3 horas de filme e tem filmes como E O VENTO LEVOU ...  com 238 minutos, o equivalente a 3 horas e 94 minutos. 

Nos anos 70, os cinemas passavam antes dos longa metragens, um curta metragem, o canal 100 sobre futebol e alguns trailers de filmes que iriam entrar em cartaz. Com tempo isso caiu e os longa metragens só tem os trailers dos filmes. Nada de CURTA e nem de Canal 100.

O curta é um filme importante na carreira de qualquer cineasta. É um treinamento. É muito difícil contar uma história em no máximo 15 minutos. Mas quando se consegue é um presente para qualquer cinéfilo.

Onde podemos assistir os curtas metragens?  Em festivais de cinema, centros culturais e até na Internet. Então vamos conhecer aos poucos alguns trabalhos que circulam por ai.

Vamos começar com o Curta FORCA de: Roberto Christo e Kelly Lima. A seguir tem um artigo escrito pelo cineasta. Quem sabe o ministério da Cultura e as secretarias de cultura dos municípios pensem na proposta de criar salas para curtas metragens.




 Sobre o Curta: FORCA

Estamos radiantes de felicidade com a indicação do nosso FORCA ao prêmio de melhor curta-metragem no 7 CONTINENTS Film Festival 2013, na Índia. O festival premia obras através do voto popular, computado através de acessos online e comentários, além da análise de um júri especial. 

Nossa indicação se deu pelo júri oficial, a quem temos um especial apreço pela sensibilidade em julgar nossa obra sob um olhar de vanguarda, a partir do momento que os diretores do FORCA, Roberto Christo e Kelly Lima, trabalharam no desenvolvimento de uma linguagem que tentasse ser inédita em nossas produções. Atitude, competentemente, sustentada pela brilhante equipe de fotografia comandada pelos diretores Túlio Ramalho e Boris Ramalho, além, é claro, de toda equipe envolvida no trabalho: arte, atores, produção, colaboradores e etc.

Inspirado nas ideias do iluminismo e flertando com a linguagem de vídeo-arte, a obra se desenrola através de uma poesia recitada na forma de um jogo permeado de símbolos e alegorias, intitulado "Forca". Nas entrelinhas, o jogo confronta a moral ultrapassada, que sufoca os excluídos na sociedade contemporânea, e a valorização de uma visão de mundo racional, onde a sabedoria aparece como agente transformador para a justiça e igualdade entre os homens. Entrar no desafio e jogar é descobrir a palavra final. Palavra, esta, capaz de que mudar pensamentos.

Esperamos mais conquistas para o filme.

Roberto Christo
Exotique Filmes



FICHA TÉCNICA
Título Original:  FORCA 
Título em Inglês:  Gallows Game
Diretor: Roberto Christo e Kelly Lima
Roteirista: Roberto Christo
Produtor Principal: Exotique Filmes
Duração: - 8'23''
Elenco: Kleber Lopes, Malcon Haase, None
Fotografia: Boris Ramalho & Túlio Ramalho
Direção de Arte: Heráclito Lima
Trilha: Roberto Christo
Edição: Yu Breno, Paulo Oliveira
Gênero: Ficção
Digital Full HD: 16:9 
Ano: Produção - 2013



Trailer: 
http://vimeo.com/58127817





Nenhum comentário:

Postar um comentário