JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

36ª. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO



Cópia restaurada de Nosferatu 
na área externa do Auditório Ibirapuera


Exibição ao ar livre, na sexta-feira, 02 de novembro, às 20h00, terá acompanhamento da Orquestra Petrobras Sinfônica e do Coro Projeto X


 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo comemora o 90º aniversário de Nosferatu(1922), clássico mudo dirigido por F.W. Murnau, com projeção ao ar livre de cópia restaurada do filme na área externa do Auditório Ibirapuera. A exibição será acompanhada por trilha composta por Pierre Oser, maestro alemão que vem a São Paulo para reger a Orquestra Petrobras Sinfônica, com 50 músicos, e o Coro Projeto X, com 24 vozes, em execução ao vivo de sua partitura.

Apesar de não autorizada, Nosferatu é a primeira adaptação do romance Drácula, de Bram Stoker, para o cinema. Murnau ignorou a negativa da viúva do escritor irlandês, Florence, de lhe conceder os direitos da obra, alterou os nomes dos personagens e prosseguiu com o projeto do filme. Na história, o agente imobiliário Hutter viaja até os Cárpatos para visitar um novo cliente, o excêntrico Conde Orlok. Aos poucos, ele descobre que Orlok é um vampiro. Antes que Hutter o impeça, Orlok consegue se mudar para Winsborg, onde Hutter mora com sua esposa Ellen. O vampiro espalha praga e morte pelo povoado até Ellen notar que ele sente uma forte atração por ela. Ao contrário de outros vampiros, Orlok tem sombra – como se vê na cena incansavelmente reproduzida em que o conde sobe as escadas para possuir Ellen.


Sobre a cópia
A restauração da cópia que vai a São Paulo foi realizada entre 2005 e 2006 por Luciano Berriatúa para a Fundação Friedrich-Wilhelm-Murnau, com base uma cópia de 1922, com os intertítulos e coloração original. O processo de restauração digital possibilitou a manutenção dos intertítulos originais, o que os diferencia das versões anteriores do filme, nas quais estes foram refeitos. O cuidado a recuperação da obra ainda inclui a eliminação de riscos, rasgos e arranhões, assim como o balanceamento de luz e densidade, trabalho feito manualmente, quadro por quadro, imagem por imagem.





F.W. Murnau

Murnau foi um dos mais importantes cineastas do cinema mudo e do cinema expressionista alemão. Além de Nosferatu(1922), seus filmes mais conhecidos desse período são A Última Gargalhada (1924) e Fausto (1926, 23ª Mostra). Mudou-se para os Estados Unidos na segunda metade dos anos 1920, onde realizou filmes como Aurora (1927) e Tabu (1931, 31ª Mostra), codirigido por Robert Flaherty. Murnau morreu em decorrência de um acidente de carro em Los Angeles, em 1933.

PIERRE OSER, compositor e maestro convidado
É compositor, músico e maestro em Munique, na Alemanha. Formou-se na Jazz School Muniche estudou piano clássico em Mainz e Munique, dando continuidade a seus estudos no Richard Strauss ConservatoireMunich. Trabalhou no Schauspielhaus Wien(Teatro de Viena) e no Bayerische Staatsschauspiel München (Teatro do Estado da Bavária em Munique).

Compôs trilhas para a TV, peças radiofônicas e teatrais, e para o cinema. Criou novas partituras para clássicos como Michael (1924), de Carl Theodor Dreyer,Aurora(1927), de F. W. Murnau, e A Morte Cansada(1921), de Fritz Lang.

A música para Nosferatu apresentada durante a 36ª Mostra é a segunda versão de Pierre para o clássico – a primeira foi criada em 2000 –, e foi composta em 2012 em homenagem ao centenário da morte de BramStoker (1847 - 1912), autor de Drácula, romance no qual o filme foi inspirado. Essa será a segunda apresentação da trilha original no mundo, composta para coral, percussão e orquestra de cordas, que teve sua première em Jacarta, na Indonésia.




Orquestra Petrobras Sinfônica

Criada em 1972 pelo maestro Armando Prazeres e patrocinada há 25 anos pela Petrobras, a Orquestra Petrobras Sinfônica se caracteriza pela luta em prol da democratização do acesso à música clássica. Regida e dirigida pelo consagrado maestro Isaac Karabtchevsky, a orquestra é hoje formada por 80 instrumentistas, e é a única do país gerida pelos próprios músicos, seguindo o modelo da Filarmônica de Viena. Em seu currículo, reúne apresentações regulares em temporadas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Criou a série Metrônomo, na qual oferece concertos didáticos em escolas e projetos sociais.

NOSFERATU

Ficha Técnica:
1922 /PB/35mm / 94 min. / Ficção/Alemanha
Direção: F.W. Murnau
roteiro: Henrik Galeen
fotografia : Fritz Arno Wagner
música: Pierre Oser
elenco: Max Schreck, Gustav von Wangenheim, Greta Schröder
produtor :Enrico Dieckmann, Albin Grau
produção: Prana Film



NOSFERATU NO IBIRAPUERA
Sexta-feira, dia 2 de novembro, às 20h
Área externa do auditório do Ibirapuera
Entrada aberta e gratuita



Patrocinadores da 36ª Mostra

A 36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é realizada com o patrocínio da PETROBRAS pela LEI DE INCENTIVO À CULTURA do MINISTÉRIO DA CULTURA; o co patrocínio do BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES); o apoio institucional da PREFEITURA DE SÃO PAULO; os apoios daFAAP, ITAÚ e SESC; o apoio cultural da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO pelo PROAC – PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, SÃO PAULO TURISMO, SABESP e IMPRENSA OFICIAL; pela colaboração da editora COSAC NAIFY, do MASP – MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO, HOTEL TIVOLI, CHIVAS, AUDITÓRIO IBIRAPUERA, INGRESSO.COM e do CONDOMÍNIO CONJUNTO NACIONAL; pela promoção da FOLHA DE SÃO PAULO, TV CULTURA, GLOBO FILMES, CANAL BRASIL, BAND NEWS FM e RÁDIO BANDEIRANTES.


A 36ª Mostra é produzida pela ABMIC – 
Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema.










Nenhum comentário:

Postar um comentário