JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

BALANÇO DOS FILMES DE 2012





O ano de 2012 foi um ano rico de filmes que entraram em cartaz nos cinemas. Foram 237 filmes em grande circuito, isso sem falar nos filmes em circuito alternativos, as reprises no cinema e os que ficaram somente nos festivais de cinema.

Foi um ano rico para os cinéfilos. Também foi um ano de extremos, filmes muito bons e filmes muito ruins. E os que ficam no meio do caminho dividiram opiniões. O mais importante é que todos esses filmes tem seu público e o objetivo é o mesmo, entreter o cinéfilo nesse universo do mundo imaginário, mesmo quando ele conta uma história real.
 
Selecionei uma lista dos filmes bons e ruins de 2012
 
Vamos aos bons!

JANEIRO
 
Em Janeiro os bons filmes foram Sherlock Holmes e o Jogo das Sombras, a sequência do primeiro filme Guy Ritchie, tão bom quanto o primeiro.  

O Espião que Sabia Demais e a segunda versão para o cinema do livro do mesmo nome. Essa versão ficou melhor do que a estrelada por Anthony Hoppikins.

Milenium - O Homem que Não Amava as Mulheres  a versão americana do filme realizado pelo cinema Sueco. Daniel Craig, Rooney Mara e Stelan Skasgard dão vida a personagens complexos.

Em Os Descendentes George Clooney arrastou um filme com uma história simples e comum para as mais importantes premiações de cinema .

O  cinema nacional chegou com 2 Coelhos onde Afonso Poyart trouxe uma inovação para o cinema brasileiro.

FEVEREIRO

Fevereiro foi a vez do ganhador do Oscar O Artista encantou o mundo e conquistou o coração de cada cinéfilo contando a história da transição do cinema mudo para  o falado.

Seguido de seus concorrentes diretos,  A Invenção de Hugo Cabret de Martin Scorcesse conta também a história do cinema, só que fala do pai do cinema de ficção George meliés.

Em  Histórias Cruzadas conta histórias de mulheres corajosas.  

Moneyball conta a história real de dois homens que mudaram o sistema de baiseball nos Estados Unidos.

A Dama de Ferro não foi bem entendido, mas a verdade é que a história trata da velhice. Quem não morre fica velho. E essa velhice trás as consequências do peso da idade como as limitações de saúde. Nem a pessoa mais poderosa do mundo está livre disso. É disso que o filme trata e não da vida de margareth Tatcher. Até a mulher mais poderosa do mundo vai passar por todas as limitações da idade quando envelhecer.

  A Mulher de Preto é um marco como o primeiro filme comercial dos estúdios Hammer na Inglaterra depois do retorno de suas atividades. Também é a estreia de daniel Radcliff em outro filme que não é Harry Potter.

O drama Um Método Perigoso que conta uma parte da história onde Freud e Jung escolhem seus métodos de trabalho.

Para fechar o mês, o  suspense O Despertar tem um clima sombrio com uma história de fantasmas  que prende a atenção para descobrir o que vai acontecer.


MARÇO

Março foi o mês do cultuado Drive com o queridinho dos críticos, Ryan Gosling.

Madonna mostrou competência com seu filme W.E que conta a história de amor entre o Príncipe Edward que abdicou do trono da Inglaterra por amor a divórciada americana Wallis.

Apesar do personagem principal ser brasileiro, o documentário sobre o maior lutador de UFC do mundo é americano. Anderson Silva Como Água mostra a preparação da luta do "Spider" com o americano Chael Sonen.

Guerra é Guerra é uma comédia que brinca com os espiões. Dois espiões que são parceiros e melhores amigos se apaixonam pela mesma mulher sem saber. Ao descobrirem a confusão, os dois começam uma disputa divertida. Detalhe: Algumas cenas lembram desenhos animados.


Heleno encanta quem gosta de futebol e sente saudades da época em que jogadores tinham paixão pelos seus clubes. O filme conta resumidamente a trajetória de vida de um jogador polêmico, Heleno de Freitas um botafoguense doente pelo seu time e com uma personalidade muito difícil. O melhor trabalho da carreira do ator Rodrigo Santoro.


O documentário musical A Música Segundo Tom Jobim não tem texto. É pontuado pelas canções do maestro Tom Jobim.

O diretor Walter carvalho é um dos melhores diretores de fotografia do cinema nacional, se aventurou no universo do documentário para contar a história do músico Raul Seixas que virou um mito cultuado da Música Popular Brasileira. Raul Seixas, o Fim, o Início e o Meio conta a história através de depoimentos, canções e imagens de arquivo que agrada até quem não é fã do músico.

Pina foi um espetáculo de beleza nas telas de cinema e em 3D encantou mais ainda.

Para Sempre conta a história real de um casal que sofre um acidente e a esposa ao acordar não se lembra de nada e o marido tem  que reconquistá-la.


ABRIL  

Abril foi um mês de orgulho nacional com o filme Xingu onde Cao Hamburger fez um trabalho de mestre como uma das obras cinematográficas mais importantes da história do cinema nacional. Continuo afirmando que esse filme deveria ter sido escolhido para representar o Brasil no Oscar 2013.

 Enfim depois de anos de espera, Os Vingadores chega as telas de cinema como o filme mais aguardado do ano. Joss Weedom reuniu um time de super heróis que foram para as telas cada um com seu filme, O Homem de Ferro, Hulk, Thor, Capitão América e A Viúva Negra que apareceu em O Homem de Ferro 2 e o Gavião Arqueiro em Thor. Todas as histórias foram entrelaçadas anos antes e o resultado foi o melhor filme de super herói do ano.


Outro bom filme do mês foi O Príncipe do Deserto com Antônio banderas. Belíssimo filme com uma fotografia e direção de arte de aplaudir de pé, além da história ser interessante.

Sete Dias com Marilyn conta o período em que Marilyn Monroe foi filmar com Laurence Olivier e mostra a difícil relação entre os dois astros.

Por incrível que pareça, American Pie - O Reencontro está na listas dos bons filmes por ter respeitado a coerência e a lógica da reunião dos amigos de escola, agora adultos. 


Para fechar o mês a sátira a história de Branca de Neve, Espelho, Espelho Meu, trás Lilly Collins como Branca de neve e Júlia Roberts como a madrasta. A muito tempo Júlia Roberts estava devendo uma boa atuação no cinema e conseguiu. 


MAIO


Maio chegou com um dos melhores filmes do ano O Exótico Hotel Marigold. O filme que é uma parceria entre o Reino Unido e a índia mostra que nunca é tarde para recomeçar e mostra um filme com uma beleza incontestável dentro de uma história simples. Judi Dench e  Maggie Smith estão concorrendo ao Globo de Ouro com esse filme. Simplesmente maravilhoso!

A Conspiração Americana conta a trajetória da história de conspiração para assassinar o Presidente Americano Abrahan Lincoln através do julgamento de Mary Surrat vivida por Robin Write e defendida por Frederick Aiken vivido por James McAvory. 


Plano de Fuga é o típico filme de Mel Gibson e mostra uma realidade cruel do sistema penitenciário mexicano. E claro, um Mel Gibson implacável.

MIB 3 mostra o passado do agente K, personagem de Tommy Lee Jones quando seu parceiro, o agente J, vivido por Will Smith, tem que voltar ao passado para salvar a vida do amigo. E encontra um agente K mais jovem muito bem caracterizado por Josh Brolin. O filme é divertido e explica algumas coisas da relação entre os parceiros da MIB K e J.

Flores do Oriente um filme denso, impactante e muito bem executado pelo diretor chinês Zhang Ymou. Um belo trabalho de fotografia, além do conjunto da obra. Esse filme concorreu ao Oscar de Melhor filme Estrangeiro em 2012, mas perdeu para o Iraniano A Separação.


JUNHO

Junho chegou na onda dos contos de fadas modificados com Branca de Neve e o Caçador. A história também foi modificada assim como Espelho, Espelho Meu, só que está mais sério. Bem produzido, mas tem que abstrair a história real para entender e gostar.

 Solteiros com Filhos um filme independente e simples com um bom resultado, onde um casal de amigos resolve ter um filho sem as complicações de uma relação amorosa e descobrem que ninguém escapa desse universo.

 Madagascar 3 dá um show de beleza nessa animação além de trazer os personagens tão queridos de todos e mostrar novos.   
Deus da Carnificina é um bom filme intimista onde dois casais resolvem suas diferenças criadas por seus filhos.


Para Roma com Amor uma comédia típica de Woody Allen. Um ótimo retorno do diretor nas telas não só na direção como atuando em uma das divertidas histórias que são contadas ao longo do filme, mas não se cruzam. Destaque para a crítica que o diretor faz a mídia na história que tem como condutor o personagem de Roberto Benini.


A Era do Gelo 4  conta mais uma história dos amigos Sid, Many e Diego lutando para voltar para casa. Não tão bom quanto os anteriores, mas mesmo assim, é um bom filme.

Tim Burton trás Sombras da Noite de volta a memória dos fãs da antiga série de TV. É divertido apesar de não ter agradado tanto.


JULHO

Nas férias de Julho o cinema recebeu O Espetacular Homem Aranha contando a história original criada por Stan Lee. Quem assistiu em IMAX 3D teve a chance de voar nas teias do Homem Aranha em meio aranha Céus. E uma boa surpresa com a mudança de ator, desta vez, Andrew Garfield veste o traje. 

A Guerra dos Botões é o remake francês do filme de 1962 que foi baseado no livro de Louis Pergoud. O filme consrva a magia do primeiro filme onde garotos de duas escola disputam durante anos o domínio de território através dos botões.

Na Estrada esperou 10 anos para ficar pronto e mostrou um ótimo trabalho de Walter Salles em adaptar o best seller para o cinema. Um tema difícil e arriscado que resultou em um bom trabalho.

Valente é uma animação da Disney com a qualidade de sempre. Os cabelos vermelhos e revoltos da personagem parece ganhar vida própria nas telas. A história é familiar e mostra uma tendência do cinema em falar sobre esse tema.

Rock Of Ages é uma comédia música que faz sátira da transição do Rock para os anos das boy bands. O filme é divertido e tem um ótimo roteiro e boa referências com ícones do rock. Alec Baldwin e Russel Brand, Tom Cruise e Malin Akerman, estavam ótimos em seus personagens. Destaque para a trilha sonora!




AGOSTO


Agosto foi a vez de O Que Esperar Quando Você Está Esperando? onde  Rodrigo Santoro tem a história mais interessante. São várias histórias de casais que estão esperando seus herdeiros. Rodrigo Santoro e Jennifer Lopez são o casal que adotam um bebê e ele passa a frequentar um grupo de pais que trocam suas experiências e se ajudam nessa tarefa. 

Katy Perry - Party of Me é um emocionante documentário da turnê da Cantora Pop Katy Perry em que nela mostra sua jornada profissional e claro a pessoal que andou junta. Como documentário vai filmando o que está acontecendo mostrou muito da vida sentimental da cantora.

Vou Rifar Meu Coração é um dos melhores e mais divertidos documentários do ano. Ana Ripler mostra de forma humorada e respeitosa como é o universo da música brega.

A Beira do Caminho mostra a trajetória de um homem com um problema familiar e se encontra na amizade de um menino de 10 anos que o trás de volta a vida embalados pelas músicas de Roberto Carlos.

A Tentação de Mathew Chapman tem um bom roteiro que conta um triller de um homem pressionado por desespero e um policial que está com dilemas pessoais tenta ajudá-lo.

360º Fernando meireles conta uma história onde várias histórias fazem 360º. Com um elenco internacional o filme mostra um roteiro inteligente.

Vingador do Futuro esse remake é tecnicamente bom, mas a história original é melhor. Colin Farrel e Jessica Biel estão bem em seus personagens. é sempre bom ver Bill Nigthy trabalhando, é um ótimo ator!  


 Corações Sujos um bom filme com opção ruim de distorções de imagens em alguns momentos. mas nada que comprometa o bom trabalho em som original. O filme fala do início da colônia japonesa no Brasil e é falado nos dois idiomas.

Intocáveis indicutivelmente se não for o melhor, um dos melhores filmes do ano. A história real da amizade de um milionário tetraplégico e um homem pobre que viviam em extremos e descobrem uma grande amizade. Apesar do personagem Driss ser originalmente um Tunisiano, o papel ficou com o ator francês e negro Omar Sy que acredito ter ganho o papel não por caracteristicas físicas, mas pelo talento de sua interpretação e a combinação perfeita com o ator François Cluzet. É para aplaudir de pé!

Mercenários 2 entra no cinema como uma referência aos ícones do cinema de ação dos anos 80. Claro que também tem atores da nova geração de filmes de ação como o inglês Jason Stantom e o americano Liam Hemsworth. è uma festa ver astros como Sylvester Stallone, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger e claro, Chuck Norris e uma aparição impagável. Os fãs de filmes de ação agradecem.


SETEMBRO

Em setembro chegaram nos cinemas Cara e Coroa de Ugo Giogetti quee mostra uma visão ainda não explorada nos cinema sobre o período da ditadura. A visão de quem vivia a margem dos conflitos, mas por humanidade esconderam presos políticos para escapar das torturas e mortes comuns na época. Ótimo trabalho de Otávio Augusto como o tio reacionário do protagonista. Assim também como Eduardo Tornaghi que interpreta o fugitivo político.


O Legado Bourne mostra que é muito mais do que parecia ser e vai encontrando as peças do quebra cabeça Bourne e entendendo as histórias anteriores. Jeremy Renner e Rachel Weiss estão ótimos nessa sequência.

Abrahan Lincoln - O Caçador de Vampiros é um filme fantasioso e interessante. Vamos abstrair que Lincoln existiu e que vampiros não existem e vamos mergulhar nesse universo fantástico onde o destaque fica por conta do ator Dominique Cooper que interpreta o vampiro amigo de Lincoln.

Tropicália é um documentário sobre esse período da história do brasil com elementos históricos e depoimetos e vidos inéditos que o grande público ainda não tinha conhecimento.

Contatos Imediatos de Vizinhos do 3º Grau é uma comédia que satiriza os filmes de alienígena e trás Ben Stiller como protagonista e tem como companheiros de cena Jonah Hill, Vince Vaugh e Billy Crudupp. O filme é divertido e tem algumas referências bem divertidas até de filmes como Se Beber Não Case. 

Trinker bell e os Segredos das Fadas uma das animações mais bonitas da Disney. Desta vez, a fada Trinker Bell fala do inverno, já que as outras estações foram contadas nos três filmes anteriores. Esse é o primeiro filme da fadinha que foi para o cinema, já que os outros foram direto para o Disney Channel. Quem assistiu em 3d se encantou mais ainda com a beleza desse trabalho.

Dreed atendeu ao fãs dos quadrinhos respeitando a história e as caracteristics dos personagens. Violento, mas com um senso estético admirável.

Ted é um bom filme para quem gosta de humor negro politicamente incorreto. Ele usa bem os elementos desse gênero, mas só agrada quem gosta do gênero.

 Looper é um filme interessante que trás Bruce Willis e Joseph Gordon Levitt interpretando o mesmo personagem. Uma brincadeira com tempo interessante.

A animação da Sony Hotel transilvânia mostrou que também é competente na fazendo esse tipo de filme dominado pelos estúdios Disney. Quem ganha com isso é o público com um trabalho com uma qualidade impecável e bem humorada.

 
OUTUBRO

Outubro é a vez de Gonzaga brilhar e consagrar Breno Silveira como um grande cineasta brasileiro. Um filme ue conta a história de Luiz Gonzaga o rei do Baião e seu filho Gonzaguinha um dos ícones da MPB e sua trajetória de resgate da relação entre pai e filho. Uma trilha sonora impecável! Destaque para a caracterização de Júlio Almeida como Gonzaguinha. É tão impressionante que parece que são imagens de arquivo e não um ator caracterizado.  

007 Operação Skyfall um dos melhores filmes de toda a sérrie de James Bond. Sem dúvida a abertura mais bonitas e a canção belíssima de Adele que trouxe o glamour de james bond para a canção que tem arranjos com o tema original criado por John Barry. Daniel Craig, Jude Dench e Ralph Finnes estão ótimos em suas atuações.

Busca Implacável 2 Liam Neeson continua a história onde no primeiro sua filha foi sequestrada pela máfia de tráfico de mulheres e agora o pai do vilão quer vingança e o filme é tão empolgante quanto o anterior, sendo que dessa vez a filha ajuda o pai a libertar a mãe.

Selvagens é um filme interessante e tem a ótica de Oliver Stone em uma temática um tanto quanto delicada que é a boa vida que dois amigos tinham ao produzir uma maconha especial. Os dois amigos além de sócio nos negócios, dividem a mulher, a bela Olívia. Tudo vira um inferno quando uma máfia mexicana sequestra Olívia para chantagear a dupla para conseguir a droga. O filme é bem feito.

Procurando Nemo 3D é indiscutívelmente uma obra prima do cinema. Um filme com uma qualidade técnica e artística com um dos melhores roteiros da história do cinema. è um filme que não tem vilão e tudo acontece sem precisar da maldade alheia. Todo mundo sabe as falas do filme e o 3D é só para encantar os nossos olhos com a beleza das imagens.  

 Moonrise Kingdom é um filme singelo com um elenco impecável onde a história é simples, mas eficaz.

 Ruby Sparky - A Namorada Perfeita é outro filme baseado em um obra literária e é divertido.

 Os Infratores é um dos filmes mais competentes do ano. Tom Hardy, Shia Lebeouf e Jason Clarck são os irmãos Bondurant que produziam whisky durante a lei seca. A história é baseada em fatos reais. Tudo funciona nesse filme.

 As Vantagens de Ser Invisível é um encantamento do mundo daqueles jovens. Atores queridos os público teen mostram que são talentosos.  Emma Watson, Logan Lerman e Ezra Miller entram em universos diferentes de seus personagens anteriores. Emma Watson era Hermione de Harry Potter, Logan Lerman era Percy Jackson e Ezra Miller o psicopata kevin de Precisamos Falar Sobre Kevin.

 
NOVEMBRO

Novembro foi um mês com uma enxurrada de bons filmes.

Vamos  Começar por Frankiewinnie a interessante animação de Tim Burton. Essa animação tem uma história interessante e mostra muitas referências e influências da carreira do cineasta. O primeiro filme em muitos anos sem a participação de Jonnhy Depp e Helena Bonhan Carter. E uma reconciliação entre Tim Burton e os Estúdios Disney. Frankiewinnie foi o motivo da demissão de Burton quando ele apresentou um curta metragem com atores. Agora é um longa em Stop Motion com todos os recursos tecnológicos disponíveis e uma linda história de amizade.


Marcados Para Morrer sem dúvida nenhuma o melhor filme policial do ano e um dos melhores que já vi. O filme mostra o dia a dia dos bons policiais que trabalham com dignidade e mostram suas vidas pessoais como de quaquer mortal comum. A Atuação de Jake Gyllenhall e Michael Peña são de aplaudir de pé. Eles trabalharam bem todas as nuances dos personagens que vai se desenrolando numa história contada por um bom roteiro e um bom diretor.


Argo é um dos melhores trabalhos da carreira de Ben Affleck. O filme conta a história real de um grupo de diplomatas presos no Iran durante um conflito e tem que ser resgatados po um agente do governo que prepara uma operação onde uma real equipe de filmagem topa o plano de resgatar o grupo com um filme que jamais será feito.

Histeria um filme que conta a história da transição da medicina feminina e da medicina sanitarista numa inglaterra que era evoluída para época e onde a higiene não era usada.

Amanhecer parte 2 o último filme da saga Crepúsculo fechou com chave de ouro somente pela brilhante saída do diretor em realizar uma batalha não descrita no livro e criar uma surpresa quase no final. Apesar do tom X-Men ficou divertido.

 As palavras  é um outro filme que fala das relações humanas e como as histórias passam de um para outro. Bela atuação de Jeromy Irons.

Curvas da Vida fala também de relações familiares, as dificuldades da idade avançada para realizar seus trabalhos habituais e as alternativas que encontramos na vida. Um bom elenco encabeçado por Clint Eastwood, Amy Addams, Justin Timberlake, John Goodman e Micheal Lilard. Destaque para as cenas das conversas entre os olheiros de baisebol sobre cinema. Diálogos divertidos! 

 Marcelo Yuka no Caminho das Setas o documentário mosttra a trajetória de vida do músico que sofreu com a violência urbana.

A Lenda dos Guardiões é um animação divertida que brinca com as lendas urbanas infantis.

O Homem da Máfia mostra um Brad Pitt  versátil como o protagonista. um filme violento, mas com senso estético. Destaque para a cena do atentado ao personagem de Ray Liotta, essa cena é uma das mais cinematográficas de todo filme.

 Jesse e Celeste Para Sempre é aquela história que já conhecemos, um casal que vive bem começa a ter problemas do nada e a mulher que se separar. Depois ela se arrepende e vai se desenrolando toda história nos encontros e desencontros de Jesse e Celeste.


DEZEMBRO

Dezembro fecha o ano com O Hobbit, As Aventuras de PI, O Impossível, A Negociação.

Peter Jackson trás de volta a história do anel em o Hobbit, Uma Incrível Jornada. Esse é o primeiro filme da segunda trilogia dos Senhor dos Anéis. Um Bom filme apesar de algumas cenas serem longas demais. Destaque para a cena do encontro entre Bilbo e Gollum.  

Em Aventuras de Pi , Ang Lee mostra que valeu a pena esperar 10 anos por esse filme. Um dos melhores e mais belos filmes do ano! O conto indiano mostra que pode conciliar uma boa história com um bom elenco e bons efeitos visuais.

Para mostrar que tudo é possível, o cineasta espanhol Juan Antônio bayona conta a história real da família que sobreviveu a trajédia do Tsuname na tailândia em 2004. O filme é tão real e impactante que em alguns momentos ficamos na dúvida se as cenas são reais ou apenas reconstituidas porque não conseguimos ver os efeitos. Belas interpretações de Naomi Watts, Tom Holland e Ewan McGregor. 

A Negociação é desses filmes que te prendem a atenção só pela expectativa do que vai acontecer. O tempo todo, o personagem de Richard Gere está por triz de perder tudo, de ser descoberto e a curiosidade em saber o que vai acontecer com ele já valem o ingresso. A trama é bem amarrada e além de Richard Gere, Susan Sarandon também tem sua importância na trama.


Os bons filmes de 2012 com certeza vão marcar o cinema com boas histórias e boas atuações. Isso sem falar em trilha sonoras e qualidade técnica. Com certeza alguns desses filmes poderão se tornar clássicos da década.

Como tudo tem dois lados, os filmes ruins também marcaram presença em 2012.

Aqui vai uma lista dos piores filmes de 2012. Preferi restringir em  oito filmes nacionais e dos quinze filmes estrangeiros (E.U.A / França) que entraram em cartaz nos cinemas esse ano. Não vamos ficar falando do que não deu certo e sim torcer para que filmes melhores possam vir em 2013. Apenas citos os nomes dos filmes.


Nacionais:


1.  E a Vida Continua 
2. Febre do Rato
3. Novela das oito
4. Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios
5. Billi Pig
6. Paraísos Artificiais
7. Totalmente Inocente
8. Era Uma Vez, Verônica



Estrangeiros:

1. A Saga Molusco (E.U.A)
2. O Monge (França)
2. Cada Um Tem a Gêmea que Merece (E.U.A)
3. A Toda Prova (E.U.A)
4. Motoqueiro Fantasma (E.U.A)
5. John Carter (E.U.A)
6. 12 Horas (E.U.A)
7.  Área Q (E.U.A / Brasil)
8.  O Corvo (E.U.A)
9.  Anjos da lei (E.U.A)
10.Paranorman (E.U.A)
11. Piratas Pirados (E.U.A)
12.Batman e o Cavaleiro das Trevas Ressurge (E.U.A)
13.Belami (E.U.A)
14.Cosmópolis (E.U.A)
15.Lawrence Anyway  (França)







 
 
 
 
 
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário