JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

terça-feira, 25 de junho de 2013

CURADORIA E COMISSÕES SE REÚNEM PARA ESCOLHER OS CONCORRENTES DO 41° FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO



Reuniões entre avaliadores já selecionaram curtas e longas para competição

As últimas semanas foram intensas para a curadoria e as comissões de seleção do 41° Festival de Cinema de Gramado. Avaliando 580 filmes inscritos (que representam um incremento de 48% em relação aos números do ano passado), os integrantes já chegaram a um consenso sobre as obras que disputarão o Kikito e o Prêmio Assembléia Legislativa de Cinema Gaúcho.



Rubens Edwald Filho, Marcos Santuário e José Wilker
O perfil democrático entre a seleção de longas-metragens é um dos destaques desse ano, segundo o curador Rubens Ewald Filho - que repete a curadoria ao lado de José Wilker e Marcos Santuario. “Muito além do aumento de inscrições, os filmes inscritos esse ano tiveram um crescimento impressionante de qualidade. Foi difícil descartar nomes da lista. Mas o resultado tem um pouco de tudo e podemos esperar um Festival mais rico em propostas de filmes”, comenta.

Na seleção de curtas nacionais, a coordenadora da comissão, Ivonete Pinto, também comenta que o trabalho foi intenso. “Com o barateamento dos meios de produção e com o aumento da entrada no mercado de alunos egressos dos cursos de graduação em cinema, o cenário está diferente. Foi um trabalho que exigiu esforço mental e físico, na busca de filmes que melhor investiram em estética, linguagem e temática”.

Entre os curtas gaúchos, a diversidade de gêneros, assuntos e estilos é um aspecto a ser destacado, segundo o crítico Robledo Milani. “Foi impressionante conferir a produção audiovisual gaúcha recente. São trabalhos que não se restringem mais somente à capital. Creio que teremos um painel bem amplo e indicativo do que de melhor foi feito cinematograficamente no Rio Grande do Sul no último ano", comenta. O 41° Festival de Cinema de Gramado acontece de 9 a 17 de agosto e é uma realização da Prefeitura Municipal de Gramado, Coordenação Geral da Secretaria de Turismo com a colaboração da Gramadotur.

Comissão de curtas nacionais:
- Alexandre Cunha, jornalista e gerente de programação e aquisição do Canal Brasil;
- Ana Acker, jornalista e pesquisadora;
- Ivonete Pinto, jornalista e vice-presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE);
- Luiz Alberto Cassol, diretor de cinema e cineclubista;
- Paulo Henrique Silva, jornalista e crítico de cinema;
- Janaína Kremer, atriz.

Comissão de curtas gaúchos (Prêmio Assembléia Legislativa):
- Robledo Milani, crítico de cinema e vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS);
- Vicente Romano, jornalista e superintendente de Comunicação Social e Relações Institucionais da Assembleia Legislativa do Estado
- João Frohlich, diretor de fotografia.

-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário